domingo, 28 de abril de 2013

O descaminho da educação


Para entender a educação como direito humano é preciso considerar que a espécie Homo sapiens se diferencia de qualquer outra porque possui uma característica única: a habilidade de produzir conhecimento, que o transforma, reorganiza-o e gera valores. Por isso, a educação tem a função precípua de criar uma cultura de respeito à vida e à dignidade humana. Há mais de trinta anos, o filósofo brasileiro Paulo Freire, um incompreendido aqui no Brasil e aclamado no estrangeiro, previu o resultado da falta de investimento na educação.
“Não é possível refazer este País, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção. Encarná-la, diminuindo assim a distância entre o que dizemos e o que fazemos...”

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.



35 comentários:

  1. Oi amigo Augusto
    É uma pena que Freire não tenha tido reconhecimento em próprio país. Foi preciso ver o seu reconhecimento fora do Brasil para que os Educadores brasileiros volvessem seus olhos para a tua rica filosofia. Os governantes no entanto preferem ignorá-lo e seguem com suas políticas de desvalorização.

    “Sempre que você olhar para o céu e ver que ele não tem fim...
    Lembre-se que meu carinho por você também é assim.”

    Amigo venho te convidar para responder uma tag. Passe aqui e veja se quer participar. http://lereaprendersorrindo.blogspot.com.br/2013/04/uma-tag-supimpa.html
    Uma semana abençoada.
    Beijos
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Augusto, amigo muito querido, antes de tudo obrigada pelo carinho lá no meu blogue pelo aniversário de minha filha!
    Agora essa postagem nos lembrando do filósofo educador premiado com grande reconhecimento no estrangeiro, (era assim que meu pai dizia), pois é meu amigo, sem boa educação nenhum País vai pra frente!
    Paulo Freire, foi fundo em seus estudos, Direito, Filosofia, como "lá fora" sabem valorizar ele pode aproveitar, nos deixou legado, não me lembro de tudo, mas sei que na política ainda há quem possa ser lembrado com honras assim, ele foi um grande homem, aqui no Brasil o que precisa mesmo é de pessoas como ele, empenhados para valer, só temos de ter boa educação para crescer!
    Abraços, amigo professor querido!

    ResponderExcluir
  3. Oi Augusto!
    Não sou pessimista,mas em relação à educação no Brasil,às vezes fico desanimada.
    Além da falta de recurso,o descaso é gritante.
    Esses dias li uma matéria numa revista de circulação nacional,onde dizia que:
    "a qualidade de nossa educação vai melhorar gradualmente nas próximas décadas,por duas razões:
    A primeira é um sustentado aumento dos investimentos públicos em educação,possibilitado pelo forte crescimento econômico e consequente elevação da arrecadação de impostos.
    A segunda razão é demográfica.Com a forte queda da taxa de natalidade nas últimas décadas,o número de crianças e jovens em idade escolar e universitária cairá nas próximas décadas.Com mais recursos e menos alunos,o investimento por aluno aumentará consideravelmente,o que, salvo total desperdício do dinheiro gasto,deve resultar em melhor qualidade de ensino."
    Na teoria parece uma coisa linda e maravilhosa,mas na prática não sei não...custo acreditar que será assim.
    Parabéns por mais uma postagem inteligentíssima.
    Um abraço.
    Boa semana (com feriado) \o/

    'A educação modela as almas e recria os corações.Ela é a alavanca das mudanças sociais...'
    (Paulo freire)

    ResponderExcluir
  4. Olá Augusto.
    Triste esta realidade, nossos jovens estão cada vez mais menosprezando a vida e seus valores. Não há como não prever um país desvalorizado, talvez se eles começassem a pagar pelas delinquências agora não aprenderiam mais cedo o respeito pela vida e polo ser humano.
    Belíssimo texto. Fico também muito triste com o que vejo em minha cidade, os jovens bebendo e se perdendo para drogas e outras coisas, criar um filho nesta época não é fácil.
    Uma linda semana. Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite Augusto! Passando para retribuir sua visita e agradecer pelo comentário. Desejo-lhe uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  6. Saya sangat setuju teman
    Pendidikan itu memang hak azazi, dan pendidikan sangat penting karena dengan melalui pendidikan diharapkan dapat menjadi manusia yang memiliki sifat baik dan berkepribadian yang bisa menghargai juga menghormati orang lain.
    postingan menarik yang sangat berguna sekali teman
    terima kasih banyak sudah berbagi

    ResponderExcluir
  7. Ola Augusto bom dia!
    Sempre passo por aqui e aprecio muito suas postagens, adoro essas flores e seus textos escritos com inteligencia e sabedoria.

    ResponderExcluir
  8. A educação é a arma mais poderosa do ser humano, mas esse país prefere que as pessoas vivam na ignorância, assim tudo continuará como está...

    Obrigada pelo comentário tão carinhoso no Blog Café entre Amigos

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Concordo com cada letra.
    Uma excelente semana.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Augusto
    Concordo plenamente contigo! A Educação vai de mal a pior no Brasil. Eu estudei em Escola Pública e tive ótimos professores, meus filhos sempre estudaram em escolas particulares, e meu filho já com doze anos não sabe escrever! Escreve tudo errado! Eu o incentivo a ler, mas boa parte é culpa da escola, tenho certeza! Os professores ganham muito pouco para começar, deveriam ganhar três vezes mais do que ganham! E o método também não ajuda.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  11. Participei da entrevista Fala Multiplicador ficaria muito feliz se desse uma passadinha no meu blog Educar - O primeiro passo e deixasse um comentário.
    Bju

    ResponderExcluir
  12. Augusto:
    Sou fã da teoria do Paulo Freire.
    Infelizmente nosso governo não tem interesse em ter um povo culto.
    Por isso a educação é precária, assim fica fácil manipular a população e manter a situação exatamente como está.
    Gostei de receber sua visita no meu blog e também do seu comentário sobre a minha entrevista no blog da Patrícia.
    Bjs.:
    Sil
    http://www.meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. AUGUSTO , uma parte me chamou muito a atenção foi a citação "CRIANÇAS BRINCANDO DE MATAR CRIANÇAS". Oque me chamou a atenção foi a mudança de vida que tivemos, chegamos ao ponto que a criança que é algo tão sincero , tão sem maldade , e hoje nos deparamos com tanta maldade onde até a cabeça das crianças ja se transformaram , tendo sentimentos maldosos ,tão quão a morte.
    Ja o texto em si , me prendeu a atenção , realmente são coisas que temos que parar e pensar.

    Greice Jaqueline n°67 2°G

    ResponderExcluir
  14. Augusto, eu vejo através desse texto a evolução do mundo , revolucionando pelo mal , coisas nada construtivas e infelizmente isso vem desde a juventude.
    Alef n°50 2°G

    ResponderExcluir
  15. O tema da educaçao é bom porque fala da historia e de onde começou tudo isso.A educaçao ta ruim mais nao por causa dos professores e sim por causa dos alunos que nao querem saber de nada.E tambem podiam melhorar a educaçao melhorar as escolas o jeito de dar aula etc.. espero que daqui algum tempo tudo isso mude para melhor. Heitor 2-C n-19

    ResponderExcluir
  16. Educação é uma palavra que não existe sem a prática, temos a educação dada pelos pais, temos a educação escolar, mais hoje qual delas ainda existe?
    Ela está deixando de existir, o desrespeito surgiu em seu lugar, e por isso hoje vivemos em lugares onde há violência, onde muitas coisas ruins estão sendo vistas por todos.
    Se cada um fizesse o seu respeito e aplicasse a sua educação no seu dia-a-dia,haveria muito investimento na educação.
    Adquirimos nosso valor a partir do momento em que agimos bem educadamente com as pessoas, assim elas também podem retribuir.

    Nicole 2°D n° 29

    ResponderExcluir
  17. Augusto, o seu texto mostra bem como as crianças de hoje em dia estão se portando a respeito da educação, a criança sempre foi sinônimo de ingenuidade e sensibilidade , e atualmente estão tendo comportamentos agressivos e maldosos , e a educação sozinha não consegue mudar isto , se não ha usarmos com todos ,precisamos juntos mudarmos nossa forma de agir e de respeitar a sociedade , ao sermos violentos e cometermos crimes estamos dando mal exemplo as nossas crianças. Então acho que a educação é sim importante , porque sem ela não agimos de forma correta e com respeito.
    RENATA GABRIELA N°29 - 2°B

    ResponderExcluir
  18. Flavio 2°A n°13
    A educação de hoje em dia não existe mais como antigamente,hoje agente liga a televisão e já vemos reportagem de criança matando pai,mae,tios,avós...Si contiuar assim essa falta de educação logo o brasil vai para de evoluir.

    ResponderExcluir
  19. hoje no brasil a educaçao esta ''zuada'' antes era um pais hoje ja nao podemos dar esse nome , hoje se chama vandalismo falta de educaçao e violencia . Rhuan 2ºD Nº34

    ResponderExcluir
  20. O desrespeito com a educação no brasil é uma coisa horrível mesmo , a falta de respeito uns com os outros é lamentável , o brasil poderia ser um lugar digno ,mas infelizmente isso não acontece - Thiago 1B N-31

    ResponderExcluir
  21. o texto é bom e resumiu tudo sobre a falta de investimento na educaçao e que o ser humano é o ser mais inteligente do planeta Muito Bom---Raphael-1ºC--nº31

    ResponderExcluir
  22. O desrespeito com a educação no brasil e uma coisa horrível mesmo , o texto e bom e resumindo tudo sobre a falta de investimento na edução e que o ser humano e o ser mais inteligente do planeta precisamos juntos nossa forma de agir e de respeita a sociedade Cristovão 1°c n° 5

    ResponderExcluir
  23. Augusto, as crianças estão cada vez mais agressivos, já não existe respeito com pais e familiares.
    crianças em outro países já estão aprendendo matar, roubar etc.. a tendência é só piora se não tomar medidas drásticas sobre nossa educação no mundo

    Bruna Alves n°2 1°c

    ResponderExcluir
  24. Educação hoje em dia é ensinar a enfrentar a incerteza da vida, é aprender a tratar as pessoa com educação, nunca maltratar os mas velhos saber educar e ser educado e os que as pessoas menos fazem hoje em dia.
    Brenda Carla n°35 1ºB

    ResponderExcluir
  25. A educação é um elemento muito importante hoje em dia , mas por esses tempos andou sendo muito esquecida por crianças e adolescentes, hoje em dias as pessoas só desrespeita os mais velhos, como pai , mãe , irmão e etc.

    Rayane Carolina de Lima n°28 1ºb

    ResponderExcluir
  26. o texto fala sobre a nossa realidade porque sempre reclamamos de tudo e e não vemos q as vezes a culpa e nossa também e se nos não nos interessarmos em estudar nada vai mudar porque não adianta termos escolas boas se não damos valor e por isso o ensino ta assim no Brasil. Felipe Nº8 1ºB

    ResponderExcluir
  27. A educação é a base da humanidade, muitos esquecem de respeitar ao proximo.
    hoje em dia o RESPEITO esta precario, muitos querendo ser respeitado mais nao dando o respeito necessario para uma educacao melhor. So conseguiremos reverter essa cituacao quando as pessoas cair em si e comecarem a respeitar a si mesmo em primeiro lugar e ver o proprio erro antes de querer ver o erro do outro.
    Thaina A Ferreira N° 31 3 ano E

    ResponderExcluir
  28. esse texto retrata a educação no Brasil e em demais países que esta a merce do desinteresse dos jovens n°07 3°G

    ResponderExcluir
  29. a citação do filósofo brasileiro de forma simples e objetiva, reconheceu, previu e nos avisou das consequências que mais tarde viriam a se ocasionar por falta de investimento em educação ... este caso pode ser comparado com uma muda de qualquer tipo de planta . por exemplo, se dermos as condições corretas de desenvolvimento para a mesma ela irá crescer saudável . porem, se nao dermos os ingredientes necessários para isto ela não ira se tornar tão boa como poderia . Alexandre n1 3g

    ResponderExcluir
  30. A educação de hoje em dia não existe mais como antigamente,hoje agente liga a televisão e já vemos reportagem de criança e jovens matando familiares, e o nosso paìs esta cada vez pior sobre esse assunto assim essa falta de educação logo o brasil vai para de evoluir e vamos acabar tendo guerras entre nos mesmo . vanessa TA

    ResponderExcluir
  31. Augusto, o seu texto mostra bem como as crianças de hoje em dia estão se portando a respeito da educação, a criança sempre foi sinônimo de ingenuidade e sensibilidade , e atualmente estão tendo comportamentos agressivos e maldosos , e a educação sozinha não consegue mudar isto , se não ha usarmos com todos ,precisamos juntos mudarmos nossa forma de agir e de respeitar a sociedade , ao sermos violentos e cometermos crimes estamos dando mal exemplo as nossas crianças. Então acho que a educação é sim importante , porque sem ela não agimos de forma correta e com respeito.
    Bianca n°03 3°B

    ResponderExcluir
  32. A educação de hoje em dia não existe mais como antigamente, hoje a gente liga a televisão e já vemos reportagem de crianças roubando, matando. Se continuar assim o nosso Brasil só vai cair.

    Jéssica n:13 3B Victor Lacorte

    ResponderExcluir
  33. A educação de hoje em dia, é diferente de antes, muitos adolescentes só vão para a escola para ganhar presença, e não para realmente aprender.A educação é a base da humanidade, sem elas não somos quase nada.
    As crianças estão muito agressivas, não respeitam mais os familiares e nem os professores, acaba ficando um pouco difícil para ensiná-los.

    NOME-Luana N-21 SERIE-3C

    ResponderExcluir
  34. Hoje em dia,a educação está sendo cada vez mais desvalorizada na sociedade.Muitas pessoas não imaginam o quão importante ela é e pensam que é apenas um obstáculo passageiro que tem que ser enfrentado para sobreviver.O que na verdade,não é bem assim.A educação está em cada momento de nosso dia a dia e devemos adquirí-la com sabedoria para que possamos ter um amplo desenvolvimento intelectual.
    Larissa N°15 3°B

    ResponderExcluir
  35. Hoje em dia o respeito está precário, muitas pessoas querendo respeito mas, não respeita o próximo. Respeite para ser respeitado, pois a educação é a ferramenta mais importante para todos.
    Maria Gabriela 3 série A 20

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.