sexta-feira, 29 de março de 2013

O poder é um bem ou um mal?


O homem quer sempre mais e nunca se contenta com o que tem. Esse desejo é tão característico desse ser que poderia defini-lo, assim como sua liberdade em ser e fazer. Mesmo que a natureza imponha graves condições de acomodação humana, cabe ao homem a superação dos obstáculos através do trabalho, que tanto modifica um como o outro. É exatamente isso que determina a liberdade do homem, que não é algo que lhe é cedido gratuitamente, mas que é o resultado de sua ação transformadora sobre a natureza, de acordo com seus projetos e desejos.   
Desprovido pela natureza em vários sentidos e, por outro, provido de condições tão únicas, que possibilitaram não apenas sua sobrevivência, mas também sua diáspora por todos os recantos do globo. O projeto é a antecipação da ação pelo pensamento e toda ação, antes de ser praticada, é pensada, porque é intencional, dirigida e deliberada.
Esse poder de transformação e de humanização da natureza em seu benefício gera uma relação dialética entre ambos e que está em constante modificação e aperfeiçoamento. Contudo, o que faz o homem querer poderes fantásticos além dos que já possui? Por que o homem sonha com capacidades próprias de outras espécies? Ter a força de um elefante, mergulhar como os golfinhos, voar como certas aves etc. Também poderes que a mais recente tecnologia já começa a desvendar e dar os primeiros passos na direção da viajem no tempo e no espaço, da invisibilidade, da força titânica, da manipulação de dados que só são possíveis na virtualidade e outros.
Não há histórias contadas nos gibis, revistas, livros e filmes, onde não haja uma disputa entre as forças do bem contra as do mal. Todos sabem que nem sempre o bem vence a batalha. Mas o bem e o mal são apenas pontos de vista, pois depende do lado onde a pessoa se encontra, com seus projetos e desejos. Quem não gostaria de fulminar algumas pessoas nefastas apenas com um olhar? De dominar um bando de malfeitores com técnicas de ninja? De manipular as forças da natureza em seu favor? De ficar invisível não só para se defender, mas para bisbilhotar coisas alheias e ganhar trunfos numa possível disputa? De atravessar o tempo e o espaço e alterar o rumo dos acontecimentos só porque o seu lado pode perder?
O bem e o mal coexistem no homem e fazem parte de uma mesma realidade. O que pode ser bem para um também pode ser uma catástrofe para outro. Assim, são sempre relativos. Há um ditado popular antigo e parece que ele faz parte da cultura de muitos povos: “Deus não deu asas às cobras”. Mesmo sem membros, elas sobem em árvores, nadam, atiram-se de uma árvore à outra, algumas possuem visão noturna de infravermelho, sabem se camuflar e ficar quase invisíveis, quase todos os outros animais as temem, umas possuem força descomunal e outras uma agilidade fantástica, umas possuem venenos mortais e outras um olfato de fazer inveja. Assim como o homem, elas só não dominaram os pólos gelados da Terra. Só as pacientes orquídeas fizeram isso! Aquele ditado é uma grande verdade e o homem também não tem asas. Bem feito!



Cafe entre amigos - Patrícia Galis
http://www.cafeentreamigos.com/2013/03/quais-os-2-melhores-e-piores-poderes.html

31 comentários:

  1. kkkk ainda bem que não tenho asas, até pq morro de medo de altura, por isso nos super poderes que gostaria de ter o teletransporte seria o ideal, qto a fuzilar alguém com olhar pensou? Disse bem se tivéssemos poderes além da conta nossa natureza má em alguns momentos poderia sobressair e o estrago seria fatal.

    ResponderExcluir
  2. Olá Augusto uma bela participação. Dizem que temos o bem e o mal dentro de nós, o equilíbrio é preciso.
    A você e sua família uma páscoa de muito amor, saúde, paz e renovação. Meu abraço de feliz páscoa.

    ResponderExcluir
  3. Oi meu querido amigo!
    Não precisa dizer bem feito pra mim. Todos nós temos sonhos arraigados de poder dentro nós. O que faz a diferença é o modo como vamos praticá-los... se para o bem ou para o mal já que estes sentimentos coexistem dentro de nós. Precisamos desconstruir os conceitos da maldade e dar aplicabilidade ao possa trazer benefícios ao ser humano.
    Meu amigo a páscoa está batendo em nossas portas, eu desejo... Que a páscoa renasça em seu coração e você comungue sentimentos puros de amor, fraternidade e carinho. Que a páscoa seja uma celebração da vitória pela ressurreição e uma vida realmente nova aconteça a cada novo amanhecer. Que a comunhão do amor e a paz sejam abundantes em teu cooração e Cristo permaneça vivo em tua vida. Que Jesus ilumine teus caminhos para que a felicidade seja uma constante nas veredas da tua existência. Uma feliz e abençoada páscoa para você e sua família.
    Beijos de chocolate recheados com carinho e afeto
    Gracita

    ResponderExcluir
  4. Oi Gracita! Eu não quis dizer "Bem feito!" para você e nem para ninguém. Eu disse que o homem é capaz de superar suas dificuldades e que o poder é perigoso para ele. Ele não tem asas, mas sua imaginação pode superar qualquer obstáculo. Disse "bem feito" aos desejosos de um poder que os colocaria na frente e acima dos outros e isso nós já vemos de sobra, mesmo que não tenha asas.
    Um grande beijo e boa Páscoa também.

    ResponderExcluir
  5. O mesmo acontece com a inteligência, uns usam para o bem, outros para o mal.
    Seria ótimo poder fuzilar certas pessoas só com o olhar, rsrs.
    Adorei seu post.
    Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  6. Um texto bem explicadinho, é verdade
    mesmo as cobras estão ai pra provar
    as maldades que tem...mas tem muita gente cobra né.....
    E a gente com algum poder pode elimina-la
    Enfim tudin de bão pro cê
    Abraços com carinho
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  7. Augusto. Sua participação é fora de série. Um banquete à reflexão. Gostei. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Grande texto, como todos os que você escreve!
    O homem tem poderes sim, mas somente sobre si, imagine só se pudesse, com apenas um desejo, fulminar os que lhe incomoda, ainda bem que não pode.
    Também acho que o bem e o mal são apenas pontos de vista, dependendo assim como dizes, dos seus projetos e desejos!
    Grande abraço e tenhas um lindo Domingo de Páscoa!

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente, a maldade é uma realidade mesmo!
    Concordo com a Di, pois a inteligência é um tipo de "poder", sendo utilizado para o bem e para o mal.
    Obrigada pela sua visita em meu blog, viu!
    Feliz Páscoa!!!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  10. Ola Augusto, bela reflexão!
    já pensou se uma pessoa só (cobra) tivesse todos esses poderes juntos, meu Deus quem seguraria ela hem.
    Deus é sábio.
    abraço.

    ResponderExcluir
  11. O poder vai depender muito de quem tem e como esse poder é usado. Para o bem ou para o mal. O ´poder quando usado para a prática do bem é bastante louvável.
    Abraço,

    Com referencia ao comentário deixado lá no blog Notas...fique tranquilo, você não pegou pesado não. A franqueza é sempre uma qualidade para quem é sincero.

    ResponderExcluir

  12. Olá Augusto! Bela postagem, realmente vele reflexão. Tem muita gente, e eu conheci várias que o poder subiu na cabeça e só fizeram bobagem, para não dizer que fizeram coisas piores. Não é todo mundo que está preparado para assumir uma posição mais alta ou ter o poder nas mãos. Considero essas pessoas sem personalidade, porque quem é forte de caráter, mesmo com o poder nas mãos não desfez de ninguém e usa esse poder para o bem.
    Esse é o meu ponto de vista. Posso até citar um exemplo pessoal; Sou professora, ensino os meus alunos sem distinção. Não pelo fato de ser professora, que não posso também ser amiga, não é porque estou em uma posição mais alta, vamos dizer assim que tenho o direito de reprovar o aluno só pelo fato dele não ter um bom comportando. Devo ensinar e educar e não castigar. Não deixa de ser um poder que como educadores temos nas mãos, mas nem por isso devemos fugir do real sentido da educação. Desculpe, acho que falei demais, quis só exemplificar. Bjuss, Feliz Páscoa!!

    ResponderExcluir
  13. Creio, estimado Augusto, que precisamos tanto do bem quanto o mal, porque só podemos superar, aprender, valorizar, combatendo o que houve de pior, de negativo. O bem precisa de força. Já o poder pode ser tanto bom quanto mal, depende de como é empregado. Infelizmente, no dia-a-dia, vemos que é mal empregado.

    Beijos e BOA PASCOA.

    ResponderExcluir
  14. Olá amigo Augusto.

    Uma Páscoa abençoada e Feliz para ti, com Amor de Jesus no coração.
    Gostei de ler a tua participação na bc, já tinha saudades de vir aqui ler-te e de reflectir com os teus textos.
    Há muitas formas de voar, a nossa mente não tem limites. Sonhar, imaginar são formas de voar.
    Parabéns!
    Grata pelo carinho e amizade sempre.

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Augusto,vc sempre nos surpreende com seus textos!Uma reflexão importante afinal, para que desejamos ter poderes especiais se, na verdade,já temos tantos,não é mesmo?Adorei sua participação!bjs e boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Augusto.

    Instigante convite à reflexão. Uma dualidade de intermináveis vertentes.

    Gostei muito.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Ser bom no bom é muito bom. Por isto existe o mal para mesclar e procurar impulso para as ideias.
    O poder é bom quando se sabe usar.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Eu queria ter asas, mas só pra voar... deve ser o máximo, só que não porque tenho pavor de altura. Vai entender, né?

    Texto perfeito! O bem e o mal sempre por perto um do outro e cada um com seu cada qual se virando pela vida...

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Augusto,

    Gostei do texto......mas se fosse possível, vc nao gostaria de ter algum poder?

    Bjos

    ResponderExcluir
  20. é bem como nos desenhos mesmo o bem contra o mal, super poderes em pessoas erradas seria o fim.

    ResponderExcluir
  21. Oi Augusto
    Como sempre vc não deixa que sua participação na BC seja meramente um desejo de ser igual a alguém, mas escreve um texto incrível! Adorei!
    Bjos.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Excelente texto, me gustó leerte.
    Si me permites me quedo para seguir tus publicaciones, te dejo un abrazo desde Uruguay!

    ResponderExcluir
  23. Disse bem se tivessemos poderes aiaiaia rsrs

    ResponderExcluir
  24. 0 texto é muito bom pois expressa muito relativo sobre o bem e o mal com diz no texto é verdade que ''O que pode ser bem para um também pode ser uma catástrofe para outro'' tudo isso é complexo na sociedade pois se refleti no cotidiano de cada um gostei muito !

    Vanessa Natalia Nunes Nº 38 2A

    ResponderExcluir
  25. " O que pode ser bem para um, também pode ser uma catástrofe para outro "
    Nunca se contentarão com o que tem, sempre vão querer mais do que necessário para se tornarem satisfeitos.

    Thiago Martins nº 37 2ºA

    ResponderExcluir
  26. Poder é para poucos. Se nós fazemos estragos sem poderes mágicos imagine só se pudéssemos fuzilar alguém só com um olhar? Não temos capacidade para ganhar super poderes, somos fracos e agimos pelo instinto, todos temos um lado bom e um lado mal, temos que ter equilíbrio porém na maioria das vezes agimos segundo a emoção e não à razão. Essa é uma das provas de que Deus é maravilhoso, Ele sempre soube que nós não faríamos coisas certas com muito poder em mãos e por isso não nos capacitou para isso.

    Hellen 2ºA nº20.

    ResponderExcluir
  27. O ser humano que sonha em ter poderes sem duvidas não sonha isso para o bem, sonha mesmo em fuzilar pessoas com olhares e etc. Não deveriamos sonhar em voar e ir além dos nossos limites, deveriamos aproveitar os poderes que foi nós concebidos, assim como FALAR, ANDAR, AMAR. Será que usamos os nossos poderes para o bem? E oque mudaria na sua vida poder voar ou fuzilar pessoas com os olhos? Sonhe alto, com algo que possa ser realizado, use seus poderes, AME quem menos merecer, ANDE até os mais necessitados e ajude, FALE palavras positivas que ajudaram pessoas no mundo.
    GREICE MARTINS N°13 3°D

    ResponderExcluir
  28. isso acontece também com a inteligência, uns usam para o bem, outros para o mal.....
    " O que pode ser bem para um, também pode ser uma catástrofe para outro " Jamais ficaram satisfeitos com o que sempre querem ,por isso que super poderes em pessoas erradas seria o fim. Giovanna N°12 1c

    ResponderExcluir
  29. Muitos já pensaram em dividir os conceitos de bem e mal. Bem e Mal tem sido as duas forças mais combatidas ao longo de toda a História. Bem e Mal são apenas lados de uma mesma balança. Izadora N°17 1C

    ResponderExcluir
  30. 0 texto é muito bom pois expressa muito relativo sobre o bem e o mal com diz no texto é verdade que ''O que pode ser bem para um também pode ser uma catástrofe para outro'' tudo isso é complexo na sociedade pois se refleti no cotidiano de cada um gostei muito !
    Bianca Nº03 3ºB

    ResponderExcluir
  31. Muitas pessoas dizem que: se você quer conhecer mesmo uma pessoa de poder à ela. Realmente, as pessoa com poder elas vão agir de acordo com o que ela tem por dentro, e ética e caráter. Portanto vai depender do tipo de pessoa, o poder vai revelar se ela é uma pessoa do bem. Só assim saberemos se ela é boa ou de ma caráter.
    Alex - 3 A, 01

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.