quinta-feira, 2 de agosto de 2012

As obras (livros) que me compuseram.

Talvez o primeiro livro que eu tenha entrado em contato foi uma cartilha da escola, chamada “Caminho Suave”. Era toda encardida porque já tinha passado pelas mãos de minhas irmãs mais velhas. As professoras da época tinham de se desdobrar para transformar as palavras apresentadas em ensinamento. Lembro-me que a primeira delas era a palavra “abelha”, mas não tínhamos aprendido o bê, o ele e o agá ainda. Então, era aquele vai e vem danado, mas moleque curioso que era, já quase lia tudo com as irmãs. Daquele tempo para cá, milhares de livros passaram e ainda passam por mim O que me encantou a princípio foram os livros de José Mauro de Vasconcelos, Meu pé de laranja lima, Doidão e Rosinha, minha canoa. Depois vieram as obras de Maria José Dupré, com Éramos seis e outros. Toda a literatura brasileira não me escapou, principalmente a Machado de Assis, com Dom Casmurro e O Alienista, e boa parte da internacional também foi devorada aos borbotões. Virei “rato de sebo”, quando morava em São Paulo e ainda coleciono milhares de exemplares. Todavia, há vários livros espetaculares que devem fazer parte da lista de todos: A paixão segundo GH, de Clarice Lispector, Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia marques, Risíveis amores, de Milan Kundera, Se um viajante numa noite de inverno..., de Ítalo Calvino, O dezoito brumário, de Karl Marx, As palavras e as coisas e Idade da razão, de J-P Sartre, O paradigma do homem, de Edgar Morin, A morte em Veneza e O tambor, de Thomas Mann, Eu, robô, de Isaac Asimov, Criação, de Gore Vidal, Zorba, o grego, de Nikos Kozantizakis, A escolha de Sofia, de Willian Styron, Demian, de Hermann Hesse, Morangos mofados, de Caio Fernando Abreu, Admirável mundo novo, de Aldous Huxley, O pêndulo de Foucault, de Umberto Eco, A metamorfose, de Kafka, A história em migalhas, de François Dosse, A ideologia da sociedade industrial, de Herbert Marcuse, O estrangeiro, de Albert Camus e Orlando, de Virgínia Woolf. Claro que ainda não citei muitas outras obras fantásticas, mas essas são as que nunca esqueço e que me fizeram ser diferente e melhor.

21 comentários:

  1. Olá Augusto,

    Que lista incrível e fascinante, pretendo ler alguns títulos citados acima.

    Abçs e Bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa qtos livros e todos uma bela
    obra de arte, j´s li muitos desses que vc citou, mas tem alguns que inda não conheço
    Parabéns pela bela postagem dos livros
    Abraços com carinho
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Augusto. sua lista é incrível. Com toda certeza esses livros deixaram marcas profundas e contribuíram para a sua formação pessoal. Os que eu não li pretendo fazê-lo rapidinho. Como sempre um post super bem elaborado. Parabéns meu amigo.
    um abraço
    Gracita

    ResponderExcluir
  4. Oi Augusto :)
    Muito legal sua postagem.
    Livros me encantam,desde criança.
    As obras que vc citou são bem interessantes...
    (Não sei se vc tem uma conta no Skoob [é uma estante virtual],lá vc pode mostrar 'o que já leu,vai ler ou está lendo'.
    Esses e os demais livros que vc aprecia,ficariam legais nessa rede social criada para quem ama ler).
    Abraços e boa noite!

    ResponderExcluir
  5. Oi Augusto.. gente!! Eu li "Meu pé de laranja lima" quando estava na escola..
    Eita que naquela época era bom demais da conta..
    Falando em cartilhas.. lembrei da minha, eram figuras tão lindas.. e sempre ficávamos ansiosos pela próxima letrinha.. srs
    Ai que bom lembrar disso tudo..
    Amei sua lista..

    Sheila

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha de post Guto que pena esqueci de mencionar na minha lista Rosinha minha Canoa eu amei esse livro,o que disse é verdade talvez o primeiro contato que temos são as cartilhas que recebemos no primário, enfim títulos excelentes alguns li outros vou procurar conhecer. O bom dessa blogagem foi receber dicas valiosas de grandes autores.

    ResponderExcluir
  7. Augusto sensacional Metamorfose é excelente sem duvida, gostei de lembrar das cartilhas nossa a minha tbm tinha abelhinha e nunca conseguia dizer essa palavra kkk.

    ResponderExcluir
  8. O que posso dizer UAU..Eramos Seis é lindo demais, enfim parabéns não esperaria outra coisa de uma pessoa culta como vc, adorei os que não li vou ver urgente.

    ResponderExcluir
  9. Nossa professor me fez voltar lá trás lembro da minha cartilha rs verdade é o primeiro contato com a leitura, alguns livros que citou não li ainda ótimas indicações.

    ResponderExcluir
  10. Os livros que citou no começo li na escola ainda acho que na sexta serie, os outros ainda não tive o prazer.
    Prometo que depois de aposentado vou por em ordem, sabe deitado na minha rede, tomando uma água de coco rs bom demais...

    ResponderExcluir
  11. OLá meu amigo eu ja o seguia.... mas obrigada por me seguir também.. vim agradecer sua amigável visita em nosso espaço eu gosto muito de ler pois sei que crescemos assim.. aprendemos assim.. mas não conhecia esses mencionados.. boa dica.. um abraço..

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Augusto!Já li alguns desses livros são maravilhosos.Parabéns pelo seu trabalho e muita luz em seu caminho.
    Bom fim semana.Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Ola Augusto,adorei estares em minha "festinha".Teus textos continuam excelentes e foi um grande prazer para mim novamente entrar em contato com tua simpática pessoa.Meu grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Ola Augusto,parabéns pelos textos tão bem escritos.Adorei te encontrar na minha "festinha".meu grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Engraçado, os fatos que voce conta tem tudo a ver comigo, eu também li essa cartilha, só que ao contrario entrei no primeiro dia na escola já sabia todo abecedário, fui autodidata. surpreendi logo no primeiro dia.

    Valeu amigo!

    ResponderExcluir
  16. Olá Augusto, que coisa boa lembrar da cartilha Sodré! Ela foi meu encanto de menina, adorava a hora da leitura! Uma maravilha a sua lista de livros.Alguns já li, mas há outros que ainda não...
    Obrigada por essas dicas de leituras preciosas e pelas visitas ao meu blog.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Augusto,
    passeando parei por aqui! Sua lista de livros é bem parecida com a minha, mas estou sempre aumentando (rs) e até hoje eu me lembro da primeira página da Caminho Suave e o desenho da abelha.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  18. Muito bacana prof. essa sua postagem.Também gosto muito de ler. Iniciei minhas leituras com meu pé de Laranja Lima, lí todas as grandes obras de Jorge Amado e por aí vai. Tento passar esse amor pela leitura aos professores de minha escola e aos alunos porque sei que é através da leitura e da escrita que eles chegam à cidadania.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Olá Augusto, como vai ?

    Sua postagem me fez relembrar a época de escola onde eu emprestava livros no Sesc, da série Vagalume e os de Agatha Christie e foi assim que tomei gosto pela leitura :) Que tempo bom ! O exemplo herdei de minha mãe que até hoje devora livros e mais livros por mês, toda data especial, ela pede... livros !! rsrs
    A lista que compartilhou conosco é maravilhosa, já tive a oportunidade de ler alguns, mas um que tenho curiosidade e foi ótima sua lembrança, foi A escolha de Sofia :) Eu adoro sebos, agora compro em um on line que nos envia para casa, uma beleza, mas nada como a aventura de visitar estes espaços, não é mesmo :)

    Obrigada pelas dicas :) Grande abraço e que sua semana seja ótima !

    ResponderExcluir
  20. Olá , seu blog é muito bom, e desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é: António Batalha, e quero deixar-lhe um convite, se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante. Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que Seja feliz você e sua casa.

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.