terça-feira, 22 de outubro de 2013

A disposição de tentar mais uma vez.

Muitas pessoas se encontram numa rotina tão massificante que se acham incapazes de alterá-la e voltar a viver de forma mais intensa. Elas acreditam que nada pode ser mudado e que estarão nessa infelicidade até que o tempo resolva interferir. Ora, o tempo não tem intencionalidade para modificar o estado de ninguém, ele não tem capacidade de interferir diretamente nos acontecimentos como se fosse o determinador do grau de felicidade de uma pessoa. Apesar de a rotina otimizar muito do que é feito, ela mantém as pessoas presas a outras pessoas, coisas, situações, modas, doutrinas e seus pensamentos são exclusivamente voltados àquilo que mais as aprisionam. Concluem que viver é assim mesmo e nunca tentam fazer algo diferente. O pior é que quando tentam, todos os seus grilhões as arrastam novamente para o seu mundinho e se convencem que voar é privilégio apenas dos passarinhos.
            Seu Nestor morreu. Não se casou e nem teve filhos. Quando um parente distante veio arrumar sua papelada, verificou que ele possuía muito dinheiro. Dona Maria nunca foi a um restaurante porque seu marido não gosta de comida pronta. Cozinha a mesma coisa desde quando se casaram e comem arroz, feijão, bife e uma salada todos os dias. Quando quer comer macarrão, faz um pouco para si, mas a comida rotineira do marido tem de estar na mesa. Janete nunca viajou para visitar parentes ou amigos. Ela pensa que sair de sua casa pode lhe trazer algum infortúnio. Há tantos acidentes por aí! Deise nem sabe o que é uma festa de aniversário porque detesta completar mais um ano. Essas baboseiras de “parabéns pra você”, de bolo, brigadeiro, refrigerante, pratinho, garfinho são ridículas para quem já passou da idade. Os exemplos se multiplicam e tendem ao infinito. Seus diários contêm apenas uma página. Nas outras, a palavra “idem” se repete até o fim.
            Dona Cândida se matriculou num curso de computação. Ela já passou dos 70 anos e seus olhinhos curiosos demonstram uma alegria sem igual. O casal Oliveira embarcou num cruzeiro e trouxe novidades para todos, além de uma bela coleção de fotos. O Natal na casa de Dona Rosa é esperado pelos filhos, netos, amigos e vizinhos. Até quem não é esperado vem para a festa e traz sempre alguma coisa de presente para ela ou para comer ou beber. Cada ano, ela inventa algo diferente. Sua alegria de viver é tão contagiante que é impossível ficar triste a seu lado. Marcos foi convidado a ocupar um cargo importante na empresa que trabalha porque, além de realizar tudo com disposição, é muito querido pelos seus colegas devido ao seu caráter generoso, sempre alegre e disposto a ouvir e ajudar. Promove brincadeiras que ajudam a descontrair e ensinar os outros a refletirem. Esses exemplos também se multiplicam.
            Todavia, a tendência de muitas pessoas é cair no conformismo de uma rotina, com a aparência de que aquilo é o modo mais comum e seguro de viver. Enganam-se repetindo a si mesmas que são felizes e que não querem outra vida. Não mudam de paisagem, não viajam, não tiram férias e as comemorações são um tédio. Pintar os cabelos, usar roupas diferentes, ir a um evento, cozinhar um prato novo, mudar a cor das paredes, abraçar com vontade, beijar, sair para um passeio, visitar um museu, ler um livro, aceitar o diferente e até elogiá-lo são ações que nem passam pelos seus pensamentos.

            Se algo deu errado, reveja seu método e ouse fazer de modo diferente. Não desista e nem se acomode. Tente sempre outra vez e receba com carinho a ajuda de alguém. Esteja disponível a aprender coisas novas, inventar, pesquisar e pedir socorro. Nada é definitivo, inclusive sua estada na Terra. Então, tente mais uma vez...


43 comentários:

  1. Meu amigo querido Augusto, amei ler aqui, nossa, é bem assim para muitas pessoas, não para mim, adoro desafios, mesmo com medo vou em frente,por falar nisso, ontem andando à beira do mar, areia fofinha aquecida pelo sol que as nuvens ultimamente teimavam em ocultar, lembrei de dar as suas lembranças ao imenso mar, pois é, lembrei de você e aqui estou a lhe visitar para a saudade matar!
    Sempre tão lindos os seus textos, aprendo e muito, ainda mais agora que há perspectivas de mais mudanças em minha vida!
    Abraços meu querido amigo!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional instigação á reflexão, Augusto.

    Cada história uma semente que fecunda algo em nós mesmos.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo Augusto.. o comodismo atrasa a vida de muita gente.. já vi casos na familia de gente que só guardava dinheiro debaixo do colchão e perdeu tudo pq esqueceu lá rsrs a vida tem que ser desfrutada com sabedoria.. abração meu amigo até sempre

    ResponderExcluir
  4. Oi Augusto :)
    Um monte de gente precisa ler esse texto!
    As pessoas deveriam fugir do conformismo,pois dizem que ele é perigoso,e traz uma sensação incapacitante.
    Só quem tem alegria de viver,ousa e não tem medo de abraçar um novo projeto.Penso que a vida começa onde termina a zona de conforto,
    e há coisas que podemos nos arrepender se não fizermos mais cedo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá querido Augusto,

    Seu texto é perfeito, reflexivo e real, me lembrei de tanta gente que vive uma vida inteira exatamente igual, (que pena!)
    Lendo esse texto tao profundo, lembrei de mim...

    Quando eu morrer podem escrever na minha lápide...

    "Aqui jaz uma pessoa que com tao pouco, viveu profundamente na intensidade de si mesma"...

    Bjos


    ResponderExcluir
  6. Augusto:
    Seu texto é bem pertinente ao comentário que você deixou no meu blog.
    Evoluir é a palavra-chave.
    Me refiro ao post sobre a realização de testes com animais.
    Você citou vários, e apesar de eu não ter feito a referência a outros animais na minha postagem, no final deixei a frase: "Gostar dos animais é opcional. Respeitá-los é uma obrigação."
    Sendo assim, generalizei total, rsrsrsrs.
    Até porque já existem métodos alternativos, e continuar insistindo no uso dos animais, é uma prática que além de cruel, é retrógrada, arcaica e desnecessária.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Augusto,boa noite meu amigo!
    Adorei ler o seu texto,mudanças são necessárias, renovam a nossa vida e a visão que temos das coisas.Bela reflexão,eu mesma tirei proveito e mais um aprendizado...Melhor se arrepender do que foi feito, do que deixar passar o melhor da vida.
    Parabéns pela bela escrita.
    Beijos com carinho e desejo um lindo final de semana.
    Marilene
    Marilene

    ResponderExcluir
  8. Augusto------

    Tente Outra Vez
    Raul Seixas

    Veja!
    Não diga que a canção
    Está perdida
    Tenha fé em Deus
    Tenha fé na vida
    Tente outra vez!

    Beba! (Beba!)
    Pois a água viva
    Ainda tá na fonte
    (Tente outra vez!)
    Você tem dois pés
    Para cruzar a ponte
    Nada acabou!
    Não! Não! Não!


    É isso ai concordo com esse texto que diz que precisamos mudar, valeu a mensagem da Vanessa essa sim tentou e viveu intensamente kkkkk

    Adorei aqui refletir é melhor ainda
    Bjussss

    __________Rita!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá querido, gostei mto do post, o conformismo mesmo não faz a pessoa prosperar em nenhuma parte de sua vida, só trás tristezas e desesperança... que possamos sempre estar bem dispostos às mudanças e nunca ter medo de arriscar!

    PS. seu comentário no meu blog foi de muita importância, adorei, realmente no momentos as pessoas só pensam nos cachorros, mas se formos pensar com a consciência, há muitas outras injustiças contra outros animais, até mesmo aqueles que comemos, ui, nem gosto de pensar...
    Mas valeu, foi de grande valia, obg.

    Bom restinho de domingo,
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Augusto,seus textos são maravilhosos! Me fez refletir sobre a mesmice que muitas vezes nos envolvemos e a necessidade de mudança.Gostei muito! bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Vim aqui para deixar os meus parabéns pelo seu comentário no post da Cris. Excelente, esclarecedor, "cutucador".
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Desejo a você uma semana de paz e realizaçãoes
    semeia amor e carinho no decorrer dessa semana
    verá a diferença em sua vida.
    È agradavel sermos benevolente com nossa familia
    amigos afinal somos todos irmãos.
    Podemos escolher entre o bem e o mal
    tudo depende de nós.
    Eu já deixai tantas mensagens semeando amor
    por onde passei nem por isso recebi de todos
    os frutos das sementes que plantei.
    Uns leram guardaram no fundo do coração
    por outros passei despercebida.
    Uma certeza eu tenho não passei
    despercebida aos olhos de quem
    tem amizade verdadeira e muito menos
    passei despercebida aos olhos do Pai.
    Podemos escolher o que semear ,
    mas somos obrigados a colher
    aquilo que semeamos.
    Plantemos amor colheremos fatalmente
    a sonhada felicidade.
    Uma abençoada semana de me suas mãos me ajuda a caminhar
    o resto é o nada diante de Deus.
    Paz e luz , Evanir.


    ResponderExcluir
  13. Guto excelente texto no que depender de mim tenho muitas coisas para serem realizadas pois estou vivinha da silva sauro kkkk
    Essa parte é fantástica:
    Se algo deu errado, reveja seu método e ouse fazer de modo diferente. Não desista e nem se acomode.

    ResponderExcluir
  14. Sua mensagem é uma motivação para aqueles que estão sufocados pelo cotidiano repetitivo e intenso. Obtêm-se o capital para curar o bolso que sempre é furado para se comprar alimentos, vestuário e para manter filhos no colégio e uma casa iluminada e com água encanada. Porém há uma necessidade de estancar essa corrente triste e cansativa de trabalho. Não é possível ser feliz longe da família, e pensando somente em ganhar dinheiro. A vida é curta, como disse em seu texto professor.
    Parabéns. Ótimo.
    http://gauchaopina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá querido professor, como vai? Espero que estaja bem. Eu gostei muito de seu texto pois nos leva a sempre tentar mais uma vez, pois somos capazes. Se erramos ou não conseguimos algo, devemos mudar e tentar de novo para a nossa própria realização pessoal. E nunca é tarde para tentar mudar. Rodolfo 2ºA nº35

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante esse texto. Mostra que sempre devemos inovar nossos dias, não deixar que a vida caia na rotina, porque não adianta desejar que ela mude, sem que você mude antes. Não devemos nos acomodar, sempre temos que ir em busca de novos horizontes. O tempo corre, e quando a gente vê, ele já foi.

    Caroline nº4 2ºB

    ResponderExcluir
  17. Esse de rotina muitas vezes cansa, o negócio é diversificar. Até o caminho pra casa, (rsrs) se tiver condições de vez em quando chegar por outro é legal. Espero que eu não tenha exagerado, é porque de vez em quando faço isso. Obrigado pela visita e comentário meu amigo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  18. O texto mostra que não devemos deixar nossos dias virarem rotinas, sempre a mesma coisa, sempre os mesmos costumes. Não adianta querer que sua vida mude sem ao menos você tentar mudar .

    Thiago Martins nº 37. 2ºA

    ResponderExcluir
  19. Ola professor, gostei muito do texto, pois mostra que devemos sempre continuar tentando e procurar mudar, nunca ficar em uma rotina infeliz. Ficar com seus amigos e familiares, e se você esta feliz , querendo ou não acaba passando essa felicidade para as pessoas ao seu redor. Gabrielle nº13 3ºB

    ResponderExcluir
  20. Devemos sempre mudar a nossa rotina, fazendo coisas novas e conhecendo coisas ,pessoas,comidas diferentes,lugares e tudo mais . Gabriela 12 3ºB

    ResponderExcluir
  21. A rotina as vezes inibe o senso de perseverança! Tentar outra vez é sempre a melhor escolha para que não seja tudo mais complicado. É, professor... Tentar mais uma vez nunca será perca de tempo! Pelo contrário, é se dar a segunda chance de fazer melhor e bem feito!

    Júlia nº15 2ºA

    ResponderExcluir
  22. Minha vida as vezes é uma rotina
    faço sempre as mesmas coisas
    Mas como cada dia é um dia, faço
    a diferença então, sempre tento sair dela pq senão a cabeça gira demais
    Achei o texto bem interessante

    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  23. Eu concordo plenamente com o seu modo de pensar , pq muitas vezes as pessoas se prendem e não conseguem realmente de viver livre por causa do medo ou da insegurança que nos deixa incapazes de tentar , inovar e de se arriscar . E a vida acaba se tornando monótoma por causa disso , más se tivermos um pouquinho de coragem e ousadia isso pode mudar ;)
    Wagner 2º A

    ResponderExcluir
  24. Concordo plenamente com seu pensamento sobre isso, pois as pessoas acabam deixando de viver realmente por causa do medo de inovar ou se arriscar em fazer algo que deseja. E por isso , a vida acaba se tornando monótoma e chata por fazermos as mesmas coisas de sempre todos os dias . Más para que isso se resolva é necessário somente um pouquinho de coragem e ousadia sem medo de ser feliz :)

    ResponderExcluir
  25. Verdade professor, as vezes as pessoas deixam de viver o hoje para viver o amanha e acabam não aproveitando nada da vida. As mesmas acabam se deixando levar pela mesmice, nunca fazendo algo para tirar esta comodidade que está dentro de si. O ideal é a gente viver o hoje...aproveitando a cada segundo de nossas vidas.

    Gustavo 2ºD 11

    ResponderExcluir
  26. Ola Professor..
    Esse texto nos faz refletir em como somos acomodado na vida e não tentamos algo novo, no nosso medo te tentar algo diferente.
    Renata 3B n°32

    ResponderExcluir
  27. Tamires Priscila de Lima
    O texto seriam para as pessoas que vivem presas em seus próprios pensamentos

    ResponderExcluir
  28. Olá, Augusto!

    Quanto tempo!

    Bem, saúdo todos os teus comentaristas, mas, em especial, seus alunos ou ex-alunos. Assim, vai ter um montão de opiniões, tão simples, mas tão agradáveis.

    Olha, eu sou toda dada a mudanças, seja no que for. Semanalmente, mudo algo em casa, nem que seja uma cadeira da direita para a esquerda. "Comer sempre do e o mesmo, enjoa", se diz por cá, e é bem verdade.
    Deveria ter horas para a refeição, mas até isso eu altero. Relógio, não uso. DETESTO DEPENDÊNCIAS.

    Dias felizes.

    Um beijo da Luz.

    PS: se tiver tempo, eu, no domingo passado, escrevi umas frases no "Luzes e Luares". Estava com uma vontade desenfreada de dizer algo, nem que fosse "besteira", mas dizer, e foi o que fiz. Obrigada, de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  29. muitas pessoas deixam de viver a vao fazendo outras coisas esquecem que o tempo e curto demais e que temos que viver a cada diaa cada momento o mundo gira a todo tempo entao temos que aproveitar tudo que podemos nº1 alex aparecido zanelli pereira 2ºc

    ResponderExcluir
  30. Ótimo texto para refletir sobre como o cotidiano mecaniza nossas ações e para lembrar que somos sujeitos de nossa própria historia, e não meros espectadores!
    Marcelo Sanchez Nocilli - Estagiario Unesp

    ResponderExcluir
  31. "Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
    A gente muda o mundo na mudança da mente.
    E quando a mente muda a gente anda pra frente.
    E quando a gente manda ninguém manda na gente.
    Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura.
    Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro!"

    Esses versos de Gabriel o Pensador expressa muito o que o texto diz: Mão iremos transformar o mundo sentado nos sofás de nossas casas, fazendo as mesmas atividades que fazemos todos os dias. É necessária uma quebra de paradigmas diariamente.

    Pedro Guimarães Faciroli - Estagiário UNESP

    ResponderExcluir

  32. Olá Augusto,

    Excelente artigo. A rotina tem massacrado muita gente, ceivando-lhes a oportunidade de uma vida mais plena de cor, alegria e aprendizado.
    Eu própria estou precisando alterar minha rotina, que já está me cansando e cobrando movimento diferenciado.

    Gostei muito de ler.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  33. Esse é um ótimo texto professor, gostei muito, pois incentiva e mostra que todos devemos mudar para podermos melhorar.

    Victor Amadeus, Nº 35 - 2ºB

    ResponderExcluir
  34. A preguiça e a covardia faz com que a rotina seja a mesma todos os dias.Falo de mim que já me deixei levar muito por aquelas duas.

    ResponderExcluir
  35. Realmente fazer algo mudar não é facil, pior é quando ja fracassamos uma vez, mas quem realmente quer, consegue, bastas tentar novamente,
    Natalia, 19-3°B escola Leticia

    ResponderExcluir
  36. Olá Profº Augusto, já estava com saudade de vir aqui ler boas mensagens e refletir.
    muitas vezes, m´pensando que não agimos com comodismo em busca do mais fácil, do menos cansativo... No entanto os desafios nos impulsionam a seguir em frente, e exige de nós uma força interior que muitas vezes achamos que não somos capazes e somos!
    fugir da rotina é sempre positivo, viver o novo, pois a cada dia surgem desafios e novas oportunidades para vencermos e fazer melhor que antes.
    Vir até aqui, foi fugir da rotina. Abraços, fique na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  37. Beatriz Cristina N°04 3°F
    Realmente, muitas pessoas já se acostumaram com a mesma rotina, e tem medo de mudar , tentar algo novo. As vezes devemos mudar aquele visual, tentar fazer algo que nunca fizemos, conhecer pessoas e lugares diferentes, só para mudar um pouco o nosso cotidiano e sair um pouco da rotina.

    ResponderExcluir
  38. realmente nao devemos nos prender ao medo de tentar, nunca é tarde para nada e nada é tao dificil que a persistência nao vença!
    Marvin Aiello Nº20 3ºH

    ResponderExcluir
  39. Muito bom o texto, rusumindo em poucas palavras vidas de muitos.
    Penso eu, temos apenas uma vida aonde estamos de passsagem porque disperdiça la ?
    O comodismo sempre sera a opção mais fácil, porém não a mais emocionante.
    Prefiro errar por ter tentado, do que não tentar por medo de errar.
    Daiane Freitas 3 TA.

    ResponderExcluir
  40. Não desista e nem se acomode. Não deixe nossos dias virarem rotinas. Não adianta querer que sua vida mude sem ao menos ter competência de sonhar com uma vida melhor.
    Jhonatan nº 14 3ºf

    ResponderExcluir
  41. Concordo!!! acho que não devemos ficar naquela rotina infeliz sempre, devemos aproveitar a vida em quanto tem tempo, comer tudo que tem vontade, sair, viajar, fazer o que gosta.

    Jéssica n:13 3B Victor Lacorte

    ResponderExcluir
  42. Concordo plenamente com seu pensamento sobre isso, pois as pessoas acabam deixando de viver realmente por causa do medo de inovar ou se arriscar em fazer algo que deseja , devemos aproveita mais a vida enquanto ha tempo , sair , viajar , come o que tiver vontade , fazer coisas que gostamos...
    maria clara n:16 3B

    ResponderExcluir
  43. Ola professor, gostei muito do texto, pois mostra que devemos sempre continuar tentando e procurar mudar, nunca ficar em uma rotina infeliz. Ficar com seus amigos e familiares, e se você esta feliz
    paulo ricardo n:22 3B

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.