domingo, 26 de janeiro de 2014

Lilith – a primeira esposa de Adão

     A afirmação de que Lilith tenha precedido Eva surgiu pela primeira vez no chamado Alfabeto de Ben-Sira*, elaborado em torno do século VII d.C. Também a Cabala* a menciona como a primeira mulher a ser criada.
     Apesar de o Livro Sagrado não fazer mais alguma referência a ela (provavelmente modificado para atender outros propósitos), ainda restam passagens que, de certa forma, levantam hipóteses sobre sua existência. No versículo 27, do primeiro capítulo do Gênesis, está escrito textualmente: “E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Contudo, no segundo capítulo, versículo 18, está escrito: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Ora, se o homem e a mulher já tinham sido criados, Adão não estava só.
     Eva, a segunda mulher, foi forjada de uma costela que Deus retirou do homem, como atesta o versículo 22 do capítulo 2: “E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.” Por que Deus teve a intenção de criar outra mulher, agora idônea? Por que a primeira não serviu a seus propósitos e nem a Adão?
     No versículo seguinte, o 23, está escrito: “E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.” Por que ’esta’ será chamada mulher? A outra, Lilith, não poderia ser assim chamada? Adão confirma assim a existência da outra criatura que não foi considerada mulher, criada do mesmo barro que o criou, e que estava no mesmo patamar da criação, ou seja, à altura do homem. Em algumas traduções da Bíblia, não estando evidenciados erros de tradução, a expressão de Adão é: “Agora sim, esta . . . . “, como se confirmasse a narrativa. Por que ‘agora sim’? Antes não era bom? Por que a primeira mulher, que foi criada no mesmo pé de igualdade não lhe era interessante? Apesar de o capítulo 2 pormenorizar o sexto dia da criação, quando a mulher foi criada, e a interpretação de que tenha havido uma criatura anterior à Eva não se sustentar daí em diante, resta a dúvida se são ou não dois fatos diferentes.
     De acordo com o folclore hebreu, Lilith é tida como a primeira esposa de Adão, e que foi posteriormente demonizada por pleitear sua igualdade e não querer se submeter ao homem. No Alfabeto de Ben-Sira, quando este narra a criação ao rei Nabucodonosor, se diz que ela não queria “ficar sempre por baixo do homem durante suas relações sexuais”, num evidente protesto contra o sistema patriarcal, base da sociedade hebraica.
     Deus observou que Adão não poderia ficar só (Gênesis 2: 18), então fez a mulher da mesma matéria que a do homem. Por isso Lilith não se sujeitou e começou a brigar pela igualdade de gêneros. Nos manuscritos de Ben-Sira, ela diz: “Por que devo me deitar embaixo de ti? Abrir meu corpo e ser dominada por ti? Eu fui criada da mesma matéria e, por isso, sou tua igual.” A querela se estendeu e Deus resolveu ouvi-los. Adão retrucou que ficaria sempre por cima porque era superior, já que ela tinha sido criada depois, portanto um ser inferior. Novamente Lilith argumentou sobre a igualdade, e falou: "Nós somos iguais um ao outro, considerando que ambos fomos criados a partir da terra". Mas eles não lhe deram ouvidos.
     Lilith percebendo a indiferença de ambos pronunciou o Nome Inefável* e alçou vôo, fugindo do Éden. Adão entristeceu e começou a orar diante do seu Criador: "Soberano do universo! A mulher que você me deu fugiu!". Então Deus enviou os anjos Sanvi, Sansavi e Samangelaf para trazê-la de volta. Os anjos pediram muito e até ameaçaram afogá-la se ela não voltasse, mas ela se negou e assim foi amaldiçoada por Deus a não ter filhos ou ver seus filhos morrerem após o nascimento. Depois, Eva foi criada a partir de um osso de Adão, para ser sua segunda esposa.
     Inconformada por ver Adão, seu marido, assumir Eva como esposa, Lilith fica possessa, se junta aos anjos caídos e se casa com Samael*. Samael e Lilith vão até o Éden e tentam o casal Adão e Eva e eles cometem adultério. Por isso, são expulsos por Deus do paraíso, mas sua descendência começou a ser perseguida por Lilith, assim como os recém-casados e os adúlteros. Muitos amuletos medievais para afastar Lilith, com a figura dos três anjos, foram encontrados e sugerem que esta superstição era muito comum entre os camponeses.
     No exílio da Babilônia, os judeus encontraram lá o culto a Lilith, como deusa da fertilidade e protetora dos recém-nascidos. Nesta época eles já se consideravam monoteístas e a tradição em considerá-la um demônio se fez e persistiu. Talvez tenham feito o que o catolicismo fez com Maria Madalena, considerando-a uma prostituta e pecadora, mesmo que os textos dos Evangelhos nunca a tenham mencionado assim, pelo contrário.
    Os propósitos humanos, é sabido, são sempre direcionados no sentido que quer a ideologia dominante da situação. Sendo assim, a mulher que pleiteava direitos iguais entre os gêneros não se fazia conveniente e precisava ser substituída por outra que se submetesse aos dois machos. Se seu ideal tivesse sido ouvido e alcançado na época, talvez a mulher não tivesse sido considerada ser inferior e apenas propriedade masculina durante milênios. Talvez as discussões sobre os direitos humanos não se fizesse nos três últimos séculos e a igualdade tivesse sido o modelo seguido pelas civilizações do passado.
     Mesmo ainda carecendo de evidências pela falta de material que possa ser pesquisado e que comprove a existência de Lilith, seu ideal igualitário permanece e é assunto dos tempos atuais. A desigualdade, principalmente entre os gêneros, permeia as discussões, e é justamente ela que impede que muitos direitos sejam plenamente atingidos pela humanidade.

Dicas de pesquisa:
Bíblia Sagrada
Alfabeto de Ben-Sira
Cabala
Nome Inefável.

Lilith


56 comentários:

  1. Oi Augusto
    Tudo bem com você meu amigo? Que texto interessante. Gosto de vir aqui me deleitar com um texto de qualidade e claro aprender cada vez mais. Me fascina textos históricos, mitológicos e ou religiosos num contexto super bem organizado como o seu.
    Uma semaninha abençoada
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar em todas as fontes, porque a viagem aqui foi além da conta.

      Excluir
  2. Olá Augusto,

    Que maravilha de texto, deixou tudo bem explicado sobre Lilith, e acredito na sua existência...uma mulher que recusou-se ser submissa, como todas deveriam ser...

    Obrigada pela palavras de carinho nos comentários..

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLHA NÃO DA BEM PRA SE BASEAR SÓ NISSO,POR QUE EM QUESTÕES SEXUAIS ADÃO E EVA ERAM TIDO COMO CRIANÇAS.ELES NÃO PRECISAVAM DE SEXU,POR QUE BEM SEI TAMBÉM QUE SÓ DEPOIS QUE FORAM BANIDO DO PARAISO.FOI ENTÃO QUE ELES CONVIVERAM COM MARIDO E MULHER.PASSANDO A CONHECER O SEXO E SE REPRODUZIR,NÃO ACHO QUE ELES FALAVAM DE SEXU TÃO NATURAL COM DEPOIS QUE FORAM BANIDO DO PARAISO.ESSA É UMA QUESTÃO QUE DEVE SER MUITO ESTUDADO.

      Excluir
    2. A submissão da mulher, no caso, não se dá apenas no âmbito sexual, mas pela desigualdade de gênero. Se foram criados pelo mesmo Deus, ambos deveriam ser iguais em direitos. Essa foi a contestação de Lilith.

      Excluir
    3. Pelo que li na biblia eles tiveram filhos antes de ser espulsos do jardim.Gênses ct 3 vsc 16 disse o senhor Deus a mulher.multiplicarei sobremodo o sofrimento da tua gravidez ;e em meio de dores daras a luz filhos. So multiplica Oque ja tem.nesse
      caso da a entender que ela teve filhos. Ou estou errada ?

      Excluir
    4. Vocês acreditam sinceramente nessas tretas?!!! Isso não teria sido escrito para crianças ingénuas e ignorantes?!!!!

      Excluir
    5. Olá Tino. O Gênese bíblico possui um estilo mítico, uma forma de discurso onde há o convívio entre homens e deuses. Dizer que são para crianças ingênuas e ignorantes é desconhecer e desprezar essa forma de narrativa tão rica em detalhes e que descreve de maneira não convencional as origens das coisas, do universo, das pessoas, da natureza, dos animais e outros. Você tem direito a uma opinião, mas obtenha mais conhecimento antes de proferir um comentário tão carente de argumentos. Abraço!

      Excluir
  3. Olá,
    Texto muito interessante!
    Me instigou a ler também sobre "nome inefável".
    Dois assuntos que eu não conhecia e que gostei de aprender.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Não sabia tudo isso sobre Lilith, só alguma coisa básica.
    Verdade ou não resumiste bem no final a desigualdade entre os gêneros ainda renderá boas discussões, principalmente nos países onde mulheres mal podem dizer o que pensam.

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu estava bem longe de saber tudo sobre a
    Lilith...bem resumido e interessante, bem la daquela
    época já tinha pessoas com cabeça independente mas
    o homem como sempre achava que as mulheres tinham que ser submissa
    Tái um texto que adorei ler
    Saber
    Aprender um pouco mais.....

    Abraços de sempre

    ___________Rita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja, dizer que o homem queria uma mulher para ser sua submissa é ter pouco conhecimento. Pois, Deus pai e criador ele criou homem e mulher, e ele é Deus de justiça e verdade. Dizer que o homem foi assim, é dizer que Deus não é justo pois tudo que o homem aprender foi Deus quem o ensinou. Então, todos temos direito de acreditar no que quizer, mas a palavra de Deus é clara e absoluta, não preciso de opniões de terceiros pra da mais enfase e querer ter mais prestigio. Hoje eziste sim desigualdade mas não venham dizer que Deus ensinou isso pois ELE é o Pai de TODOS. Vamos ter respeito para com nosso criador.

      Excluir
  6. Oi Augusto, vivendo e aprendendo sempre.
    Acreditar ou não é um coisa, aprender é outra.
    Eu aprendi, é que importa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Augusto,
    Eu trabalho em um Museu Antropológico (de Ijuí-RS), onde os funcionários são bem ligados à cultura e história. Contei sobre a Lilith, e agora os meus colegas estão pesquisando, conversando e trocando e-mails com textos sobre o assunto.

    Achei importante lhe contar sobre o movimento que seu texto provocou aqui. Até!

    ResponderExcluir
  8. As "coisas" que você pesquisa, Augusto!
    Desconhecia, COMPLETAMENTE, essa história.
    Bem, homem não sabe viver sozinho, concluo, e se tiver um harém, ainda melhor.

    Teu texto está esplêndido e muito bem explicado, que até criança entende.

    Como anda seu aparelho respiratório? Perdendo o fôlego, é? Inspire, expire, se aquiete, se entregue, se deixe ir, sem culpas, sem passados, só presente, porque a "matriarca" conduz todo o "processo".

    Não me interessa o "amor" acomodado, mecânico, ritualizado, de papel passado, que já nem amor se pode chamar. Quero momentos/dias bons, íntegros e verdadeiros e que deixem boas lembranças. Ninguém é de ninguém.

    Antes do patriarcado, era o matriarcado que vingava, como sabes, só que "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades".

    Agradeço seu delicioso comentário, que me fez rir imenso.

    AMO DAR PRAZER A QUEM ME LÊ, E CONSEGUIR QUE ELES (HOMENS) SE IMAGINEM PERSONAGENS DO POEMA, CONTRACENANDO COM A "LUZ".

    Beijo, com amizade sincera.

    ResponderExcluir
  9. Olá,Augusto
    sim, como dito,não sabemos à que propósitos, mas a Bíblia não traz um relato fiel da criação, conforme alguns escritos apócrifos e ou relatos hebraicos.... somente, talvez, com um olhar bem atento e fixo contexto , em Gênesis... Talvez,penso eu, para não alimentar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, já que as civilizações antigas eram patriarcais e fortemente machistas. Hoje, outros tempos , e a proposta de igualdade é algo que traz benefícios a todos, inclusive a nós homens. Lilith, a parte do sagrado feminino, com a tomada de consciência da mulher de seus direitos e deveres iguais e como contra- parte, o resgate de seus sonhos, realizações dos desejos e possibilidades de avaliação de seus sentimentos... e que na busca dessa paridade com o homem e para que haja um verdadeiro equilibrio das polaridades... completando-se , integralizando-se e unindo se ao lado dócil e maternal de Eva...
    Obrigado pelo carinho da visita, boa noite, belos dias, abraços!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite amigo Augusto
    “A amizade é fundamental em nossas vidas. Por isso agradeço a Deus pelas pessoas que ocupam um lugar especial em meu coração. Você é uma delas! Obrigada por seu carinho” E para estreitar os laços da nossa amizade estou lhe oferecendo um singelo mimo. Acesse aqui... http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2014/01/o-valor-de-uma-amizade.html e pegue o seu. Tenha um lindo final de semana.
    Beijos com afeto
    Gracita

    ResponderExcluir
  11. Oi Augusto. Lilith, creio, é a hora de mudar, sair do comodismo sem medo da massa. Abraço e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  12. Vim desejar um bom final de semana!
    Deixar uma frase de amizade.....

    Crer em Deus é nosso dever
    Ter amigos é um presente
    Conserva-los é um privilégio!

    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Augusto, tudo bem?!
    Acredito que não passa de lenda,
    o mito de Lilith é encontrado em diversas culturas,
    principalmente na tradição babilônica e hebraica.
    Se fosse verdade, estaria explicitamente escrito na Bíblia.
    Mas essa é apenas a minha opinião.
    Abraços \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau! É sabido que houve várias modificações dos textos bíblicos durante os Concílios católicos. Os evangelhos de Tiago e de Maria Madalena não estão lá, nem por isso são lendas. Também é sabido que Adão não teve uma esposa somente, mas várias. A tradição também diz que Deus rejeitou o sacrifício de Caim por ele ser filho de Lilith.l. Ele também teve uma descendência. Com Eva, Adão teve os filhos Abel e Set, mas teve muitos outros com outras esposas. há muitas coisas que não estão explícitas na Bíblia, mas não deixam de ser verdades por isso. Um abraço!

      Excluir
    2. Augusto,
      Respeito tudo o que você escreveu.
      Mas mantenho minha opinião.
      Talvez eu nem devesse ter deixado meu parecer sobre esse assunto,
      pois nos comentários, eu sempre escrevo o que penso e acredito, e isso pode parecer deselegante.
      Pelo jeito, meu comentário foi o único que destoou do que você acredita.
      Perdi uma boa oportunidade de ter guardado minha opinião só pra mim.
      Um abraço \o/

      Excluir
    3. Clau!
      Nunca me importaria com um comentário, segundo você mesma, destoante, principalmente vindo de uma pessoa que admiro demais. Também não sou de concordar com tudo, nem mesmo do que escrevi nesta pesquisa. Primeiro porque não há alguma comprovação dos fatos e, segundo, porque a tradição pode ter desvirtuado ou acrescentado dados inverídicos.
      Você é sempre bem vinda neste espaço e a sua opinião é tão respeitável quanto as demais e, se discordar de algo, ficarei ainda mais grato, porque é de pessoas como você que ele precisa.
      Um grande e sincero abraço!

      Excluir
    4. Gente, discutir sobre a existência ou não d Lilith, é como discutir sobre a existência de E.T.'s. A ciência mostra as evidências, negar a existência deles é menosprezar o poder de Deus, se existem ou não, não sei, mas numa coisa eu acredito, que isto não tem relevância alguma para a minha salvação, pois o que eu preciso para minha salvação Deus deixou "preservado" na Sua Palavra. Que diferença tem para minha salvação se Adão teve outra mulher antes de Eva ou não? O que realmente importa é obedecer aos mandamentos de Jesus. Velho Testamento é história. Abraços a todos e a paz de nosso Senhor Jesus.

      Excluir
    5. Ola muitas coisas nunca ficaremos sabendo nessa vida, abraço

      Excluir
  14. Oi Augusto,adorei saber um pouco mais sobre um assunto que a Bíblia não explica!!
    Ficamos somente na historinha de Adão e Eva e a maçã proibida!!!

    Obrigada da visita e comentário.
    bjs e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderExcluir
  15. Interessante leitura... ainda se tem tanto a aprender...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Un texto bellísimo... con tu permiso me quedo para seguir tu sitio!
    Buen comienzo de semana, besos!

    http://sombriabelleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Augusto (sagrado)!

    Tudo bem com você e seu gato? Eu li, acho que foi no teu blogue, que você tinha um gato, ou estarei fazendo confusão?

    Nada para saber, hoje, senhor professor? Ah! Ainda bem, porque estou tão cansada, hoje, que te daria um abraço e um beijo, e iria descansar, sem ler, e muto menos comentar teu texto, prosa ou poema.

    Quando tiveres tempo e disposição, passa pelo "Luzes e Luares", para te "perderes" e relaxares, um pouco, LENDO ou imaginando.

    Dias e noites mágicas.

    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
  18. Como vai Augusto? Faz tempo que não venho em tua casa, mas olha perdi muito, li os três últimos textos, todos muitos bons, mas este aqui é o que mais me chama a atenção, gosto destes mistérios e do que foi ocultado para atender o interesse da classe predominante da época, gosto muito mesmo, parabéns, abraços Luconi

    ResponderExcluir
  19. E muito interessante porque o livro de Gênesis e um livro amputado e esta sempre faltando algumas parte para completar o sentido da história.

    ResponderExcluir
  20. Como dito por alguns aki MITOLOGIA é o que esse texto é como escrito no primeiro capitulo e Deus criou o Homem e Mulher, já no segundo capitulo ele descreve como criou a mulher, essa historia foram criadas pelos ateus da época para distorcerem a palavra de Deus e levar muitos a duvidarem da bíblia, claro que vai ter muitos aki falando que "quem escreveu a biblio foi o homem e tals" claro que foi o homem que escreveu, fez isso com vivencias e visões de Deus para alguns.

    ResponderExcluir
  21. Pq Deus fez o homem e nao a mulher?Porque Deus tem que ser Deus e nao Deusa?A concepçao dessa ideia , que já é machista e cravada naquela epoca, de que o homen ja era superior e a mulher era inferior ...Descartes dizia... que , tudo que criamos é baseado em tudo aquilo que ja vivenciamos...e agora ? Foi Deus que disse isso? Que deuS faria seres inferiores a outros , sabendo que futuramente iriam se auto-revelar?Nao intendo isso.


    Aceito criticas e respostas.

    ResponderExcluir
  22. Eu também não entendo muito sobre a bíblia pois ela é muito cheio de interrogações, pois no inicio diz sobre a criação do mundo em sete dias e é claro fala sobre a criação do homem e a mulher a sua semelhança mas não diz que o homem é Adão e lilith e sim o homem e a mulher ele criou, ai depois ele Deus explica como eles apareceram o homem e a mulher , Adão criado pelo pó da terra e Eva criado pela costela de Adão, foi o que entendi. Ok.

    ResponderExcluir
  23. Salve compadre augusto boa tarde tovendo que você quer espandir seus conhecimentos desperta sua consciência, ta mais que na hora nós estamos ficando sem tempo mais nen todos estão preparados.algumas verdades são bem difíceis de ser absorvidas então vamos lá: o grande mestre jesus morreu na cruz ou não, com 33 ou quase 70 anos e muito mas agora sobre a lilith essa entidade antiga explica também, espero ter ajudado agradecido! https://youtu.be/eVnPGiKlp_U

    ResponderExcluir
  24. Jesus quebra todos os paradigmas do machismo - ao defender a mulher adultera , conversar com a samaritana no poço e andar com Maria Madalena - no livro A Mulher e o Sol da Justiça . Emerson Roque traça um relata interessante dessa libertação....

    ResponderExcluir
  25. Aqui Almirante quem estiver inreresado em mi ajudar estai meu Email Almirantevieira15@gmail.comAinda tenho duvidas muitas mesmo parece que ate a biblia esconde muitas coisas porque essa historia diz que o pecado cometido entre os dois Adao e a eva foi Adulterio mais outra histroria da biblia que eu aprende e ja li ela varias vezes diz que Adao e a eva comeram um fruto proibido nu jardin de Eden sera que a biblia esta a tentar dizer essa fruta proibida era sexo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo isso de dizer que o fruto proibido era o sexo é coisa pelo que eu saiba, da igreja católica, porque após a criação Deus disse: Gen. 1:28 "Crescei e multiplicai, enchei a terra" (Como eles poderiam fazer isso sem sexo, se pela fisiologia de seus corpos eles precisavam ter sexo para se reproduzirem?) Ainda a Bíblia fala que apos serem expulsos do paraíso, Adão conheceu sua mulher e ela concebeu, (Porque falaria isto?) Não, não podia ser sexo!

      Excluir
  26. tudo isso não passa de uma mentira para desviar a atenção que a bíblia merece, é como falar que não existe satanás, pois sua maior mentira é dizer aos humanos que o diabo não existe. Essa tal primeira mulher ai de quem falam, realmente não existe, não passa de histórias contadas e interpretadas equivocadamente. Assim, devemos nos voltar para que a Bíblia nos mostra, pois foi exatamente escrita com inspirações de Deus.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia a todos. Concordo que: os textos bíblicos podem estar incompletos, devido a erros que podem ter acorrido ao longo dos séculos no manuseio e também quando estavam sendo copiados- para esses textos chegarem até nós hoje foram copiados diversas e diversas vezes- naquela época não existia impressora certo? Porém, em primeiro lugar existem coisas que só nos serão reveladas na eternidade,e em segundo lugar a Bíblia em nenhum momento nos responde aquilo que queremos saber, e sim o que PRECISAMOS saber. Outro ponto é que o pecado de Eva não foi o adultério- e isto esta claro na Bíblia- e sim a desobediência, Gn.3 1:7. Deus disse para eles que não comessem da árvore da vida, e Eva enganada pela serpente comeu da árvore do meio do jardim que era do conhecimento do bem e do mal. Ela pecou simplesmente porque teve a intenção de desobedecer a Deus.Então queridos o fruto proibido não era de maneira alguma o sexo. Ok , aí Eva, pecou e levou seu esposo a pecar também e por isso as mulheres foram,durante muito tempo desprezadas pela cultura judaica. Mais aí amados e amadas na plenitude dos tempos, um Príncipe lindo veio ao mundo e dedicou sua vida a nos ensinar como as mulheres devem ser tratadas, e todas aqueles que a sociedade classifica como indigno. Ele pregou o amor, e sim Ele destacou a importância da mulher e nos incumbiu a mais importante de todas as missões: Anunciar a todos que Ele está vivo!!!! Quando Ele ressuscitou, poderia ter se apresentado primeiro aos seus amigos e discípulos mais não, Ele quis que as primeiras pessoas a testemunharem aquilo fossem MULHERES, deixando os homens da época boquiabertos sem acreditar , quando elas chegaram trazendo a boa notícia ( Lucas 24), Ele quebrou todo e qualquer rótulo pejorativo que nós , mulheres poderíamos ter quando nos deixou a responsabilidade de expandir o Seu Reino aqui na terra. Essa não é simplesmente a minha opinião, mais uma verdade que mudou a minha vida. Beijos. Atenciosamente : Nathalia.

    ResponderExcluir
  28. pessoal nos temos q ler a biblia e nao estes livros q so traz confusao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natanael. Alienação tem um preço alto. Se você lê somente a Bíblia e pensa que isto lhe basta, eu respeito, mas adquirir outros conhecimentos é um preceito bíblico também. Há muitas exortações nela para que sejamos sábios e vou citar apenas uma: Tiago 1:5. Se você for capaz de compreender este versículo, saberá do que estou falando. Abraço!

      Excluir
  29. O Cap 2 de Gêneses é uma outra versão, do Talmude, para a criação do homem e da mulher e não um fato diferente do descrito no cap. 1.
    Se Eva foi a segunda mulher a ser criada, Adão também foi, pois ambos são criados no Cap. 2, o homem do pó da terra e a mulher da costela do homem. No Cap 1 eles são criados pela palavra de Deus. Ou seja, duas versões para o mesmo fato.

    ResponderExcluir
  30. adquiri informações e conhecimentos é sempre bom, mais forçar um aparecimento de uma mulher anterior a Eva , assim já é demais. Em Gênesis capitulo 2 versículo 1 Deus descansa de toda a sua obra, eu disse TODA A SUA OBRA, então a continuidade do capítulo não nos mostra mais criação nenhuma e sim a forma de como este homem e esta mulher foram criados( Adão e Eva), ou seja, completando as informações do capítulo 1 e versículo 26 e 27.

    ResponderExcluir
  31. eu gostaria de saber em que esse folclore demoniaco louva e exalta a jesus cristo nosso salvador, que merece mais atenção e pesquisas ou ate mesmo investigações...
    alguem pode me ajudar com a resposta de minha pergunta senhores?

    ResponderExcluir
  32. No Livro de Apocalispe deixe bem claro que ai daquele que tira ou acrescenta algo na escritura sagrada e outra coisa algo encontrado no século VII não se torna referencia válida para a criação.

    ResponderExcluir
  33. Devemos ficar com aquilo que a bíblia diz

    ResponderExcluir
  34. O que achei muito interessante , foi o fato de Lilit ter voado

    ResponderExcluir
  35. Olá Augusto,muito bom o texto,bem explicado,

    ResponderExcluir
  36. Quando Adao disse, ``Esta e agora osso dos meus ossos e carne da minha carne: esta sera chamada varoa, porquando do varao tomada``, (Gn 2:23) Foi tambem para diferenciar a sua parceira dos animais. Visto que oas animais nao eram ``osso`` dos seus ossos. No capitulo 1 e versiculo 27, fala como Deus criou a mulher, isto e, Eva, a primeira mulher; Ja no capitulo 2 e versiculos 18 ao 25, narra COMO Deus criou a mulher ( Eva). Portanto, nao nao ha contradicao biblica, a Biblia e verdadeira, e Seu Autor e poderoso pra mantela genuina e fiel. Essa hitoria que Adao teve mulher antes da Eva, nao passa de invencoes e mentiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de onde vc tirou a ideia de diferenciar dos animais .....
      vc acha que eram todos iguais, va aprender sobre o assunto .... se nao sabe de nada companheiro nao perda seu tempo vindo aki falar coisas como estas....

      Excluir
  37. Grupo de estudo:

    https://www.facebook.com/groups/108792559652922/?fref=ts

    ResponderExcluir
  38. Carlos Cardoso tem razão ele trouxe um assunto que muitos não apresentaram antes

    ResponderExcluir
  39. Augusto em um dos seus comentários você diz que Deus negou o sacrifício de Caim por ele ser filho de Lilith, porem se fizer uma interpretaçao mais aprofundada desta parte da Bíblia, fica evidente que Deus recusou a oferta de Caim porque ele a fez de maio vontade e não ofereceu a Deus as primícias como seu irmão Abel fez. Genesis 4:1-7 ilustra esse fato porém é necessário ler Genesis 4 toda e tbm outros textos bíblicos para melhor compreender os fatos. I João 3:12 nos diz que o coração de Abel era justo, mas o de Caim era mau. Em Mateus 23:35, Jesus cita Abel como justo e compara Caim com os fariseus hipócritas.

    Você que se interessa por mitologia e teologia recomendo o livro: História da Rendençao de Ellen G. White e tbm uma olhada mais minuciosa nas passagens bíblicas que citei.

    Desde já agradeço a atenção e opinião de Todos.

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.