domingo, 1 de fevereiro de 2015

Puma Punco

No ano de 1.986, estive num dos sítios arqueológicos mais impressionantes da Bolívia, Puma Punco, parte de um gigantesco complexo de templos na região de Tiwanaku. Os estudiosos do mundo todo afirmam que a civilização que o construiu foi precursora do império Inca e que surgiu como uma grande área de atividade econômica, religiosa e política próxima ao lago Titicaca. O nome significa “a porta do puma”, em aymara.


À primeira vista é impossível imaginar como todo aquele complexo foi construído por um povo que não tinha tecnologia essencial, como a roda e a forja de metais resistentes. Os cortes nas pedras são precisos, os ângulos são retos e os blocos parecem cortados em série com equipamentos elétricos.


O material usado foi o arenito vermelho e o andesito. O primeiro é macio e fácil de ser moldado, já o andesito, que é mais duro, também pode ser trabalhado com o uso de outras pedras ainda mais resistentes. As pedras, em média com 130 toneladas, foram extraídas da margem oeste do lago Titicaca, cerca de 92 km dali.


Os construtores do complexo abusaram de formas geométricas e superfícies polidas, o que dá a impressão não ter sido feito por um povo não civilizado. Entretanto, cientistas afirmam que eles utilizavam métodos bastante simples para isso, observando a forma de pedras inacabadas, que demonstram os métodos, mesmo que certos detalhes só poderiam ter sido feitos com tecnologia avançada, como a de máquinas elétricas.


A tradição inca afirma que não foram eles os construtores daquela cidade e que ela teria surgido da ação dos deuses de um dia para outro. Foi daí que surgiram as teorias sobre o envolvimento de alienígenas, já que a região possui inúmeros relatos de avistamentos de objetos voadores não identificados. Essas teorias se sustentam até certo ponto quando são relacionadas às imagens aéreas do deserto de Nazca, onde estive também.


A "teoria dos antigos deuses astronautas" afirma que os construtores tiveram contato com seres alienígenas inteligentes, que os teriam auxiliado e ensinado técnicas, como a do corte, escultura, polimento, levitação, perfeitos encaixes etc., que hoje teriam se perdido devido a esse povo ser ágrafo. Por esta teoria, o sítio teria perto de 15 mil anos a.C., mas datações recentes por métodos científicos com testes de carbono apontam que ele foi erguido entre 300 d.C. e 600 d.C.


Só posso afirmar que tudo aquilo me fez perder vários dias de sono tranquilo e ficar maravilhado com a capacidade com que homens do passado, com pouca tecnologia, tenham realizado uma obra tão monumental e ainda ficar desconfiado se tiveram mesmo contatos com seres de outra dimensão do Universo. Ainda não tenho resposta e não assumi alguma teoria, já que todas possuem suas razões e são convincentes em muitos pontos. Cada um crê naquilo que quer e precisa crer, não é?

17 comentários:

  1. Oi Augusto
    Ainda dizem que somos inteligentes e eles o que eram? Estudei muito sobre isso.
    Obrigada pelo carinho
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  2. Oi Augusto, tudo bem?!
    Saudade \o/
    Minhas férias foram ótimas e durante a semana
    volto com as postagens.
    Achei impressionante e misterioso este sítio arqueológico...
    Até para os pesquisadores, as ruinas de Puma Punco são um enigma,
    imagine pra mim...Que lugar interessante pra visitar!
    Bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Que interessante ,Augusto e realmente encanta ver a capacidade dos homens quando querem!! abraços,chica

    ResponderExcluir
  4. Olá Augusto,

    Um passeio muito interessante e motivador para os curiosos de civilizações antigas e ufologia. Li que essa ruína é um dos maiores enigmas da América do Sul. Há coisas e fatos surpreendentes e que fogem, a princípio, à compreensão humana. Parece ser o caso da construção desse enigmático complexo.

    Obrigada pelo carinho da visita.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Augusto,

    Que show de informação essa postagem. Instigante imaginar a capacidade doutros povos, doutros tempos em realizar proezas tão curiosas a partir da rocha.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite Augusto.
    Amigo devagar tentando visitar esta um pouco complicado,
    mas com certeza na vida tudo passa.
    Desejo a você uma semana feliz e abençoada.
    Abraços..
    Evanir.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, uma experiência maravilhosa e inesquecível...

    Abçs

    ResponderExcluir
  8. Que lugar incrível depois de todas essas informações espero poder conferir tudo ao vivo e a cores um dia.
    Sensacional!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa me apaixonei só de olhar para essas
    imagens quem sabe um dia eu vou.......vale a
    pena ah se vale parabéns um post luxuoso

    Bjusss meus

    Rita!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Augusto!
    Fiquei muito feliz de receber sua visita em meu blog.
    Muito bom te receber.
    Adoro esses assuntos e não perco a programação do History Channel, que os aborda com a seriedade merecida.
    Que privilégio você teve de conhecer Puma Punco!
    Excelente postagem!
    abração com carinho

    ResponderExcluir
  11. Gostei do seu texto e das imagens realmente é impressionante como os antigos conseguiram fazer essas coisas !!!
    Nome: Amanda
    Número: 02 1B

    ResponderExcluir
  12. Olá Augusto....
    Gostei muito do seu..blog,achei interessante o assunto abordado sobre "Antropologia",sobre os lugares que você visitou,e me impressionei com o sítio arqueológico da Bolívia,Puma Punco.

    Nome:Sabrina n:29 1 ano B

    ResponderExcluir
  13. Olá Augusto.
    Gostei do tema "Antropologia" ,pois aborda fatos históricos e ao mesmo tempo real,no que diz á respeito "Os estudiosos do mundo todo afirmam que a civilização que o construiu foi precursora do império Inca" achei interessante isso... Pois foram materiais construidos facilmente naquela época.

    Nome:Vinicius N:32 1 ano B

    ResponderExcluir
  14. olá augusto.
    achei muito interessante esse texto e principalmente gostei de saber que naquela época com pouca tecnologia eles conseguiram erguer um império desses e que ainda estiveram em contato com alienígenas achei isso diferente e também na sabia.
    n 16 1*c

    ResponderExcluir
  15. Otimo texto muito bacana aborta um tema tanto quanto polemico que gera inúmeras teorias umas um tanto quanto loucas outras ate que fazem sentido eu acredito que esse império não foi erguido apenas por mãos humanas creio que tiveram ajudas de muito alem de onde podemos ver ...Gilbert Kaue 3ºG Nº10

    ResponderExcluir
  16. Esses sitios arqueologicos sao realmente surpreendentes, toda tecnologia aplicada ainda naquele tempo é incrivel!
    Marvin Aiello Nº20 3ºH

    ResponderExcluir
  17. as imagens convidam os leitores a vontade de pesquisar e saber mais sobre antropologia ! são fatos históricos e reais . achei muito interessante ! Alexandre n1 3g

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.