terça-feira, 8 de outubro de 2013

Onde menos se espera!

Apesar de estar sempre atento aos sinais e do trânsito, meus olhos varrem o caminho enquanto dirijo e vão decifrando tudo que está escrito nos painéis, fachadas, avisos, propagandas dos mercados e outros. Assim, fico sabendo de tudo que há pelo caminho e o que costuma passar por ele. Mas, um dia destes, meus olhos miraram o pára-choque de um caminhão, onde é comum escreverem alguma frase de efeito. São frases engraçadas sobre a vida, a política, a economia, a pobreza, as mulheres e a feiura  Algumas são até filosóficas e trazem uma verdade implícita. Porém, o que li neste dia não me saiu da memória: “Ninguém pode tirar de você a graça de se sentir querido.
Refleti sobre ela e concluí que o elogio é uma prática que está caindo de moda e que poucas são as pessoas que admitem que outras podem fazer algo melhor que elas, que podem pensar mais adequadamente, que podem ter ideias solucionadoras, que mediam conflitos e apaziguam os ânimos como ninguém, sem jogar panos quentes e abafar os casos. São pessoas que não titubeiam em elogiar o que é belo, o que é tornado fácil e prático, enfim, o que é vital para que os relacionamentos se fortaleçam e se perpetuem.
Um simples elogio é capaz de liberar na pessoa que o recebe uma quantidade enorme de hormônios do prazer e ela pode se sentir útil, imprescindível, insubstituível, querida. Também é um enorme incentivo para que ela continue realizando cada vez melhor suas ações e, assim, se tornar até uma pessoa melhor, mais humana e sensível às ações alheias.
De fato, sentir-se querido é uma graça e este estado quase sempre é o resultado de palavras amorosas, plenas de elogios, e ninguém, ninguém mesmo pode destruir uma graça!


57 comentários:

  1. Augusto,concordo com vc! Até uma criança quando elogiada dá o melhor de si para ser elogiada novamente. Acho que todos nós precisamos de um afago desses de vez em quando e podemos tb distribuir boas palavras a quem merece. Gostei muito do seu texto! E vc merece todos os elogios pela criatividade e textos tão bem escritos.bjs,

    ResponderExcluir
  2. Augusto;
    Isso é o que eu chamo de círculo virtuoso.
    Creio que fazer um elogio, é sinônimo de agradar e dar leveza a alma.
    Pena que seja uma atitude que poucas pessoas se prestem a realizar.
    Tem um post relacionado a isso, que eu gostaria que você lesse.
    Deixo aqui o link:
    http://www.meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/2013/10/a-arte-de-ser-leve-imperdivel-momento.html
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Augusto.. tudo bem meu amigo .. verdade.. essa questão do elogio é um desafogar nosso interior.. mas temos de ser cuidadosos quando elogiamos e quando recebemos.. uma amiga muito ligada ao espiritual.. disse que quando uma pessoa nos elogia muito fica com o pé atrás.. que ai tem coisa rsrs o bom mesmo é sermos neutros.. um abração garoto até sempre

    ResponderExcluir
  4. Samuel! As pessoas estão se acostumando a não receber elogios, por isso sempre desconfiam quando os recebem e também não os fazem. Discordo completamente de sua amiga, porque é possível perceber quando há outras intenções, principalmente quando se conhece o caráter daquelas pessoas que agem assim. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. É a mais pura vdd, quem não gosta de ser elogiado? Eu sim e confesso que faz bem, infelizmente as pessoas estão deixando esse carinho de lado, mas eu não vou me deixar contaminar sempre que puder e sentir no coração farei a minha parte.

    ResponderExcluir
  6. Oi Augusto!
    Nós somos inteligentes e sabemos quando um elogio é verdadeiro ou não. Não se faz cola de um elogio, ele sai do coração no momento em que gostamos de alguém ou lemos algum escrito.
    Ninguém consegue enganar por todo tempo.
    Eu dou e gosto de receber elogios, pergunta ao Samuel o quanto eu adoro o blog dele e ele ri das bobagens que escrevo.
    Ser autêntico e brincalhão é tão gostoso e leve.
    Um beijo
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  7. Você comentou, no blog de minha irmã Vera, que havia postado sobre o elogio, e vim conhecer o espaço.
    Como ele é importante em todos os campos da vida! Estimula, torna quem o recebe mais feliz e disposto a melhorar sempre. Nas relações de trabalho e familiares produz resultados adoráveis. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Augusto,

    Elogios sao refrigérios para a nossa alma, adoro elogios, quem nao gosta nao é mesmo?..rs

    Concordo com o texto...

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi Augusto:
    Seu comentário alegrou meu dia.
    Aliás, sua opinião é super importante, pois você tem um conhecimento invejável.
    Por isso, passei pra agradecer sua gentil visita, pra mim é sempre um prazer te receber lá no meu blog.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Augusto!
    Elogios fazem um bem enorme,
    quando o recebemos nos sentimos valorizados,e muitas vezes,muda para melhor o nosso dia.
    Mas eu percebo que algumas pessoas (isso me acontece às vezes),não sabe receber um elogio,então me lembro daquela frase dita por Freud:
    'Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.'
    Bj!

    ResponderExcluir
  11. Augusto, que post lindo e verdadeiro!!!

    Muita gente acha que ficar elogiando é uma atitude hipócrita. Criticam até qdo chamamos alguém de querido, enfim, não aceitam muito os elogios não.
    Mas eu gosto de elogiar e penso como vc, que o elogio levanta qualquer astral. E nem me importo se outros vão gostar ou não. Elogio quem merece ser elogiado, chamo de querido quem realmente é querido. Fim.

    ótima semana!
    beijos

    ResponderExcluir

  12. Olá Augusto,

    Eu também tenho este hábito de observar enquanto dirijo, embora sempre atenta ao trânsito e aos veículos que me circundam, claro.
    Interessante os dizeres deste para-choque. Muito verdadeiro. Esta graça realmente não pode ser usurpada-rs.
    Acho o elogio um instrumento poderoso de afago, de estímulo e, entre outras coisas, de elevação da auto estima. E como faz bem receber um elogio! Se gostamos de receber, então dá para sentir o prazer que ele distribui.
    Adoro elogiar (não falsamente).

    Obrigada pelo carinho e gentileza da visita. Gosto muito de recebê-lo em meu recanto. Suas postagens são sempre muito ricas e inteligentes.

    Quanto à ilustração na minha postagem, optei por colocar só crianças porque elas já são ternurentas por natureza-rs.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde professor Augusto.
    Gostei da frase:
    “Ninguém pode tirar de você a graça de se sentir querido.”

    Professor, elogiar e receber um elogio é uma arte apenas de quem doa e recebe; pois infelizmente, para quem observa( independente de quem seja) já deixa de ser o ato (do que elogia e do que recebe) e passa a ser visão dos atos próprios!
    Tenha uma semana iluminada!
    Feliz dia dos professores no próximo dia 15.
    Um grande abraço!
    Tenha uma semana iluminada.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá!Bom dia
    Augusto
    Bem? Comigo, sim!
    ...ah, minha filha tem que ler isso, também, fico com os olhos "varrendo" o caminho quando estou dirigindo. E , isso, a assusta, pois pensa que não estou atento ao trânsito. Puxa, é verdade, realmente, tem cada tipo de mensagens nos caminhões!
    Penso que com o passar do tempo acabamos por focar insistentemente nos defeitos alheios, mazelas, falhas e tudo mais, e deixamos para trás o foco na qualidade do ser... as comparações por parte de outras pessoas, tomando-se como referência!...Quando elogiamos, deixamos de focar o defeito e miramos na qualidade da essência do ser, e o elogio passa a ser uma extensão do reconhecimento, no qual tem um profundo impacto sobre a outra pessoa, e isso , como descrito, é vital para que os relacionamentos se fortaleçam e se perpetuem.
    Sobre a hipocrisia nos elogios, eu penso que a própria convivência, a proximidade ou mesmo uma observação mais atenta, já nos sinaliza a intencionalidade do elogio.
    Não é todo mundo que tem coragem de ser quem é,sem se importar com o que os outros vão pensar ou pensam. Por isso , é importante que possamos sentir se "querido" pelas pessoas , aquelas que nos olham e nos enxergam como realmente somos, que não nos desaprovam de forma desnecessária, nos apoiam, e nos elogiam.
    ah, sim, parabéns pelo texto!Claro e preciso!
    Agradecido pelo carinho da visita!
    Bela sexta feira
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Oi Augusto,
    Grata pela visita e comentário elogioso lá no blog.
    Abraços \o/

    ResponderExcluir
  16. OI AUGUSTO!
    PALAVRAS CARINHOSAS E SE ACOMPANHADAS DE UM SORRISO, PODEM FAZER MILAGRES, POIS DESARMAM O RECEBEDOR...
    MUITO BOM TEU TEXTO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. “Ninguém pode tirar de você a graça de se sentir querido.”

    Achei muito bonita essa frase, porque temos essa graça de ter alguém que nos quer bem, e eu me sinto assim por muitas pessoas, QUERIDA......tbém tenho o costume de ler td enquanto estou no carro...
    Tenha um final de domingo e um começo de semana de paz

    Bjusss

    _______Rita!!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Augusto
    passando para desejar-lhe um feliz dia dos professores,e dizer que sempre venho aqui para ler esses textos maravilhosos,sempre que venho aprendo um pouco mais.
    Boa noite.

    ResponderExcluir
  19. Memberikan pujian kepada orang yang kita cintai adalah rahmat kasing sayang yang perlu kita lakukan. Orang yang memberikan pujian berarti memberikan kebahagiaan dan orang itu sendiri punya harga diri yang matang dan luar biasa.
    Orang hebat adalah orang yang pandai menghargai orang lain melalui pujian

    terima kasih sudah berbagi

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Augusto
    Que reflexão esplêndida meu querido amigo. Um elogio sincero tem grande poder sobre quem o recebe e concomitantemente a quem o oferece. Elogiar é reconhecer no outro suas qualidades e competência além de elevar a autoestima do indivíduo. E aqui meu amigo deixo o meu elogio à você pela brilhante explanação neste artigo soberbo. Parabéns querido
    Um abraço apertadinho e um beijo neste lindo coração
    Gracita

    ResponderExcluir
  21. Oieeee Augusto! Voltei para dizer
    Parabéns a você MESTRE que não poupa esforços para ensinar e orientar com sabedoria, o meu carinho, a minha admiração e o meu respeito. Feliz dia do PROFESSOR! Tem uma homenagem singela e um mimo para você na postagem de hoje. Felicidades pelo teu dia!
    Beijos com carinho da amiga
    Gracita

    ResponderExcluir
  22. Hoje é um dia muito especial
    comemora se o dia do professor.
    È com carinho que deixei no meu blog
    uma homenagem a todos os professores
    também um mimo com muito carinho.
    Eu não poderia deixar em branco
    essa data tão importante.
    Meu carinho a você sendo professor
    ou não.
    Com muito amor te deixo meu abraço
    e carinho.
    E a oferta do mimo é para todos
    quer seja educador ou não,
    pois todos nós temos uma sagrada missão
    de educar nossos filhos.
    Quanto ao professor o dever de alfabetizar,
    Beijos e carinhos , Evanir.
    Augusto gostaria muito de ver o mimo dos professores no seu blog.
    Eu até fiz um rosa para mulheres
    e dos homens professores fiz em outra cor ,
    È um prazer imenso ter vc como amigo.

    ResponderExcluir
  23. Olá Profº Augusto
    Ser professor(a) e educador(a),Deus reservou aos educadores a arte com abundância de ensinar,professor, uma profissão! Educador, a mais nobre de todas as missões!
    Parabéns colega por ter escolhido esta profissão e esta missão.
    PARABÉNS PELO NOSSO DIA!
    Abraços com carinho:
    Profª Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  24. ola ,gostei muito do texto '' onde menos se espera'' pois trata de um assunto muito interessante que aonde não esperamos é que acontece as coisas e podemos refletir sobre o assunto tratado no texto. É O ELOGIO PELO FATO DE SER AMADO!É RECONHECER NO OUTRO UMA FORMA UNICO

    JÉFERSON 2A Nº24

    ResponderExcluir
  25. Augusto, elogios sempre fazem bem se os sentimos verdadeiros e não aqueles apenas pra "encher nossa bola" e sem nenhum "ar" dentro,rs abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  26. Muita gente acha desnecessário ficar elogiando. Não aceitam muito bem os elogios. Mas sempre é bom elogiar as pessoas, o elogio levanta qualquer astral.. Até mesmo uma criança quando elogiada dá o melhor de si para ser elogiada novamente. Amanda - 2° G - 59

    ResponderExcluir
  27. Augusto , eu concordo plenamente com a sua ideia , realmente o elogio se tornor algo destinto , pelo fato de as pessoas nunca quererem colocar um auto estima em outras pessoas, muito pelo ao contrario , querem sempre provocar o baixo estima , por medo de que a pessoa que receber o elogio se sinta superior a ela. Infelizmente isso é uma triste realidade , mas qu temos que fazer a diferença e elogiar sim , aliás , elogiar faz com que nós mesmos se sentamos bem.

    GREICE JAQULINE N°67 2°G

    ResponderExcluir
  28. Augusto,infelizmente as pessoas perderam o habito de querer fazer com que as pessoas ao redor se sintam melhores do que elas. Oque eu não concordo porque as pessoas tem que elogiar e se sentir sempre seguras do que são, e entender que existem belezas diferentes e que nem por isso a outra pessoa não é bela.

    ResponderExcluir
  29. concordo plenamente, um elogio pode melhorar seu alto astral, fazer seu dia render mais do que o esperado, mais podem te derrubar de uma maneira inigualável. Se todos elogiasse uma pessoa, mesmo que seja algo simples, mudaria o dia dela, assim poderia ser o dia a dia de todas as pessoas, temos que aprender a nos socializar entre si. Gabriel 2F numero 18

    ResponderExcluir
  30. Augusto, realmente é elogiar é algo que não vemos mais normalmente. Infelizmente as pessoas tem um receio de elogiar e se sentir inferior ao elogiado. Oque eu não concordo, aliás, existem varias belezas diferentes , mas nem por isso existe algo que não é belo e que não deva ser admirado , elogiado.

    ALEF GALDINO N°50 2°G

    ResponderExcluir
  31. parabéns professor augusto .

    admiro seu trabalho , pois trata-se de um assunto muito interessante , de mostrar elogios um aos outros , de forma sincera e um reflexão nas pessoas !

    Wellington Henrique / 2°g / n°47

    ResponderExcluir
  32. "Niguem pode tirar a graça der querido"ser elogiado é o melhor privilégio que alguem pode ter, pois é algo que incentiva a pessoa a continuar fazendo aquilo que ela faz ou até melhorare ter ainda mais vontade de seguir o seu foco. se até uma criança que é elogiado apenas uma vez tenta ser elogiada novamente, imagine o incentivo o poder que o elogio tem. Muito bom o seu texto professor ...
    Aline dias n°5 2°g

    ResponderExcluir
  33. Realmente quem não gosta de receber um elogio? eu mesmo adoro! Mas além de receber elogios também gosto de elogiar, gosto de ver as pessoas queridas felizes e com a alta estima elevada, mas claro sempre dizendo a verdade...Gostei muito da forma que você falou sobre esses assunto parabens! angelica/4/2c

    ResponderExcluir
  34. oi bom dia gostei muito do texto.e fala de muitas palavras lindas e que se pode também ver e fazer,mais muitas pessoas veem isso e acha uma idiotice porque fala sobre o trânsito muitas pessoas não respeita mais hoje em dia ,mais vamos ver que com essas palavras alguém refleti alguma coisa para melhorar o dia a dia ..tenha um bom fim de semana beijos
    - letícia numero:29 2-a

    ResponderExcluir
  35. Olá Augusto, quanta verdade contém sua crônica!Parece até que as pessoas tem vergonha de elogiar e de se sentir elogiada...quantas vezes sentimos no ar um estado de frieza quando naquele momento o motivo era para elogios....pena, né!
    Parabéns,amigo, por trazer esse tema para nossa reflexão. Adorei!
    Beijos, Vilma

    ResponderExcluir
  36. o texto sim é muito legal porem tudo oque esta nele expressa a verdade hoje em dia as pessoas não são muito elogiada porem ser elogiado vocÊ se sente muito especial

    VANESSA 2A Nº38 LEA DE FREITAS MONTEIRO

    ResponderExcluir
  37. Daiane Ferreira da Silva n°7 2°B

    o texto é interessante, fala sobre uma pessoa fazer elogios para outra e de fato é muito importante, pois a pessoa se sente bem, e torna-se cada vez mais humana, mais é claro um elogio sincero para que a pessoa elogiada não sege iludida

    ResponderExcluir
  38. Realmente o elogio tá bem longe de modismo. Temos medo de elogiar. O mercado de trabalho nos ensina a ser competitivos. A competição dificulta o elogio. Repare que as pessoas também tem medo de dizer "eu te amo". Ninguém quer se entregar, ninguém quer fazer o outro se sentir querido por que estamos nos afundando cada vez mais no egoísmo. Raras são as pessoas que elogiam. Conheço uma que faz isso pelos motivos que você expôs na postagem. Para levantar a auto-estima. Então aí vai: você é um ótimo escritor, consegue escrever de forma simples assuntos complexos e conhece mitologia como ninguém :D. Abraços Augusto.

    ResponderExcluir
  39. Tens razão, Augusto!
    Para apontar e julgar sempre tem uns 100 em roda da gente, mas parece que elogiar é algo que poucos tem o costume de fazer. O mundo está em um círculo vicioso de pensamento, onde achamos que só podemos fazer algo se soubermos que teremos outra coisa em troca.
    Um abraço!
    http://duasepocas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. o texto retrata muito a realidade de hoje ,uma maioria de pessoas tem medo de elogiar verdadeiramente o que é belo ,e isso nos torna pessoas mesquinhas que para se sentir bem deixa de fazer outros bens ,mas talvez se as pessoas fossem um pouco mais acessível poderemos nos comunicar mais uns com os outros e assim combater esse medo e fazer com que pessoas mostram diversos talentos se sintam incentivadas a progredir THAINA 2B-40

    ResponderExcluir
  41. O elogio faz parte do nosso bem estar,faz todos sentir-se bem..
    É algo que devemos fazer sempre um ao outro pois um simples elogio libera o vazio que talvez a pessoa esteja sentindo..faz ela sentir importante...
    No entanto, podemos dar a graça as pessoas de continua sendo querido!
    Camila 2°B N°3

    ResponderExcluir
  42. Realmente, o homem desde seu princípio, desde seu desenvolvimento já tinha em si, o egoísmo que ainda leva consigo até os tempos modernos. As pessoas deixam de elogiar alguém, porque não querem que a pessoa se sinta bem, ou tenha sua autoestima elevada, e não notam na maioria das vezes, que isso faz falta, ou uma diferença gigantesca.

    Marcela Rabanera, nº21, 2º B.

    ResponderExcluir
  43. Augusto, adorei o texto, porque penso que ouvir palavras de incentivo, pode ser transformador na auto estima da pessoa. Quem não gosta de palavras carinhosas, que demonstrar bem querer? É uma pena ver pessoas que só veem os defeitos dos outros ou nas coisas e ainda frisam pra que se torne mais evidente. abraço

    ResponderExcluir
  44. O ato de elogiar alguém, no dia-a-dia, esta cada vez mais raro. Talvez pela correria, pelo excesso de estresse. As pessoas estão cada vez menos preocupadas em agradar alguém, nem se for uma coisa simples.
    Julia Freitas nº18 3ºB

    ResponderExcluir
  45. Linda postagem professor Augusto.
    Tem razão quando diz que elogiar é uma pratica que esta caindo de moda. Hoje as pessoas estão mais interessadas em receber elogios do que elogiar o próximo.

    ResponderExcluir
  46. Verdade um elogio pode mudar tudo na vida de uma pessoa . Gabriela 12 3ºB

    ResponderExcluir
  47. O texto muito bom elogio faz bem para todos. Felipe nº10 3ºB Leticia

    ResponderExcluir
  48. É professor ... as pessoas estão perdendo seus vínculos de amizade, não dão mais bom dia e além disso eles estão gostando menos de si.

    Renan Coelho n°29 2°A

    ResponderExcluir
  49. professor
    o elogio é muito importante mesmo para as pessoas mais tem que ser um elogio de dentro e não um elogio besta que se da apenas para aproveitar.
    parabéns pelo texto.
    Thales 2°G Noite N°44

    ResponderExcluir
  50. Deveriam existir mais pessoas humildes e que assumam a grandeza do talento da outra pessoa em alguma função que tenha exercido, hoje em dia os líderes de grandes empresas não elogiam, não incentivam os funcionários, e isso faz com que eles não se comprometam com o trabalho, e ai entra na parte onde você diz que com um simples elogio pode se liberar na pessoa um grande sentimento de que ela é útil e não uma imprestável que nunca será reconhecida.

    Belo texto!

    Herbert 2º G NOITE Nº 21

    ResponderExcluir
  51. SER ELOGIADO E MUITO LEGAL POIS FAZ COM A GENTE SE SINTA MUITO BEM E COM ISSO CONSEGUIMOS TER MAIS FORÇA DE VONTADE PRA CONSEGUIR CONQUISTAR NOSSOS OBJETIVO E NOS AJUDAM ATE NA VIDA PESSOAL ALEX AP 2ºC Nº1

    ResponderExcluir
  52. Verdade, as pessoas preferem receber elogios e não elogiar alguem, é sempre bom receber um elogio, aliás quem não gosta né ?

    Ingrid, 3°B, n°16

    ResponderExcluir
  53. Todos gostamos de levar elogios ate porque isso nos faz bem , ate quando estamos mal vemos nossos amigos de verdade vindo e nos ajudando isso e muito bom . Rhuan 2ºD Nº34

    ResponderExcluir
  54. Gentileza gera gentileza. O texto transmite o que falta em uma sociedade na qual cada vez mais nos tornamos estrangeiros uns para os outros. O elo que nos unia enquanto humanos está cada vez mais rachado, precisamos revigorar o amor.
    Um bom dia pode realmente torna-lo bom.

    Pedro Guimarães Faciroli - Estagiário UNESP

    ResponderExcluir
  55. Concordo, levamos em consideração o bombardeio de imagens negativas feita pela midia e um cotidiano que nao nos permite relacionarmos de maneira mais humana, o elogio tem significado importante na medida em que faz surgir um sentimento de reconhecimento do outro e ressalta a utilidade do outro na vida social.
    Marcelo Sanchez Nocilli - Estagiário UNESP

    ResponderExcluir
  56. Bom , sabemos quando um elogio é verdadeiro ou não. Eu dou elogios com também gosto de receber..Afinal um elogio melhora nossa dia . Giovanna Nº12 1c

    ResponderExcluir
  57. Adorei !!
    Disse a realidade ...
    Quem não gosta de receber um elogio ??
    Ajuda na motivação , a elevar o Ego , o elogio pode muda muito os atos das pessoas ... Desde crianças até os mais velhos !!
    Aquilo se torna um prazer a partir do momento que passa ser admirado e elogiado .. Embora alguns não tem essa humildade de reconhecer que alguém seja melhor que ele em si . Seremos Humanos Egoístas.

    Daiane Bianconi 3Termo A

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.