sábado, 9 de março de 2013

A Educação e a Virtualidade


As novas possibilidades digitais de acesso a criações musicais, textuais, fotográficas e outras trouxeram benefícios para o âmbito educacional?
Em termos, pois, por um lado a tecnologia digital facilitou e permitiu o acesso livre de qualquer aluno que tenha uma ferramenta capacitada, como um computador pessoal (com programas especializados em busca, seleção, cópia, gravação de cd e dvd e outros) ou um celular que possa acessar a Internet. Por outro, ao professor, permitiu buscar e baixar textos, fotos, charges, gravuras etc. para complementar e incrementar seu repertório programático. Assim, os direitos autorais passam a vagar no limbo virtual, porque, quem divulga suas produções, seja elas de qualquer espécie, sabe que elas passam a ser automaticamente de todos e quem as acessa também sabe que pode fazer o que quiser com elas. A Internet é terra de todos e de ninguém. E, mesmo que haja formas de registrar suas criações, assim que elas penetram naquele limbo, não há mais como recuar. A Revolução da Tecnologia Virtual é muito recente ainda e seus efeitos, maléficos ou benéficos, também não estão bem definidos, depurados, localizados. Só é possível dizer que se os professores se colocarem à margem desse processo, correm o risco de perder o único bonde (ou trem-bala) da história.

7 comentários:

  1. Oi Augusto :)
    Tem um livro,que estou querendo ler chamado:'Linguagem,Educação e Virtualidade',que trata sobre o assunto dessa postagem.
    Eu acho que a virtualidade trouxe muitos benefícios para a educação.É desejada por uns e temida por outros,pois conforme vc escreveu:
    'a Revolução da Tecnologia Virtual é muito recente...'
    Estamos vivendo a idade da mídia,e muitas mudanças estão a caminho...
    Um abraço e que vc tenha uma semana boa e produtiva.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde de domingo meu amigo e professor querido Augusto, pois é, concordo plenamente contigo, nossa inteligência nos faz saber o que procurar na internet para melhor estarmos bem informados, o "único bonde ou trem-bala" da história é mesmo o mundo virtual, nele podemos, com conscientização fazer bom uso, eu sempre busco aprender, aproveito todas as dicas dos amigos virtuais, uso meu cérebro para poder colocar meus pensamentos de forma que sendo eu mesma, não magoe ou ofenda as pessoas que por lá me dão o prazer da visita e da leitura e também comentam, tenho sorte, são todos amigos assim como você e nunca recebi comentários maldosos ou destrutivos, acho que o mundo virtual é mesmo a revolução da comunicação!
    Amei esse texto, muito bom!
    Abraços meu amigo!
    Ivone

    ResponderExcluir
  3. A internet, como já sabemos, transformou a vida das pessoas desde que surgiu. Através dela muitas mudanças ocorreram. O modo em que as pessoas começaram a se comunicar e buscar informações mudou muito, principalmente ao que diz respeito a velocidade dessa comunicação.

    Hoje em dia temos acesso a notícias praticamente em tempo real, o mesmo acontece com conversas on-line,seja através somente de textos como também com o auxílio da webcam.Na internet temos acesso a praticamente tudo: informação imediata, cultura, entretenimento diversificado, conteúdos destinados ao público adulto, enfim, inúmeros segmentos.

    Você tem a liberdade de percorrer caminhos diferenciados na internet; a principio com segurança. Mesmo com todas as informações que os meios de comunicação passam quase que diariamente, as pessoas parecem ignorar e continuam se expondo aos perigos.

    Na internet pode-se também haver inúmeras informações totalmente desnecessárias. É possível publicar comentários sobre uma determinada pessoa, denegrir sua imagem,como também há roubo de identidade, calúnia, enfim, tantas outras coisas. O que não podemos esquecer é que os crimes virtuais ainda são poucos os solucionados, então, o melhor é se precaver.

    ResponderExcluir
  4. Vdd ainda e terra de ninguém e mesmo assim não podemos viver sem, espero que leis sejam elaboradas para nos resguardar, mas, mesmo assim nem tudo estará protegido.

    ResponderExcluir
  5. Que em seu coração reina td aquilo que vc deseja, pois o Senhor te fará como um jardim regado, plantado e cuidado pelo Espírito dele e fluirá como um manancial de "águas vivas" bjinhos vc é muito especial pra mim.... FELIZ PÁSCOA
    (`'•.¸(`'•.¸¸.•'´)¸.•'´)
    «`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(\__/)¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(=':'=)¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(")_(")¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
    (¸.•'´(¸.•'´`'•.¸)`' •.¸)'

    ResponderExcluir
  6. A educação oriental as vezes é muito rígida em relação as crianças e jovens...a maior parte delas é tratada somente com severidade e disciplina rígida fazendo assim com q os jovens cresçam rígidamente em um padrão diferente dos nossos.

    Gustavo 2°D 11

    ResponderExcluir
  7. O mundo digital e suas outras tecnologias poderiamos exemplificar como uma flor e uma arma em ambas as mãos .
    temos dua formas de usa - lá tanto para o bem como para o mal .
    Tanto para nos beneficiar, como para nós nos prejudicar.
    A decisão é nossa .
    Melhor usar com moderação.
    DAIANE CRISTINA DE FREITAS SILVA NUM. 10 3 TA

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.