quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Humilhação solidária

A humilhação surge de um desejo do ser humano de se sentir superior rebaixando outros indivíduos e tem origem na desigualdade, porque em muitas ocasiões uma pessoa é humilhada porque é diferente. Por exemplo, uma desigualdade econômica pode originar uma humilhação para pessoas pobres. Outros exemplos se dão entre homens e mulheres, adultos e crianças, indivíduos de regiões diferentes, características físicas como o tom da pele, altura, sotaque e particularidades, como o tamanho das orelhas, do nariz, dos dentes, magreza ou obesidade, cabelos etc.
A humilhação pode ocorrer em vários contextos, sendo que a mais comum é a humilhação social, quando a sociedade rebaixa pessoas que são consideradas socialmente inferiores. Outro tipo de humilhação ocorre quando pessoas na velhice são discriminadas, humilhadas e excluídas.
No ambiente de trabalho, acontecem muitas vezes situações de humilhação. Neste caso, um determinado trabalhador é colocado em uma situação vexatória, sendo rebaixado por algum motivo. Esse tipo de atitude é descrito como assédio moral, e quando a humilhação é provada em um tribunal, a vítima pode ter direito a receber uma indenização por danos morais.
No âmbito escolar, o bullying consiste no ato de humilhar um indivíduo ou grupo através de agressões físicas ou verbais. Os humilhadores se aproveitam de um valentão (touro) para impor suas vontades e diminuir os perseguidos.
A humilhação repetitiva e prolongada tornou-se prática costumeira no interior das empresas e escolas, onde predomina o menosprezo e indiferença pelo sofrimento alheio, constituindo um risco invisível, porém concreto nas relações de trabalho ou escolar, afetando, muitas vezes, a saúde dos trabalhadores e dos alunos, revelando uma das formas mais poderosa de violência sutil nas relações organizacionais, sendo mais frequente com as mulheres, negros, analfabetos, de outras etnias (japoneses e índios), idosos e adoecidos. Sua reposição se realiza ’invisivelmente’ nas práticas perversas e arrogantes das relações autoritárias na empresa, escola, presídio, família e sociedade.
Muitas vezes a humilhação imposta revela o preconceito e a xenofobia por meio de comentários e piadas de cunho racista, homofóbico, étnico, cultural, chauvinista etc. Também nas frases, tidas como verdadeiras pelo senso-comum, tais como: “cabelo crespo é como bandido: ou está preso ou está armado”; “as loiras são burras”; “negro não é inteligente”; “índio é preguiçoso”; “baiano já nasce cansado”; “mineiro é caipira”; “corintiano é bandido” e uma infinidade de outras do gênero.

Fora o “politicamente correto” dos estadunidenses que não discriminam e nem contam piadas de caráter racista porque estes atos são proibidos por lei. Urge que as pessoas se humanizem e partam para agir corretamente, não porque a lei assim o exige, mas porque é o correto e o justo a se fazer. Fora a solidariedade pseudo-cristã, fictícia e mística, baseada na lógica de mercado para com Deus. Fora a solidariedade jurídica, fictícia e obrigatória. Que venha a solidariedade dos humanos evoluídos, que têm claros os devidos comportamentos, justos e dignos para todos os indivíduos de uma sociedade e para com a natureza.


17 comentários:

  1. Meu amigo Augusto, excelente texto, "...Que venha a solidariedade dos humanos evoluídos,...", é isso, só com a grandeza da alma se pode viver sem discriminar e humilhar!
    Abraços apertados, não há mais o que dizer, dissestes tudo nesse maravilhoso texto!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com todos os tipos de humilhação apontados, embora considere que os "estadunidenses" têm ainda uma sociedade vergonhosamente racista para que sintam necessidade de fazer piadas sobre os negros. Os negros são pura e simplesmente ignorados, claro que variando muito de Estado para Estado...
    No entanto, como diria um dos meus escritores preferidos, Vergílio Ferreira; "Só há humilhação se se aceita a escala de valores que os outros nos impõem", porque a humilhação é o que sujeito pode ou não sentir, em relação ao que pode ser discriminação, desprezo, rejeição...de acordo com isso ele terá capacidade para se sentir ou não sentir humilhado.
    Gostei muito do teu texto reflexivo. Muito mesmo.
    xx

    ResponderExcluir
  3. Oi Augusto,
    Texto preciso e importante. Gostei muito.
    Desde sempre as pessoas sofrem humilhações,
    tem gente que adora expor o ser humano ao ridículo e desmerecê-lo,
    seria tão bom se as pessoas fossem tratadas com respeito e dignidade...
    O segredo sem dúvida, é humanizar-se...este é o remédio mais eficaz.

    P.S.: Fiquei feliz por ter ganho seu livro no sorteio que a Rita fez!
    Ainda não chegou, mas estou curiosa para ler 'Um dia de domingo'.
    Sim, estou mais conformada com a morte da minha irmã.
    Tem apenas 17 dias, mas a dor da perda já tem diminuído,
    mas a saudade será eterna...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá Augusto,
    Um texto riquíssimo esse, de uma complexidade perfeita com uma linguagem que nos leva a reflexão rapidamente, parabéns pela composição.
    Eu acredito que a humanidade está perdendo a sensibilidade diante dos avanços tecnológicos que deveria ajudar no crescimento do conhecimento , capacitação e divertimento passando a ser armas para atingir sem piedade qualquer um que se atreva a não compartilhar da epidemia de ser popular, famoso ou apenas ter curtidas imbecis que não servem pra nada, esses são os humanos evoluídos que humilham e desprezam sentimentos, dores e sofrimentos alheios, lamentável!!!
    Bom amigo aproveito para agradecer sua presença e comentário no ateliê e peço desculpas por não publicar o passo-a-passo dos meus trabalhos , é que minha proposta inicial era ser apenas uma vitrine de minhas artes eu nunca imaginei ficar tanto tempo com o blog mas a paixão foi crescendo, a arte virou profissão e hoje me falta tempo.
    Agradeço imensamente sua atenção.
    Estarei aqui mais vezes.
    Um grande abraço.
    Joelma

    ResponderExcluir
  5. Um texto verdadeiro,

    Infelizmente " humilhações" e preconceitos existirão em todas as gerações ...

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Um belo texto meu mano, e como vemos
    pessoas ser humilhadas, vc sabe como é difícil
    ver elas passar por isso....mas o Ser HUMANO É TERRIVÉL
    é LAMENTÁVEL VER CERTAS SITUAÇÕES

    Bjuss com carinho


    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  7. Um belo texto onde você fala da humilhação com o ser humano.
    Existe tanta humilhação , racismo , preconceito de todo tipo.
    Já presenciei muitas vezes desrespeito ao idoso.
    O famoso idoso que nos dias de hoje é escravo dos futuros idosos de amanhã.
    Amigo só vejo pouca corrida atrás dos desmando quando vão protestar
    fazer guerra é uma juventude sem educação.
    A culpa é das leis mal impostas nesse BRASIL QUE ME ORGULHO TANTO.
    Um abraço feliz final de semana.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  8. OI AUGUSTO!
    TEU TEXTO, FAZ COM QUE REFLITAMOS, POIS, PARA CHEGARMOS AO PATAMAR DE" HUMANOS EVOLUÍDOS", PRECISARÍAMOS DE UMA MAIOR CONVIVÊNCIA O QUE A MEU VER, ESTÁ ACONTECENDO EXATAMENTE O CONTRÁRIO, CADA VEZ AS PESSOAS SE FALAM MENOS, SE ENCLAUSURAM EM SUAS CASAS, O QUE RESULTA EM ABSOLUTA FALTA DE CONDIÇÕES PARA UM MAIOR ENTENDIMENTO.
    MUITO BOM TEU TEXTO AMIGO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Augusto, me sentir honrada com sua visita, ffiquei super feliz por ter dedicado um pouquinho do seu tempo lendo meus humildes escritos...Obrigada.

    Li atentamente seu texto e concordo em tudo, sendo eu uma nordestina conheço bem isso, não q eu já tenha sofrida algum tipo de humilhação ou pre-conceito por isso, mas; conheço muitos casos, por exemplo na tv...sempre estão mostrando só o que tem de pior no nordeste, como se pobreza fosse exclusividade dos nordestinos,mas, iremos carregar esse titulo parece q, pra sempre. Se vc pesquisar na net verá do que eu falo, pra alguns nem somos gente, parte é culpa da mídia e o resto da culpa é dos políticos que exploram os menos favorecidos seja economicamente ou intelectualmente. mas só os babacas se acham melhor do que os outros, em todos os sentidos.

    bjos e bom fds!

    ResponderExcluir
  10. Augusto fiquei muito contente com a sua visita ao meu blog, muito conta para mim sua opinião, sabe amigo, eu gostei muito de tua crônica, mas é tão triste as pessoas só tratarem os outros bem por estarem sendo forçadas, bem melhor que magoar os outros. Isto para mim é hipocrisia pura, quando a humanidade irá merecer o nome QUE TEM, seres humanos tão desumanos, tardando a evolução, atraindo sofrimento para todo o planeta, abraços Luconi

    ResponderExcluir
  11. Principalmente na criança uma humilhação pode marcar para o resto da vida,com prejuizos até na personalidade...acho cruel e sou contra totalmente qualquer tipo de humilhação,mesmo com animais. Um texto perfeito,maravilhoso! Quero agradecer,Augusto por ter me concedido a entrevista. Temos 510 visualizações de página até agora. Obrigada,as pessoas adoraram e eu tb! Abraços e boa semana,

    ResponderExcluir
  12. Passei por aqui e, sinceramente, aprecei tudo o que vi e li; confesso que fui atraído por seus belos textos, tanto que já estou seguindo. Dê-me a honra e vá me visitar; espero você por lá.
    Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  13. Já senti muito na pela a descriminação por ser gorda. Acho isso lamentável, já chorei muito e hoje tenho pena de pessoas assim. Falam muito em redes sociais e pregam coisas que não sentem, pois na primeira oportunidade que tem mostram a cara do preconceito.
    Fazer o que...tristes homens e pobres seres humanos!!!
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  14. Olá Augusto! Vim reler seu excelente texto e dizer que hoje tem um texto seu em meu blog tb. Caso queira ver como ficou deixo o link:

    http://recantodosautores.blogspot.com.br/2014/09/o-vento-e-o-tempo.html

    Obrigada! bjs,

    ResponderExcluir
  15. Belo texto você disse tudo que acontece e não é de hoje que existe o tal do preconceito, humilhação que só pessoas desalmadas que pensam que são perfeitas, que não iram chegar a velhice ou ate mesmo pela cor diferente da dela acha que tem o direito de atingir com palavras ou agredir fisicamente outra pessoa, só posso sentir pena de pessoas assim porque no fundo não são felizes precisam humilhar outra pessoa pra se sentir bem. Stéfani 1C Nº33

    ResponderExcluir
  16. Todos estamos sujeito a sofrer humilhação, infelizmente o mundo é assim ,muitos que sofrem ficam coagidos e sempre na defensiva com medo de acontecer de novo..Preconceito consciente é o pior . Mas é o mundo de hoje em dia.

    Elen cristina N8 3b

    ResponderExcluir
  17. Existe muitas formas de se humilhar alguém: Tanto pela cor, aparência, opção sexual, e pela forma na qual você expressa sua opinião.
    Muitas pessoas pensam que são melhores que as outras, mas não compreendem que todo mundo é igual, e que ninguém tem o direito de julgar ninguém !

    Tamires Marcele n°26 3°B

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.