segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Respeito

Respeito é um tema relevante nas questões da ética, porque envolve praticamente a maioria das relações humanas. Ele pode ser associado à idéia de obediência, e esta resulta simplesmente do respeito ao maior, melhor,  mais sábio, mais velho ou porque o outro é mais poderoso.
Se uma relação se firma através do respeito, ela se fortalece e todos se beneficiam dela. É comum se obedecer aos pais, aos professores, ao empregador, e essa não é uma obediência servil, pois ela se baseia no respeito. Ouvir o que os outros têm a dizer, permitir que uma pessoa se defenda de uma acusação, ceder o lugar a uma pessoa idosa, parar o carro para que as pessoas cruzem a rua com segurança, aguardar sua vez numa fila e muitos outros são exemplos de respeito ao próximo.
Atitudes que demonstram respeito fortalecem os laços de cidadania, de civilidade, de hombridade e fazem com que as pessoas que agem assim sejam respeitadas também. É comum alguém dizer: "Respeito é bom e eu gosto!" Pois bem, para que se tenha respeito, deve-se respeitar também, não é?
Porém, se uma relação se estabelece baseada no poder, ela se dá através da imposição, do medo, da chantagem. Neste caso, a obediência não é espontânea e nem respeitosa. Os dois lados saem perdendo sempre, porque o poderoso não respeita o mais fraco e este, quando pode, reage com sentimento de vingança. Alguns pais escravizam de seus filhos, patrões ameaçam seus funcionários de demissão, professores ameaçam alunos de reprovação, certos maridos intimidam suas esposas.
O homem nasce e cresce dentro de uma sociedade e, num processo chamado socialização, ele vai aprendendo a se comportar dentro desta sociedade, ou seja, ele vai adquirindo os componentes da cultura desta sociedade, como a língua, costumes, valores, conhecimentos, ritmos musicais, uma profissão etc. Com a socialização, a aprendizagem e o desenvolvimento psicológico (raciocínio), o homem é capaz de compreender a relação de reciprocidade: respeitar para ser respeitado.
Essa reciprocidade deve valer não somente às pessoas de um mesmo grupo, ou uma mesma sociedade, mas como também a grupos e sociedades diferentes. Viver numa democracia, significa respeitar as diferenças e o respeito mútuo é a condição necessária para um convívio harmonioso.

32 comentários:

  1. Meu amigo professor, eis aqui um bom texto, serve de lição!É bem assim como dizes, respeito é mesmo tudo o que dignificada o respeitado e o respeitador!
    Quem se respeita respeita a todos e dá exemplo de cidadania!
    Que lindo poder ler aqui textos assim, repletos de sabedoria!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Augusto.
    Vim retribuir seu carinho. Me deixou emocionada viu rapaz. Eita que eu não mereço tanto.
    Toda a verdade numa belíssima explanação. Respeito é tudo! E este valor está desaparecendo. As pessoas estão ocas em seus valores, parece que o coração não conhece mais os sentimentos e sem eles vamos mergulhar cada vez no mundo caótico, onde os poderosos vão continuar oprimindo os mais fracos. E este sentimento aprendemos desde cedo em nosso seio familiar. Uma maravilhosa lição meu amigo. Pensar, refletir profundamente e corrigir os rumos, ou melhor, aprender a respeitar para ser respeitado. Parabéns pela abordagem. Beijos com afeto
    Gracita

    ResponderExcluir
  3. Concordo em genero, numero e grau:

    "Respeito é bom e eu gosto!" Pois bem, para que se tenha respeito, deve-se respeitar também, não é?

    ps: Seu blog esta sensacional, parabéns ao web design que fez.

    ResponderExcluir
  4. Olá Augusto,

    Perfeito seu texto, concordo plenamente em gênero, número e grau....respeito é a base de tudo!

    Ps. O novo visual do blog ficou 10........

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá Augusto, vim te dizer que a resposta já está lá no blog, fique sempre a vontade para questionar, é sempre sadio a troca de ideias desde que não acha radicalização, que é o grande mal do ser humano.

    Não pude deixar de ler o teu texto acima, e está certíssimo onde não há respeito o amor não floresce, aliás nenhum tipo de amor, a fraternidade exige antes de tudo que respeitemos o nosso próximo,mais uma vez parabéns está excelente, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  6. Augusto,um texto excelente e nos faz refletir sobre o respeito importante demais em qualquer sociedade!bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  7. Boa noitte Augusto, eita quanto tempo em?
    Estava por aqui me encantando com seus textos que sempre nos levam a reflexão.
    Enquanto lia as lembranças de quando eu era pequena me veio a cabeça, lembrei do quanto a 25 anos atrás o repeito que havia em uma sala de aula era invejável, víamos nossos professores como mestres mesmo.. como alguém pelo qual tínhamos uma admiração sem tamanho, afinal eles possuíam um conhecimento invejável.
    Eu mesma lembro da minha linda professora Ana Cláudia da minha 3° série, não havia no mundo professora mais linda do que aquela.. nunca houve na verdade, ela foi a pessoa que me despertou para o mundo dos livros, para a vontade de aprender mais e mais, foi pela admiração e respeito que tinha dela que persegui meu sonho de ser professora.
    Hoje quando olhamos as páginas de jornais, noticiários nos deparamos com notícias que é por demais revoltantes, alunos batendo em professores, respeito nenhum, muitas vezes em séries iniciais..
    Um dia uma pessoa muito próxima a mim, me disse que quando o professor dizia algo a resposta dela era: "Cala sua boca, quem paga seu salário sou eu" eu fico imaginando, e o valor do conhecimento que ele passa quanto vale? Não tem preço!! Pena que esse respeito se perdeu, acredito que por isso a humanidade caminha para esse breu sem fim..

    Me perdoe Augusto, me estendi por demais no comentário..
    Uma ótima noite
    Sheila

    ResponderExcluir
  8. Olá Augusto, como vai?

    Concordo com você. O respeito é muito importante para o bom relacionamento. É pena que os alguns ricos “compre o respeito”, não experimentando o sabor do merecimento. Parabéns pelos textos!

    Desejo que 2013 seja de muitas realizações positivas em sua vida e de sua família.

    Fiquemos na Paz de Deus até breve.

    ResponderExcluir
  9. Olá Augusto.
    Tudo bem ?
    Parabéns pelo seu blog.
    Faço parte de um projeto de idosos e gostaria de compartilhar o seu texto sobre respeito, claro que não deixarei de mencionar os créditos.
    Ele será útil para o grupo.
    Obrigada
    Paula Negrão
    http://contoseencantospaula.blogspot.com.br/2013/05/projeto-puxando-memoria-vem-historia.html

    ResponderExcluir
  10. Olá Professor belo artigo que fala sobre um tema em que muitos não dão importância porque respeito é saber amar o pro-cimo para ser amado sem definir o tipo de gêneros ou algo parecido como muitos costumam fazer com outros.

    RESPEITO EM PRIMEIRO LUGAR NA VIDA!!

    Gabriel José 2°C Valeu Augusto....

    ResponderExcluir
  11. o texto relata um assunto meio polemico que é o respeito. Respeito é bom e todos gostam, porem nem todos o praticam e querem ter e tem pessoas que nem merecem ter. Respeito é de graça e não machuca quem pratica e nem quem recebe!!!
    Rafael, 28-2ºB

    ResponderExcluir
  12. Texto muito bem escrito e bem claro, onde mostra a realidade humana, onde todos querem ser respeitado,sem ao menos respeitar...O Respeito ao meu ver, é algo essencial na vida do ser humano,é através do respeito que podemos muitas vezes mostrar nossa índole, nossa educação a nossa personalidade...Repseito é bom e todos gostam!! Murillo,24 - 2ºB

    ResponderExcluir
  13. Bom, o Respeito ao meu ver, é algo essencial na vida do ser humano,é através do respeito que podemos muitas vezes mostrar nossa índole, nossa educação a nossa personalidade.
    Mas infelizmente nem todos respeitam.
    Ellen Nº11 2ºA

    ResponderExcluir
  14. Nos faz refletir sobre o respeito importante demais em qualquer sociedade! Pensar, refletir profundamente e corrigir os rumos, ou melhor, aprender a respeitar para ser respeitado !
    Rodolfo Norton 2A n30

    ResponderExcluir
  15. parabéns pelo blog professor , bom Respeito é uma coisa que já foi mais dada e mais recebida , é dificil falar de respeito com adolescentes principalmente hoje em dia !
    Amanda 2°a n°40

    ResponderExcluir
  16. Pode se dizer que hoje em dia é praticamente impossível ser respeitado pois eu acredito que educação vem de casa,é ensinado pelos pais e não podemos cobrar respeito de alguém que nem ao menos sabe seu significado.
    Roberta Nº34 2A

    ResponderExcluir
  17. Existem pessoas na sociedade que não sabe oque é respeito que vive a vida como pode, do jeito que vai, mas se pararmos para analisar o meio de vida, entre familiares, entenderemos os motivos pelos quais são assim, mas assim que agimos com estás pessoas com respeito elas se envergonham de te desrespeitar, elas se travam quando alguem age com elas diferentes de todos, ela se privam de serem tão mal educadas quando dificilmente alguém o trata de maneira carinhosa e com uma ótima educação.
    GREICE JAQUELINE MARTINS DOS SANTOS 3°D 13 NOITE

    ResponderExcluir
  18. Obrigado. O Homem tem de ser ensinado para saber viver e estabelecer padroes de uma sociedade harmoniosa.

    ResponderExcluir
  19. Muito legal esse blog sobre o assunto: respeito

    ResponderExcluir
  20. Olá Augusto :)
    Respeito é algo que deve ser reconhecido por todos. Apesar de muitos não ter, temos que dar o ensinamento desde de criança, para ser conhecido numa sociedade quase justa. Assim construir uma sociedade justa.

    Nome: Vinicius N:32 1 Ano B

    ResponderExcluir
  21. Olá Augusto :)
    Respeito é algo que deve ser reconhecido por todos. Apesar de muitos não ter, temos que dar o ensinamento desde de criança, para ser conhecido numa sociedade quase justa. Assim construir uma sociedade justa.

    Nome: Vinicius N:32 1 Ano B

    ResponderExcluir
  22. Respeito é um algo essencial na vida do Seres Humanos, todos nos exigimos Respeitos, eu acredito que respeito vem de casa. Existem pessoas na sociedade que não sabe oque é respeito que vive a vida como pode porque não teve o ensinamento de como conviver de forma correta ou ate mesmo não pratica por ignorância .
    RESPEITO É BOM E TODO MUNDO GOSTA !

    Rayane Carolina de Lima n°28 1 b

    ResponderExcluir
  23. HOJE EM DIA É UMA COISA MUITO DIFICIL DE SE FALAR E DEBATER POIS HOJE EM DIA ,OS SERES HUMANOS NAO TEM O BOM SENSO DA EDUCAÇÃO DO RESPEITO COM OS DE MAIS ,A SOCIEDADE HOJE NAO TEM O ENSINAMENTO DE COMO CONVIVER DE FORMA CORRETA OU DE FORMA HUMANA E POR ISSO EXISTEM PESSOAS IGNORANTES !!O RESPEITO DEVE SER RECONHECIDO POR TODOS DES DE CRIANÇA ATE SEREM HUMANOS !
    RESPEITO É BOM E TODO MUNDO GOSTA
    BARBARA 3ºE N°07

    ResponderExcluir
  24. A questão do respeito é muito importante es todos os aspectos e nao importa o local ou região se sempre a ver respeitos entre ambas as partes sempre haverá harmonia pois sempre também que haver respeito sempre haverá uma amizade, no ônibus mesmo você dando lugar a uma pessoa doente ou velho enfim pode geral uma grande amizade e sempre sera recompensado.

    Victor hugo N°32 3°G

    ResponderExcluir
  25. Para uma pessoa ser respeitada ela tem que se dar ao respeito, mesmo se as outras pessoas não a respeitarem, ela tem seu próprio respeito ela mostra para a sociedade que seu conhecimento é superior pois ela da o respeito sem receber nada em troca. As pessoas só vão respeitar as outras quando entender que ninguém é melhor que ninguém .

    dassuan gomes nº05 3C

    ResponderExcluir
  26. O respeito é uma das coisas mais importantes que precisamos levar em conta para viver e conviver em sociedade.Devemos sempre ter consciência de que se queremos ser respeitados,devemos conceder o repeito também.Isso é a verdadeira essência de sobreviver em harmônia e de nos tornarmos cada vez mais seres humanos.
    Larissa N° 15 3°B

    ResponderExcluir
  27. O respeito envolve a ética, que no caso representa a maneira de se comportar em sociedade, que é um dos meios mais importantes de se conviver em harmonia. Não devemos apenas respeitar o "superior", e sim a todos. Independente de religião, classe, cultura, dentre outras diferenças que há em cada ser humano.
    MARIA SORAIA 3 ANO B N° 17

    ResponderExcluir
  28. como se dizia Sabotage, "Respeito é pra quem tem" humildade acima de tudo hoje em dia a sociedade não tem mais respeito por nada... E respeito começa desde de pequeno em casa com os pais, que hoje em dia não tem mais respeito dos filhos
    Vinicius N28 3A

    ResponderExcluir
  29. Como pode se ouvir todos os dias por muitos, respeito vem de casa. Fora de casa voce pode ate aprender a ter respeito só que de um modo mais dificil do que com seu pais, por que além deles quase ninguem liga para voce e muitas vezes te faz aprender da pior maneira. Por vamos aprender a ter respeito antes de sair casa.
    Igor Silva 3°A N°11 Victor Lacorte

    ResponderExcluir
  30. Nos dias de hoje dificilmente se consegue respeito sem exercer o poder, sem usar a força, na maioria das vezes você consegue o respeito desrespeitando, usando da grosseria, intimidando, para que respeitem você.
    Luan 3A 16

    ResponderExcluir
  31. Respeito vem sempre dos pais. Os pais q ensinam os filhos a terem respeitos com eles e com todas as pessoas. Mas algumas pessoas querem respeito e elas mesmos não tem respeito e eu acho que cada pessoa fizer sua parte de respeitar o próximo vai mudar muito a sociedade.
    Pedro Guerreiro 3A n:23

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.