quinta-feira, 3 de abril de 2014

Horóscopo e Alienação

A ouvinte perguntou quais os dias mais propícios para procurar um emprego e para encontrar um namorado. Citou o seu signo, o local e o horário de seu nascimento. Do outro lado, um radialista, com pose de orador sisudo e de cientista brilhante, simulou fazer uma rápida pesquisa e decretou os dias tão aguardados pela desesperada consulente. Dessa forma, o pseudo-sábio determinou o quê ela deveria fazer, como e quando, baseado em hipóteses e cálculos que não se sustentam racional e cientificamente.
Ela ficou satisfeita e confiante, agradeceu cordialmente e desligou o telefone. Provavelmente seguirá à risca as orientações daquele profeta do absurdo, que pratica, mantém e perpetua uma forma milenar de alienação: a idolatria. Neste tipo de alienação, a pessoa transfere o poder que possui em determinar o seu destino a objetos que trazem sorte ou a mancias (em grego – adivinhação), como o I ching, quiromancia, leitura de búzios, tarô, entranhas de animais e outros, crendo na possibilidade de alguns de antever o futuro e salvaguardar as pessoas das mazelas vindouras e conduzi-las ao sucesso, principalmente no amor e no trabalho.
Uma das características mais marcantes da humanidade é sua diversidade, tanto na genética, aparência, personalidade, habilidade, especificidade, inteligência, racionalidade, como na capacidade de adaptação, transformação da realidade e produção de seus meios materiais de existência. Isto significa que cada pessoa humana possui uma caracterização única, particular e intransferível. Também que cada ser é uno, indivisível, daí ser um indivíduo.
A tentativa de reduzir a humanidade em apenas doze categorias de pessoas, como pretende o horóscopo comum, tão arraigado numa cultura que insiste em ser conservadora, fútil e alienante, obtém algum sucesso na medida em que as pessoas admitem possuir as características atribuídas a cada signo e pautar sua conduta e escolhas de acordo com suas orientações, transferindo, assim, a capacidade de optar e anulando passivamente sua individualidade e vontade. É como se a humanidade se restringisse a doze espécies de rebanhos: os cancerianos são assim, os taurinos são assados e os leoninos são assim e assados etc. e tal.
Como a maioria acredita que os astros, deuses disso e daquilo, objetos, figuras, gravuras, sons (mantras) e outros podem mesmo preestabelecer as características individuais e determinar o futuro das pessoas, então se submete irracionalmente aos espertalhões que se aproveitam dessa ingenuidade tacanha para se locupletarem. Triste para uma espécie que se pretende a mais evoluída, que é capaz de produzir tecnologia, de desvendar os mistérios naturais e os psicológicos, de elucubrar e criar arte nos mais diversos sentidos, e catastrófico porque ainda é incapaz de evidenciar e respeitar a diversidade, valorizando o que há de melhor na individualidade.
- Mas, só uma olhadinha não faz mal!
- Faz mal sim, e muito!


Ter conhecimento é muito bom, mas ter sabedoria é muito melhor!

27 comentários:

  1. Amigo Augusto, amei ler aqui, concordo plenamente, jamais me guiei por horóscopos ou premonições de sorte, coisas assim, nada e nem ninguém pode saber o dia de amanhã, tanto que Jesus disse " Cada dia basta aos seus problemas", mais ou menos assim, hoje é hoje, nossa atitude hoje é que mudará o amanhã, não sou religiosa, nem tenho nada contra religiões, mas tenho uma imensa fé na Vida, nas boas energias emanadas quando estamos em linda sintonia com o Altíssimo!
    Amigo querido, obrigada pelo seu carinho sempre, lá no meu espaço, fico sempre muito feliz com isso, sua amizade é linda e gratificante!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  2. Oi Augusto \o/
    Não tenho as características atribuídas ao meu signo. Nunca tive.
    E já faz anos que não não leio previsões diárias.
    Mas quando adolescente, nem sei explicar o motivo mas já caí na asneira de comprar sucessivas revistas de horóscopos, e até mapa astral já fiz!
    Aí eu cresci, comecei a amadurecer e caí na real...
    Cheguei a conclusão que esse tipo de coisa, nunca me acrescentou nada.
    É só perda de tempo!
    Sou eu quem exerço poder sob minha própria vida.
    Sobre esse assunto, conheço o suficiente para afirmar que não há o que se esperar dessa pseudociência que mais erra do que acerta!
    Mas existem muitos adeptos dessa prática e eu respeito, porque 'cada pessoa pensa como pode'.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá querido Augusto,

    Acho interessante esses meios que tentar decifrar o ser humano, nao tenho nada contra. Apesar de nao consultar os astros para tomar minhas decisoes, confesso que gosto de tarô...

    Obrigada pelo comentário carinhoso!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Augusto:
    Você tocou num ponto fundamental da existência humana = RESPONSABILIDADE.
    Ao transferir para alguém, (Seja para os astros, para imagens, etc.) qualquer decisão, quem assim o faz, se coloca numa atitude passiva.
    E sendo assim, fica fácil acreditar que se der errado, não tem responsabilidade nenhuma e por isso não precisa carregar culpas, nem arcar com as consequências.
    Ledo engano!!!
    Somos os únicos responsáveis por nossos atos e destino.
    Além de sabedoria, é preciso maturidade pra compreender isso e aceitar que a RESPONSABILIDADE pela vida (boa ou ruim) é exclusiva de cada ser humano.
    Bjs.:
    Sil
    P.S. Esse post também vai parar direto na próxima Sinopse Semanal, ok.

    ResponderExcluir
  5. Particularmente eu não acredito em horóscopo, ou qualquer amuleto que traga sorte.
    Mas como bem disse no texto acima, muitas pessoas pautam suas escolhas de vida em cima disso, respeito e jamais discutiria sobre este assunto.
    Já consultei tarô, búzios nunca gostei. Hoje não faria mais, creio que nossa vida é dirigida e guiada por Deus com algumas escolhas pessoais.

    ResponderExcluir
  6. Já li muitas vezes meu horoscopo mas
    confesso que nunca deu certo o que eu
    queria , uma vez apenas, já fui em cartomantes
    já me embrenhei por esses meios algum tempo
    atrás, hj nem penso nessas coisas, acho que nosso
    caminho é nós mesmo que traçamos, se for pro bem
    ele segue em paz se for pro mal , só mal nos trará
    Mas dar uma olhadinha ah isso muita gente olha
    Eu tbém por curiosidade rsrsr
    Bom final de semana

    ____Rita!!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Augusto! Concordo plenamente com cada palavra desse texto. Assumir responsabilidades sobre atos e atitudes, encarar que somos os únicos responsáveis pela nossa trajetória de vida é o que dificulta a vida de muitas pessoas, ficando assim mais fácil atribuir os erros a isso ou aquilo a qual fomos atrás por curiosidade ou até mesmo por ignorância...Acredito que devemos fazer a nossa parte consciente e com a direção de Deus.
    Abraços carinhosos e tenha um abençoado e feliz final de semana.
    Marilene

    ResponderExcluir
  8. Muito legal teu texto e realmente não há por que deixar nos guiar pelos horóscopos...A vida não acontece dessa forma! abraços,chica( estás na Silvana, sinopse da semana!)

    ResponderExcluir
  9. Multiplicador, felicidades!

    A vida daquele blog depende de você, não deixe que mais um blog morra!

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2014/04/multiplicadora-nao-deixe-que-mais-um.html

    Irivan Rodrigues

    ResponderExcluir
  10. Olá Augusto,

    Muito bem dito. Não ria, mas quando adolescente eu lia horóscopo e não perdia uma oportunidade de deixar alguém ler cartas para mim. Até búzios já eu testei-rsrs. Depois, já com maior conhecimento, fui percebendo a falta de sentido de tudo isso. Como pode um horóscopo traçar linhas idênticas para tantas pessoas de um mesmo signo? Eu e meu marido, por exemplo, somos de peixes e completamente diferentes. Nem se diga que o tal decanato é fator influenciável, pois no nosso caso isso não acontece. Se fosse possível alguém prever o futuro não haveria tantos dissabores no mundo. E que graça haveria em se conhecer por antecipação os acontecimentos futuros ou resultados de nossas escolhas na vida? Afinal, não precisamos vivenciar os acontecimentos bons ou ruins para com eles aprender?
    Não se deve valer da boa-fé ou da ignorância alheia para ganhar dinheiro fácil e de maneira irresponsável. Muitos, em momentos de fragilidade, recorrem a tais artifícios e é lamentável que sejam tão maldosamente enganados.
    Na verdade, as pessoas gostam de ser enganadas, por isso ainda existe tanto charlatanismo por aí. É preciso desenvolver nosso senso crítico, o que exige educação, reflexão e conhecimento. Falo apenas por mim e segundo minhas atuais convicções. Não ouso polemizar sobre a questão, pois há os que defendem pontos de vista diferentes, os quais eu repeito.

    Ótima tarde de domingo e excelente semana.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde amigo Augusto

    Hoje estou passando para avisar que o blog “gracita” foi excluído por um capricho da tecnologia. E como a Fênix estou renascendo... Uma nova casa virtual já foi criada. E eu espero contar com a tua amável companhia. Que os laços de amizade que estreitamos nos dois anos de convivência no “gracitamensagens” se estenda à minha nova casa, “Momentos de Amor e Poesia” Acesse para conhecer... ” Momentos de Amor e Poesia”
    Que o teu dia tenha o doce aroma das pétalas de rosas.
    Que o Criador derrame sobre você pétalas de amor
    para que o seu dia seja iluminado.
    Com carinho deixo um beijo perfumado pra ti.
    Gracita

    ResponderExcluir
  12. Olá Augusto, venho lá do blog da Silvana! Li seu texto, ou melhor, parte dele e resolvi vir conferir na íntegra. Concordo! Tenho minhas crenças sim, mas em horóscopo definitivamente não, apesar de que tenho muitas características atribuídas ao signo de gêmeos. Coincidência? Bem provável!
    Abraço,
    Denise - dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Puxa Augusto que bacana! Se ja havia gostado de seu blog, agora tenho mais motivos para voltar, tambem sou uma defensora ferrenha da fauna e flora. Desculpe, mas meu teclado enlouqueceu, de repente nao consigo mais usar acenta;'ao grafica!
    Abra;o,
    Denise

    ResponderExcluir
  14. Olá conheci seu blog através do Educadores e Multiplicadores
    Suas postagens são interessantes e esclarecedoras, e de um modo geral irá produzir frutos.
    Continue nesta missão, de espalhar o conhecimento.

    Deixo um mimo para você.

    Uma chuva de bençãos desça sobre sua casa!
      
    _..._ ..._(... (  ...).._
      (_....__..._) _(.. (  ...)
      / (_...._) (_...._..._)\
     // / / / / | \ \ \ \
     / / / / | \ \  \
    / /  /  /  | \  \  \
    ♥ ♥    ♥  ♥ ♥   ♥    ♥ 
    ♥ ♥   ♥   ♥    ♥ ♥ ♥   ♥
    ♥   ♥   ♥  ♥   ♥ ♥
     ´´´, •♥♪♥♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•
    ´´´¢/Λ\♥♪♥♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥•♥♪♥•
    ´´¢/.... \♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥•♥*
    ´¢/๑۩ ๑.\♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•♥*
    ¢/๑۩۞۩.\´♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥*
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•|||||
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★★★★★★★★|||
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★★★★★★★★|||
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓ ★★★★★★★★★★★★|||
    ¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    APDSJC!
    ***Lucy***

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite:
    Fruto do Espírito

    Minha Fan Page

    ─╔╗╦╔╗╔╗──╦╗╔═──╗╔╔╗╦╔╦╗╔╗─
    ─╚╗║║╦║║──║║╠═──║║║║║─║─╠╣─
    ─╚╝╩╚╝╚╝──╩╝╚═──╚╝╚╝╚═╚─╝╩─

    P.S. Convido a conhecer o blog do irmão JC.
    Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
    Acesse e confira:
    Discípulo de Cristo

    ResponderExcluir
  15. Sem discordar de sua opinião conheço vários estudiosos sobre o assunto. Mas não aquela astrologia diária, de revistas e jornais, mas na astrologia científica que conclui como a divisão em 12 signos. Eu acredito nessa astrologia mas não sou fanática e nunca fui. Meu signo bate com o que descrevem, mas acredito muito mais no caráter da pessoa. Pode ser mau caráter e viver dentro de ambiente bom que vai continuar sendo mau caráter. Pode ser bom caráter e viver num péssimo ambiente que vai se afastar com o tempo e continuar sendo um bom caráter. Nada a ver com o signo.
    Um excelente texto pra quem tem dúvidas se deve seguir ou não as previsões diárias.
    Boa semana!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Muito legal! obrigado por visitar o Arte de Educar, uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  17. Augusto,tb não acredito nessas previsões diarias que em nada nos acrescentam! Um texto excelente! Abraços e boa semana,

    ResponderExcluir
  18. Gostei do seu texto, eu sei que a grande maioria utiliza dons para ganhar a vida de forma desonesta, iludindo as pessoas, fazem efeito? Ora se você acredita você cria energia positiva realizadora e esta energia vai atuar, sabe quando falamos que o universo conspira conosco? è tudo a energia que nós emanamos, não acredito em horóscopo, quando ao Tarot ele foi criado na antiguidade pelos mestres egipcios, que nestas cartas marcaram o que eles acreditavam no que se refere a espiritualidade, uma vez que, eles sabiam que iriam ser invadidos e os seus ensinamentos destruídos, já em um jogo de cartas ninguém prestou atenção. O verdadeiro tarot é instrução para melhoria espiritual, para encontrar-se o equilibrio, mas ninguém vê desta forma, pena, eles tiveram tanto trabalho, parabéns pela postagem, abraços Luconi

    ResponderExcluir
  19. Olá, Augusto.Eu não acredito em horóscopo,mas respeito a opinião de cada um.
    Obrigada pelo carinho de sua visita.
    Tenha uma ótima terça feira.
    Um abraço.
    Valdete Cantu.

    ResponderExcluir
  20. Oi Augusto.
    Muitas pessoas ficam escravas das adivinhações nas escolhas da vida.
    Uma bela postagem

    ResponderExcluir
  21. Augusto,

    Eu não leio e não acredito no horoscopo. Quando estudava jornalismo, aprendi como era feito, ao menos naquela época. Então, francamente, não dá para acreditar.

    Contudo, acredito no estudo. Nas comparações, nos cruzamentos de informações.

    Vou contar uma coisa interessante, a ultima companheira de meu pai, certo dia, ouviu na radio que quem enviasse seus dados pelos correios receberia um estudo aprofundado de numerologia. Isso tem mais de 50 anos atras. Ela mandou. Passaram 3 meses e recebeu pelos correios um estudo, um manuscrito em papiro veio dentro de um canudo, ela leu, não ligou muito e guardou. Acredite, as coisas foram acontecendo... e ela se tocou do estudo somente alguns anos depois e foi consultar. O mais bárbaro, eu li, falava sobre uma terrivel doença que ela ia lugar e poderia vencer ou perder 3 anos depois, ao fazer 69 anos. E teve aos 66 uma terrível leucemia mielogênica, lutou muito e se foi com 69. Sei lá, então comecei a dar um pouco mais de crédito àqueles que realmente fazem cursos, estudam, enfim, ouvir não faz mal nenhum.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi, Augusto!
    Não dá para comparar astrólogos e adivinhadores. Muitas pessoas não admitem que acreditam no impalpável, como se isso os redimisse a uma classe de "espíritos rudes" ou ignorantes, melhor dizer. Não leio horóscopos porque para mim é uma coisa que não compreendo. Mas existem pessoas sérias que estudam além dessa coisa de previsões. Galileu antes de ser astrônomo era astrólogo - acho que essas ciências andam juntas. Suposições antecedem a descoberta e o pensamento imaginativo do homem, o leva a seguir o caminho da descoberta. Quem não é curioso, usa o tempo que sobra para atrofiar a imaginação. Pouco podemos afirmar até mesmo da existência de Deus, apenas colocamos "fé" em algo e há quem diga que Jesus foi um bom vendedor. Tem gente que adora imagem e acha que rezar olhando para aquela imagem ajuda. Rezar é o quê? Uma tentativa de mudar o curso natural da vida? Tudo está dentro da nossa mente. Temos poder!
    Eu não acredito, mas também acredito. Tudo depende de quem vem e para o que vem.
    Se você pegar a bíblia e a estudar, verá que em certa passagem, condenam as adivinhações e em outras enxergam possiblidades.
    Deuterenômio 18:9-13 “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.”
    Isaías 8:19 “Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos?”
    Eu não me fecho as possibilidades!
    :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  23. Tem pessoas vidradas nessas coisas. Não sai de casa sem consultar o horoscopo, grande besteira, em primeiro lugar é colocar Deus na frente de tudo que vamos fazer.

    Obrigado pela visita

    Abraço,

    ResponderExcluir
  24. Oi Augusto, é pura alienação esta história de horóscopo, sim, tem-se uma história longa que envolve tudo isso, mas eu prefiro ler a Bíblia que a palavra de Deus,lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Olá Augusto,
    compartilho contigo o lamento pela urgência crescente nas pessoas em pertencerem a um rebanho marcado e conduzido por forças externas à vontade racional que impele às ações cotidianas.É transferir-se a responsabilidade dos nossos atos para outrem que está para além da nosso alcance.
    Excelente alerta.
    Uma feliz Páscoa pra vc família.
    Abraço,
    Calu

    ResponderExcluir
  26. Não é errado acreditar em deuses, objetos e figuras. Cada um tem sua crença e isso deve ser respeitado, a unica coisa errada são as pessoas que se apresentam como sábios a pessoas, que acreditam com todo o coração em algo, e assim se aproveitar desse grupo pessoas.
    Alex 1, 1°

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.