sábado, 12 de março de 2016

Orgulho

O orgulho é um substantivo masculino, cuja origem está no termo catalão “orgull”, que é próprio daquele que tem um conceito exagerado de si próprio. Aí também significa altivez, brio, pundonor e dignidade. É um sentimento de prazer, de satisfação exagerada de si, com o próprio valor ou a própria honra. Mas é também um sentimento egoísta, de admiração pelo próprio mérito, muitas vezes com excesso de amor-próprio, arrogância, soberba, manifesto por meio de bravatas.
O termo, dependendo do contexto ou do sentimento que representa, pode adquirir uma conotação positiva ou negativa. Pejorativo quando demonstra um sentimento excessivo de contentamento a respeito de si mesmo, revelando certo desprezo em relação aos outros. Quando o contentamento se refere à dignidade ou valor de outra pessoa, possui sentido positivo. Como todos têm um sentimento de brio, quando se confrontam com o fracasso ou humilhação, sentem feridos o seu orgulho.
Para muitos, a admissão do erro é algo impensável, principalmente se o erro vier acompanhado de uma repreensão. Como o orgulho sempre distorce a percepção realidade, a aparente perfeição e negação do erro reforçam o sentimento de orgulho. Se não nos apontam os erros, não temos chances de nos aperfeiçoarmos como humanos.
O orgulhoso, cheio de si, também não pede ajuda, mesmo reconhecendo secretamente sua deficiência, pois pensa que não deve revelar suas fraquezas e que não possui conhecimento suficiente para resolver simples problemas. Segue seu próprio método e jamais oferece momento para reparação de seus erros, fingindo não ter necessidade disso.
Alguns não respeitam a hierarquia e jamais se submetem, acreditando que tudo que são e o que fazem é fruto de sua própria sabedoria, inteligência e experiências. Agradecer um favor recebido? Para quê, se tudo é merecido? Não dependem de ninguém, talvez receando que outros possam fazer melhor ou de modo diferente e mais eficiente.
Ninguém é insubstituível quando se trata de peças de uma empresa, corporação, entidade social, política, beneficente ou que seja, e querer fazer tudo do jeito próprio, autovalorizando-se e não se dando oportunidade de aprender com os outros, achando-se pleno, que já sabe o suficiente representa a angústia eterna do orgulhoso, que mente para si e para os demais que está tudo bem e que é feliz ao seu modo.
Outros, de tão arrogantes, opinam sobre tudo e pensam que sua fala é sempre a última palavra sobre o assunto, detestando quando argumentos mais convincentes destroem suas convicções e a dureza de suas muralhas. Mas levar desaforo para casa? Jamais! E a guerra não acaba aí, é apenas uma batalha, pois sentimentos de desforra são arquitetados secretamente e, não raro, acompanhados de desmoralização do inimigo.
Num mundo competitivo, o orgulhoso pode até ter sucesso, porque é característica exigida por certas empresas. Ele jamais reconhecerá que possui um sério problema e nunca admitirá que esteja sendo apenas aproveitado pelo capitalista, bajulando-o, corrompendo-se e premeditando substituí-lo um dia.
O inverso de orgulho é a humildade, que não deve ser confundida com submissão, humilhação, incapacidade, pobreza ou servidão. Também não é aquela pregada por várias religiões com o escuso objetivo de escravizar pessoas a uma fé desprovida de conhecimento e apascentar e alienar o rebanho para explorá-lo convenientemente. Não somos gado!
Ser humilde é reconhecer o estágio de seu processo de humanização, ter noção do quanto é necessário adquirir sempre mais conhecimento, é ter sabedoria para utilizar tudo que nos é disposto de modo racional, eficiente, solidário, sem desperdício e amoroso. É reconhecer as falhas e ver nelas gratas oportunidades, tratar os semelhantes, a natureza e Deus com o devido respeito e ser feliz. A verdadeira felicidade é humilde e generosa e o verdadeiro humilde não se cansa de promovê-la, a despeito dos orgulhosos. 


21 comentários:

  1. Beleza de definição da humildade por aqui! Lindo te ler! abraços, ótimo domingo! chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Augusto
    Já vi muitos relacionamentos serem destruídos em nome do tal orgulho.
    É um sentimento vil e quem o valoriza menospreza aqueles a quem considera inferior. E estas pessoas com o orgulho exacerbado sabem como ninguém chicotear a autoestima do próximo que acaba se afastando cansado de sofrer humilhações. Um texto magnífico meu caro amigo
    Saudades de você, desse seu cantinho adorável
    Um mega abraço com meu carinho

    ResponderExcluir
  3. Bom dia de domingo Augusto vc abordou
    um bom assunto, vivemos diariamente com
    pessoas assim, é tão difícil vc dialogar
    com elas, estão sempre se impondo e querendo
    ficar nas alturas, graças a Deus eu não sou
    uma delas, sinto bem com minhas atitudes e procuro
    sempre ouvir e dialogar aprendi isso com minha
    experiência de vida.
    Abraços de sempre
    Rita!!

    ResponderExcluir
  4. Augusto, no mundo de hoje com toda essa tecnologia o individualismo e o orgulho dão o tom das conversas, infelizmente. Pensei tb nos nossos políticos, sempre tão cheios de si! Excelente texto como sempre. Abçs,

    ResponderExcluir
  5. um texto que emociona meu querido amigo.
    Já passei e ainda passo por aborrecimentos.
    A maior tristeza é ver e sentir até a onde um ser humano pode nos contagiar com falsidade ..
    Espero em Deus nunca mais passar por tudo que passei e nessa
    a gente fica magoado sem saber como seguir .
    Deus abençoe seu Domingo.
    Feliz estou com sua volta.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto!
    Obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  7. Olá caro Augusto,

    Definiu muito no bem neste texto o orgulho e a humildade, gostei muito de ler.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Augusto :)
    Gostei dessa aula sobre orgulho e humildade...
    O orgulhoso, às vezes acha que não pode haver
    nada no mundo que ele desconheça. Isso é tão irritante.
    Mas a pessoa humilde, possui uma grandiosidade que dispensa
    esforços.
    Beijos \o/

    ResponderExcluir
  9. Amigo professor Augusto, gostei de ler aqui as definições de orgulho e humildade.
    Existe de tudo na humanidade, tanto que, o psicopata engana tanto e tão bem que passa pelos dois estados de espírito,tanto o de humilde quanto o de orgulhoso!
    Aqui se aprende a diferença, gostei de ler!
    Agradeço o carinho lá no meu espaço!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  10. Buscando na NET sobre o tema respeito encontrei o seu espaço. Observei que algumas pessoas do meu círculo estão aqui como seguidoras.
    Em se tratando de orgulho, vivenciamos uma cultura em que ele, orgulho, é muito presente e assim vamos tendo péssimos exemplos para nossos descendentes.

    ResponderExcluir
  11. OI AUGUSTO!
    O ORGULHOSO APESAR DE MOSTRAR UMA APARÊNCIA DE SUPERIORIDADE, NA VERDADE É INFELIZ POIS ALICERÇA SEU VIVER NUMA POSTURA FALSA E ANTIPÁTICA, GERANDO ASSIM, EM TORNO DE SI, ENERGIAS RUINS. JÁ O HUMILDE DE CORAÇÃO CAPTA O QUE DE MELHOR HÁ, TORNANDO-SE UM ELO PARA SENTIMENTOS BONS E CONSTRUTIVOS.
    GOSTEI MUITO DE TEU TEXTO O QUE ERA DE SE ESPERAR DE UM PROFESSOR QUE MUITO DEVE TER OBSERVADO EM SUA VIVÊNCIA COMO TAL, PODENDO ASSIM, TECER COMENTÁRIOS TÃO PERFEITOS SOBRE ORGULHO E HUMILDADE.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. No orgulho, como em muitas coisas, tudo o que é de mais é erro...
    Excelente texto, gostei de ler.
    Uma PÁSCOA FELIZ, caro amigo Augusto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. A humildade é a essência do ser humano certo? ja o orgulho na minha visão tem dois lados o bom e o rui. o bom a pessoa é sente orgulho por ter feito algo de bem. já o ruim a pessoa é orgulhosa e só quer as coisas para ela.
    Wagner 3H 28

    ResponderExcluir
  14. um bom texto professor!
    o orgulho realmente nos destrói e a humildade é a chave para todas as portas
    Marvin Aiello 3ºH Nº20

    ResponderExcluir
  15. "Para muitos, a admissão do erro é algo impensável" Todo orgulhoso acha que é superior as outras pessoa, mas o orgulhoso que pensa saberá que estará errado e irá admitir seu erro de cabeça erguida.

    GUILHERME SILVA RODRIGUES Nº11 3ºG

    ResponderExcluir
  16. bom, eu pensei que eu fosse orgulhosa,mas acabo de ver que eu não sabia muito bem o significado da palavra orgulho.. não sou assim,pois é triste uma pessoa se achar superior a outras pessoas.. não admitir seus próprios erros, não aceitar e nem pedir ajuda quando precisa isso é triste..O dinheiro faz homens ricos,o conhecimento faz homens sábios,e a humildade faz grandes homens... Parabéns professor belo texto!PAMELA 3° TA

    ResponderExcluir
  17. A humildade é a essência do ser humano certo? ja o orgulho na minha visão tem dois lados o bom e o rui. o bom a pessoa é sente orgulho por ter feito algo de bem. já o ruim a pessoa é orgulhosa e só quer as coisas para ela.
    Bianca N°03 3ºB

    ResponderExcluir
  18. O orgulho destrói a vida do ser humano, com orgulho voce não chega eml ugar nenhum, deve se manter a humildade.
    Luan Carlos 3A numero 16

    ResponderExcluir
  19. Tambem me achava orgulhoso ate ler isso, "o orgulhoso pode ate ter sucesso" realmente algumas empresas exigem isso, mas de nada adianta o dinheiro se você nao tiver amigos para compartilhar suas felicidades e prosperidades, uma pessoa sem amigos não é ninguém ... Humildade é a chave para tudo !
    Jean Victor Gomes Marques 3°c n°11

    ResponderExcluir
  20. O orgulho é uma coisa que muitas pessoas praticam sem saber o quanto ele é ruim.É como se houvesse em um certo ponto a superioridade,que é também uma das piores coisas que podem acontecer a um ser humano.Devemos raciocinar que somos todos iguais e não uns melhores que os outros,que devemos aceitar as críticas e opiniões,ter uma mente aberta para novas informações e conhecimentos;e que acima de tudo,precisamos ser cada vez mais humildes.
    Larissa N°15 3°B

    ResponderExcluir
  21. Ter orgulho é ser uma pessoa exagerada com princípios satisfatórios para si próprio, mas as pessoas fazem um uso inadequado dele, pois ele tem uma certa positividade. Um exemplo disso é expor apenas sua opinião sem ofender de certa forma o próximo; colocando em prática a humildade, que é essencial para o ser humano.
    MARIA SORAIA 3 ANO B N° 17

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.