quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Estética

Estética é o estudo do belo, o qual envolve tanto conceitos de beleza nas diferentes épocas ou civilizações como também as emoções ou sentimento que algo pode transmitir. Os sentimentos, por serem pessoais, poderão ser diferentes em cada indivíduo, mas os conceitos pré-estabelecidos tornam-se padrões, modelos idealizados. Em relação à estética, somos muito influenciados pela interpretação coletiva. Nem sempre gostamos do novo, do inusitado, daquilo que quebra os padrões já estabelecidos do que é belo. Mas, quando conhecemos os significados dos padrões, podemos analisá-los e assim adquirir os nossos conceitos, que podem ser diferentes dos conceitos coletivos. Assim formulamos as nossas próprias opiniões, ajustando-as de modo a não desrespeitar a opinião dos outros. Alguns valores individuais são fáceis de serem percebidos e um exemplo disso está na maneira como as pessoas decoram suas casas ou como se vestem, cortam os cabelos ou quais comidas preferem, lugares que gostam de freqüentar ou quais pessoas escolhem para se relacionar. A estética pessoal pode ser considerada um código que revela muito sobre a personalidade de alguém. Muitas vezes, os trajes ou a postura de alguém indicam uma condição que nem sempre é a verdadeira e por isso devemos tomar cuidado para não tirarmos conclusões precipitadas sobre as pessoas pelas suas aparências ou atos, subestimando-as. Se uma pessoa está ou não mal-vestida depende do nosso gosto, do nosso conceito estético, da nossa concepção, atrasada ou avançada, em relação à moda e, muitas vezes, do nosso feio costume de julgar as pessoas segundo o nosso modelo ideal, que, no mais das vezes, não somos.

19 comentários:

  1. Excelente Guto concordo com vc, eu mesma nunca segui padrões visto o que gosto sem me importar com marcas ou modinhas, claro que bom senso é necessário.
    Quanto a beleza isso é muito particular, não existe pessoas totalmente feias, na minha concepção, sempre temos algo que se destaca, pode ser olhos, boca, mãos. Perfeição ainda não achei.

    ResponderExcluir
  2. Olá Augusto,

    Gostei do texto!

    A verdadeira beleza para mim, é demonstrada pelas ações, atitudes, generosidade e conceitos de cada ser humano, já a beleza física acaba-se com o tempo...

    Abçs

    ResponderExcluir
  3. ✫. `⋎´ ✫❤✫..
    (⁀‵❤⁀,) ✫✫✫Boa tarde pra você✫.❤
    Ser amigo e desejar o melhor para o outro, é um dom de Deus.
    Por isso elogio o que vc tem na sua
    postagem hoje,gosto de fazer visita, e adoro receber seu carinho
    Agradeço pela bela amizade sempre
    querida, deixo um abraço carinhoso
    com esse texto valiosíssimo
    Bjusss
    Rita!!!
    (⁀❤‵⁀,) ✫✫✫..! ♥
    .`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫❤
    ✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫❤✫

    ResponderExcluir
  4. Oi Augusto.. concordo que a beleza está muito além do que a moda impõe.
    Beleza verdadeira pra mim está por dentro e pelo caráter que cada um tem..

    Há não.. senti falta de você na BC d ontem...

    Um abraço e um excelente fim de semana..

    Sheila

    ResponderExcluir
  5. Augusto,sempre um texto sensivel e inteligente por aqui!E tem texto seu tb no meu blog Recanto dos autores,obrigada!bjs,

    ResponderExcluir
  6. Quantas vezes você sorriu pra disfarçar uma lágrima?
    Quantas vezes quis sair de um lugar correndo de algum lugar e ficou por educação?
    Quantas vezes tudo que você sempre desejou era apenas:
    • Um abraço
    • Uma palavra
    Quantas vezes você teve que abrir mão daquilo que mais ama, só porque os outros dizem que está errado?
    Criticar é fácil... vestir suas dores ninguém quer... Aproveite cada segundo de sua vida, pois na vida não há retorno apenas RECORDAÇÕES!!!

    Tenha uma semana cheia de bênçãos.
    Toninha

    Convido a vc amiga a conhecer o meu novo blog e tornar-se seguidora.
    Bju
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. E aí o que achou do cafezinho??? Espero que tenha gostado.

    Realmente trabalhar com redação não é fácil, os alunos confundem mesmo. Essa matéria tem que se tornar rotina pra eles. Com a era da informatização, tudo fica mais simplificado. Só falta agora mudar as regras e aceitar as palavras simplificadas como vc expôs no meu blog.
    Obrigada por visitar e vê se aparece sempre que puder.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Podemos dizer que desde sempre vivemos em uma sociedade em que a a beleza, a moda, a estética vem sempre em primeiro lugar. Quando vemos alguém que não esta ''padronizado'' do jeito que anda a tendencia, o normal de todos é criticar e até mesmo rir do jeito que aquela tal pessoa esta vestida e arrumada.

    ResponderExcluir
  9. O modo de se vestir nos mostra como é uma pessoa, geralmente julgamos "sem conhecer", mas como todos tem esse péssimo abito a estética nos leva a ver outras pessoas. Umas com a roupa mais arrumada, outras com o cabelo mais aperfeiçoado e outras com o celular da moda.. É fácil notar a estética, ela está em todos os lugares.
    Letícia 3B 21

    ResponderExcluir
  10. Augusto, me identifiquei muito com esse pequeno texto, aliás eu sou muito observadora e pensativa, costumo reparar bem nas pessoas , nos estilos , nas pinturas das casas , e ja me peguei pensando varias vezes "Será que ela acha que está bonita?".
    Pensamentos que nós vareiam , pelo fato de termos nossos próprios conceitos de beleza e desconsiderarmos oque para nós , não nós prendem a atenção.
    gREICE JAQUELINE 2°G N°67

    ResponderExcluir
  11. Augusto, o texto é interessante, o principal fato de nos mostrar a importancia de respeitar o estilo e beleza de cada um.
    ALEF N°50 2°G

    ResponderExcluir
  12. Está na cabeça de cada um a 'beleza ideal', não existe beleza coletiva. O que agrada um sempre vai desagradar outro, a aparência engana e ao mesmo tempo fala muito sobre a pessoa.
    Bianca, 2ºA, nº07

    ResponderExcluir
  13. O texto a estética fala algo inusitado sobre as pessoas,que nem sempre uma pessoa que se veste mal, não é aceita na sociedade e na verdade não deveria ser assim,porque a vestidura nem sempre é tudo na vida do ser humano mas quase todo mundo age desta maneira e tem uma maneira de pensar sobre o individuo. Jeferson,2ºA,Nº24

    ResponderExcluir
  14. Podemos dizer que desde sempre vivemos em uma sociedade em que a a beleza, a moda, a estética vem sempre em primeiro lugar. Quando vemos alguém que não esta ''padronizado'' do jeito que anda a tendencia, o normal de todos é criticar e até mesmo rir do jeito que aquela tal pessoa esta vestida e arrumada.


    Nadine Mascia nº28
    3ºB

    ResponderExcluir
  15. O texto falou tudo! Os conceitos do belo não são os mesmo para todos, o que é bonito pra mim para outra pessoa pode ser horrível. E é assim que ter que ser. Os padrões de beleza para mim, são totalmente estúpidos e ignorantes, Julgar uma pessoa pela maneira que ela se vesti, pelo seu físico ou pelo seu corte de cabelo é repugnantemente!
    Julia Freitas nº18 3º B

    ResponderExcluir
  16. Acredito que cada um tem que seguir o seu próprio padrão e gostar de si mesmo sem se importar com o que os outros impõem.

    Gabriel N°16 2ªA

    ResponderExcluir
  17. A estética muitas vezes é imposta pela sociedade alterando o modo de vida das pessoas, principalmente dos adolescentes. Benefício ou malefício? Isso pode prejudicar o desenvolvimento na sociedade? As pessoas estão mais preocupados com a estética do que com a essência.

    Aline Hernandes, nº05 3ªE

    ResponderExcluir
  18. Vivemos em uma sociedade em que a aparência, estética é mais importante do que o caráter da pessoa.A estética as vezes é imposta pela sociedade alterando o modo de vista das pessoas.
    Na minha opiniao as pessoas tem que seguir o seu próprio gosto, e gostar de si mesmo sem se importa com o que os outros vão pesar.

    NOME-Luana N-21 SERIE-3C

    ResponderExcluir
  19. Os padrões da sociedade nos impõe coisas que não são verdadeiras, as mulheres sofrem muito com isso, porque querem ter o "corpo ideal", e existe corpo ideal ?O que pode ser belo para mim não necessariamente será belo para você, cada individuo tem seu próprio gosto e estilo. E não devemos querer nos modificar para nos encaixar no padrões pré-estabelecidos pela sociedade. Temos que nos amar do jeito que somos.

    Gabrieli Pórto 3B

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.