segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O horário de verão e seus efeitos.

Por uma questão de economia, o Brasil adota legalmente o horário de verão, que é a alteração no horário de uma região, durante uma parte do ano, quando os relógios são adiantados em uma hora no fuso horário oficial local. No verão os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol e, aproveitar sua claridade, gera uma considerável economia de energia elétrica. Porém, os animais, de pequeno e grande porte, incluindo aí o homem, possuem um ciclo biológico de vinte e quatro horas, relativo aos períodos do dia e da noite e das estações do ano. Esse ciclo é chamando de ritmo circadiano. Ele regula todos os ritmos biológicos e psicológicos do corpo humano, influenciando, por exemplo, a digestão, o estado de vigília, o crescimento, a renovação das células, a temperatura e outros. No núcleo supraquiasmático do cérebro, localizado no hipotálamo, há um ‘relógio’ que regula e monitora todos estes processos. Estudos recentes relacionaram o ritmo circadiano às marés, ao ciclo lunar, à dinâmica climática e às correntes eólicas e marítimas, ou seja, a dinâmica circadiana não se restringe a uma questão fisiológica apenas, mas a uma conjuntura astronômica, geológica e ecológica. Assim, é de se pasmar que o homem participa inconscientemente de um pulsar cósmico que vai muito mais além do que o senso comum pode conceber. Contudo, mais incompreensível ainda é a reclamação impertinente que a patuleia promove pelo simples fato de que reclamar é mais vital para ela do que pesquisar e compreender a importância do uso racional do horário de verão. Para quem viaja por vários fusos horários em poucas horas e muda de meridiano, como nos vôos de avião, é comum que o ritmo circadiano sofra alterações, gerando consequencias no trabalho do organismo. Esse transtorno, conhecido como ‘jet lag’, do inglês jet (jato) e lag (diferença de horário), é o resultado do rompimento do ciclo claro-escuro e de fatores ambientais, gerando um distúrbio nos horários do sono, das refeições, do trabalho e de tudo que a pessoa e seu organismo estavam habituados a realizar lá no seu tempo e espaço. Mas, a mudança de uma hora apenas no relógio não causa alguma alteração no ritmo circadiano e seu efeito é nenhum. Quem viaja de um estado a outro fronteiriço sabe que lá a hora é diferente e nem sente qualquer indisposição orgânica ou psicológica por isso, porque esse efeito só é sentido por aqueles que atravessam vários fusos em pouco tempo. E por que quase todos reclamam que estão sentindo efeitos estranhos, como náusea, insônia ou sonolência, irritação, inapetência e outros achaques? Será que reclamar por nada se tornou um vício? Se alguém sente algo um outro tem de sentir também? E se o achaque tiver outra causa? Será verdade que reclamamos demais e fazemos de menos? Será que estamos convencidos e nos predispomos a passar mal durante o horário de verão? Quem deslindará esse imbrólio?

21 comentários:

  1. Rapaz... Eu por vezes viajo para o exterior, diferenças consideráveis de horário e entendo o que quis dizer, porém, eu creio que este negócio do horário de verão seja algo psicológico. E eu acabo me incluindo, não chego a passar mal, mas como tenho uma insônia incurável e só consigo dormir depois das cinco da manhã, fica complicado, porque há vezes que não dá tempo sequer de dormir com esta mudança. Aí fico com aquela típica aparência de personagem de The Walking Dead.
    Eu vi um post bem divertido agora de uma parceira e comentei com ela, que estou sentindo letargia, porque simplesmente não dormi um sono sequer nem ontem e pra piorar, nem hoje. rs.

    http://docedeni.blogspot.com.br/2012/10/horario-de-verao.html

    => CLIQUE => Escritos Lisérgicos...

    ResponderExcluir
  2. Olá Augusto.
    Realmente a mudança de horário pode até não causar nenhum mal estar físico ou psicológico. Mas toda e qualquer mudança encontra uma forte barreira. E com o horário de verão não é diferente. Me demoro um pouquinho para me habituar pois mexe minimamente com o metabolismo mas passa. E aí vamos nós pra mais um horário verão. Abraços
    Gracita

    ResponderExcluir
  3. Olá Augusto,

    Particularmente gosto muito do horário de verão, nunca tive problema nenhum com isso.

    Obrigada pela visita e pelo comentário tão carinhoso...

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Amigo professor querido e sabio, tens toda a razão em nos mostrar isso aqui de forma simples e clara, pois é, eu nunca sou dada a reclamações sem importancia, portanto adoro horario de verão, frio, calor, tudo pra mim é bom, coloco em meu cérebro que nada vai me tirar do meu bom estado de querer sempre viver bem e feliz!
    As pessoas reclamam e reclamam, é isso!!!
    Amo ler seus escritos, fico muito feliz quando lê os meus!
    Abraços amigo professor!

    ResponderExcluir
  5. Olá Augusto!
    Estava com saudade de suas postagens.
    Sei que a maioria das pessoas reclamam dessa mudança de horário,mas eu até gosto,afinal minha vida não vai parar por causa disso.
    E pode até ser psicológico,mas não consigo me alimentar normalmente durante uns 4 ou 5 dias.Ainda bem que meu sono não se altera.Durmo bem sempre.
    Olha esse rebuliço que o horário de verão causa,está longe de ter um final.Todo ano é a mesma coisa.
    Abraços \o/

    ResponderExcluir
  6. ‎`⋎´ * ¸.•°*”˜˜”*°•.¸.¤*¨¨*
    ... *¸.•°*”˜˜”*°•.¸.¤*¨¨*
    ....•°*”˜˜”*°•.¸.¤*¨¨*
    Se faz bem ou mal nem sei..só sei
    que odeioooooooooo esse horário não
    gosto mesmo, não sinto essas coisas ai, mas nunca fui com a cara dele rsrsrsr
    E da uma passadinha no meu cantinho
    tá bo bjusss
    Rita!!!
    ‎`⋎´ * ¸.•°*”˜˜”*°•.¸.¤*¨¨*
    ... *¸.•°*”˜˜”*°•.¸.¤*¨¨*
    ....•°*”˜˜”*°•.¸.¤*¨¨*

    ResponderExcluir
  7. Augusto,uma cronica bem apropriada e me incluo nessa turma dos que demoram a se adaptar ao horario de verão.Mesmo sendo só uma hora levo uns 3 dias pra regular o ritmo do sono.Deve ser mesmo algum efeito psicológico!...rss...muito legal a informação!bjs,

    ResponderExcluir
  8. Oii amigo, vivendo e aprendendo, eu não conhecia esse ciclo que possuímos que citou, claro que sabemos do funcionamento biológico e psicológico que as horas exercem sobre nós, mas não conhecia detalhes rsr concordo com vc, uma hora não é nada, eu particularmente amoooo horário de verão e fico triste qdo ele acaba, por mim tá tudo certo, eu adoro rsr abraçosss

    ResponderExcluir
  9. haahaha, mal de horário de verão, nunca tinha visto.
    Amo esse horário, deixa a vida mais bonita e quando trabalhamos o dia todo, sair e ainda ter sol é muito bom!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  10. Augusto o povo gosta de reclamar, mas o mais triste é que reclama do que não tem tanta importância, eu não tenho alteração nenhuma no horário de verão, pelo contrário adoro o prolongamento da tarde. Engraçado que o que devia mesmo ser reclamado e exigido ninguém o faz não é? Gostei muito da postagem, obrigada pelo seu apoio em minha página, abraços Luconi

    ResponderExcluir
  11. obrigada pela sua visita em meu blog.
    vim conhecer seu espaço, mtos assuntos interessantes. estou ficando por aqui tbem
    sobre esse horario de verão realmente é complicado pra mim muda tudo, demoro pra acostumar, parece bobagem, só uma horinha, mas nosso organismo sente a diferença. mas pelo escurecer mais tarde, dias mais longos, acho interessante poder aproveitar dar uma caminhada...enfim tudo tem seu lado bom!
    abços

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Augusto..
    Primeiro quero dizer que ter recebido sua visita essa semana lá no blog me deixou por demais feliz..
    Eu demorei mas consegui chegar srsr
    Olha eu não passo mal, não sinto nadinha dessas coisas, mas devo confessar que não gosto nenhum pouquinho desse horário...
    Esse negócio de ter que acordar na madrugada na hora do meu soninho mais gostoso me mata rssr
    E depois nunca consigo chegar em casa cedo..
    Mas tirando a preguicinha tá tudo ótimo..

    Olha só, a partir de amanhã (ou melhor hoje rs) todas as sextas serão dias em que estarei postando receitinhas vegetarianas.. e falando um pouquinho sobre o assunto.. então quando quiser dar uma passadinha lá..
    Uma ótima noite pra você viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
  13. Olá Augusto,
    Escuto tantos reclamarem do horário de verão, mas sinceramente adoro, não sei se por estar no litoral e ter praia até as 20hrs, ahh, muito bom.
    Bom final de semana
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Que engraçado, como uma hora faz diferença em nós.Parece que esta semana ando com o sono insaciável :)

    Obrigada pelo carinho em meu blog. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Tinha escrito um comentário grande mais deu problema na hora de postar.
    Blog instrutivo
    Adorei
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  16. OI AUGUSTO!
    GRATA POR TUA IDA NO "SÓ PRA DIZER" E GENTILEZA DO COMENTÁRIO.
    VINDO AQUI, TENHO QUE DIZER QUE APRENDI UM BOM POUCO, ENTÃO VALEU.
    QUANTO A TUA PERGUNTA, SIM, RECLAMAMOS DEMAIS E FAZEMOS DE MENOS, QUASE QUE SEMPRE.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  17. Para o mundo, vc pode ser mais uma pessoa, mas para uma pessoa vc pode ser o mundo dele.
    Tenha uma quarta-feira abençoada, filha do Senhor.
    Bju
    Toninha

    ResponderExcluir
  18. Olá Multiplicador Augusto, boa noite!

    Educador, vejo através de seus seguidores/parceiros/comentários que nossa família estar crescendo. Que bom! A ideia é essa mesmo.

    Estamos convidando você a:

    - Conhecer os novos blogs divulgados;
    - Saber quem são os multiplicadores do mês;
    - Retribuir comentário em sua postagem (caso tenha), (encontre seu blog de forma fácil através de página ‘índice’);
    - Deixar um comentário para outro blogueiro e ele o retribuirá;
    - Aproveitar a visita e fazer novas parcerias/seguidores;
    _ Também saber as novidades.

    http://www.marquecomx.com.br/
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

    O projeto crescerá com a união e a divulgação de todos nós. Mais uma vez, obrigado pela parceira e amizade.

    Excelente semana, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    ResponderExcluir
  19. Olá Augusto
    Pode ser que esteja comprovado que organicamente o corpo não sofre alterações em seu "relógio natural", mas eu Destesto horário de verão, pois costumo dar aulas o dia todo e depois à noite é que faço minhas coisas, apostilas, Jornais e meu Blo. Também é à noite que estudo e faço minhas lições. Com isso vou dormir sempre mais tarde, mas por causa do horário de verão, levanto 1 hora mais cedo, e sinto falta deste acúmulo de horas no decorrer da semana, ou seja, vivo cansada e com sono. Pode ter quem goste do horário de verão, mas eu detesto !!! Bom, rsrrsrss, antes que vc me ache malhumorada, Agradeço vc ter visitado meu Blog e agora visitando o seu, gostei muito de seu jeito de escrever.
    Vou visitá-lo mais vezes, com certeza !!! Abraços mil !!!!
    Márcia Carioni

    http://marciacarioni.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Tem pessoas que gosta de mudanças, há quem não consiga se adaptar, mas aos poucos vão fazendo parte da rotina e fica fácil conviver com o horário de verão.

    Gabriel N°16 2ªA

    ResponderExcluir
  21. N sou uma pessoa que gosta de mudança, o horário de verão e muito importante por isso existe até hoje, o problema é que quando acostumo com esse horário ele muda, mais mudanças fz parte da vida de todos não é? Isa n*16 1*c

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.