segunda-feira, 25 de junho de 2012

O homem é o lobo do próprio homem.

Muito se aventou sobre a origem da sociedade humana, de como os homens estabeleceram pactos sociais para, aparentemente viverem numa paz forjada. Quando e como os homens saíram de um estado de natureza para criarem um contexto separado dela já queimou muita pestana. Pensadores, como John Locke, J-J Rousseau, Montesquieu e Thomas Hobbes, até que se esforçaram bastante para resolver esse imbróglio. Porém, este último cravou uma frase que gerou e ainda gera muita polêmica. Ele reescreveu uma frase do notável escritor latino Plauto, “o homem é o lobo do próprio homem”, ou seja, que, no estado natural, todos se opunham contra todos, que a lei era a dos mais fortes e que o restante era subjugado à força, sem direitos e com o ônus de produzir a subsistência dos mandantes. Numa certa época (que ninguém foi capaz de precisar quando) um pacto foi criado para proteger os mais fracos. Foi assim que surgiu o Estado. Como antes os homens eram perfeitamente iguais (Hobbes não explicou como então eram tão divergentes), desejavam algo que fosse regulador do direito de todos, pois todos tinham necessidades iguais e o mesmo instinto de autopreservação. Renunciaram então àquela liberdade do estado de natureza em função da tranquilidade do convívio em sociedade. O pacto firmado resolveria de vez as divergências e permitiria à sociedade evoluir. Tudo, porém, estaria resolvido se o Estado garantisse de fato uma paz duradoura entre os homens. Mas o que é esse Estado? Do que ele é constituído? Se outrora, a lei do mais forte era a que vigorava, agora é a lei do mais esperto? Os homens continuam lutando e competindo entre si, se aproveitando dos mais fracos, das minorias, tomaram de assalto a própria natureza e se distanciaram dela como se ela fosse um produto a ser negociado na feira. Os homens sempre precisaram da natureza, mas ela nunca precisou deles. Pelo contrário, essa espécie é das mais predadoras e, sendo assim, aquele pensador acertou em dizer que o homem é lobo de sua própria espécie. Em busca de riquezas, notoriedade, poder, capacidade de decidir sobre o destino da maioria, muitas pessoas, que não podem ser consideradas humanas, não relutam em retirar do seu caminho qualquer inconveniente. Todavia, em meio a tão vasto deserto, é possível encontrar oásis aprazíveis, com água fresca e sombra generosa.

88 comentários:

  1. MARAVILHOSO, texto professor
    é certo mesmo dizer que o homem é o
    próprio lobo do universo, gostei do que escreveu, mais uma vez te felicito pela postagem
    Abraços
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, adoro ler os "pensadores", pois com "eles" sempre aprendi algo e ainda aprendo.
    Agora aprendo contigo nessa dissertação!
    O homem é mesmo "O lobo do próprio homem", que pena!
    Concordo contigo que é possível encontrar lindos oásis com águas frescas e sombras generosas, ainda bem, nunca podemos perder a fé de que um dia seremos todos compreensíveis da verdadeira felicidade que é o nosso autoconhecimento, e o principal que é a autoaceitação, sim, com isso seremos mais leves e felizes,assim espero!!!
    Abraços e continuo vindo aqui aprendendo contigo!
    Ivone

    ResponderExcluir
  3. Olá Augusto :)
    Hobbes acertou em cheio ao afirmar que 'o homem é lobo do próprio homem',afinal o lobo do homem se chama egoísmo.
    Mas,nem tudo está perdido,e eu gostei muito desse final:
    'em meio a tão vasto deserto, é possível encontrar oásis aprazíveis, com água fresca e sombra generosa.'
    A filosofia sempre me leva a reflexões intermináveis...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Mais um belo texto, forte e reflexivo!

    Sem dúvida alguma, o maior inimigo do homem... é ele mesmo...

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Do jeito que os homens estão é uma ofensa compara-los com tão belas criaturas que são os lobos. Tem horas que sinto vergonha da minha raça.

    ResponderExcluir
  6. Que bela reflexão a sensação que tenho é que os animais irracionais somos nós.

    ResponderExcluir
  7. Todavia, em meio a tão vasto deserto, é possível encontrar oásis aprazíveis, com água fresca e sombra generosa.


    Ainda creio nisso meu amigo de verdade!!

    ResponderExcluir
  8. Estou sedenta por estes oásis aprazíveis.. Estou ansiosa por um Estado que de fato encaminhe esta água fresca e esta sombra generosa para todo o povo.
    Valeu, cara!
    Gostei do texto.
    E também gostei do teu comentário a partir da minha poesia História Ferida. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. A realidade é esta as pessoas vivem de uma paz aparente. A palavra do Senhor diz que no mundo tereis aflições, mais nele encontraremos paz! Paz, Paz, o mundo não tem paz! Nem que faça pactos, alianças, negociatas ou seja lá o que for. É puro engano.
    Concordo quando diz que homem sempre precisou da natureza, mais a natureza nunca precisa dele. A realidade de tudo é que tudo seria bem melhor se o homem não menosprezasse tanto o que tem de graça.

    ResponderExcluir
  10. Sim, sim, o ser humano é refém do ser humano. E parece que não há mesmo boa vontade por parte de quem detém o poder... A Rio + 20 que o diga.

    Obrigada pelo carinho com a minha poesia. Podemos compartilhar sempre.

    ResponderExcluir
  11. Olá Multiplicador Augusto, ajude-nos a promover os blogs dos Educadores!

    Augusto Sperchi, em respeito a todos os outros multiplicadores e também para que seu blog possa ser beneficiado de todas as vantagens e oportunidades de poder está sempre em evidência, as regras devem ser seguidas por todos os parceiros.

    *Falta adicionar o banner (ou link) do blog Marquecomx e do Educadores Multiplicadores, ambos na página principal*.

    As normas e vantagens estão postadas neste link:

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

    Certo de sua compreensão, fique na paz, abraço e até breve!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, até mesmo eu que ainda sou criança consegui entender perfeitamente esse assunto e concordo com todos vocês, o homem literalmente se mata para conseguir poder, dinheiro e sucesso.Estou no 7° ano fazendo um trabalho de história e fiquei impressionada com o tanto de coisas que o ser humano faz para SE beneficiar.

    ResponderExcluir
  13. Pois é professor, o homem simplesmente perdeu a sua essência e se esqueceram que o mais importante não esta relacionado á busca de poder, e sim ao que faríamos para evoluirmos espiritualmente como bons cidadãos e humanos! Rithiele 2ª A nº 33

    ResponderExcluir
  14. Os próprios homens que deveriam ser aliados, estão se atacando por um único objetivo: poder. Um sempre querendo ser melhor que o outro. E assim esquecendo o objetivo principal, a paz.
    Bianca, 2ºA ,nº07

    ResponderExcluir
  15. Hoje todos sabemos que somos o motivo de tudo que ocorre ao nosso redor, as violências, as guerras, as ganancias a vontade de vencer, o querer tudo e querer ser tudo, a vontade do poder, achar que tudo isso nos pertence, que somos criadores do solo que pisamos, esses são os motivos que nos levam a fazer um ambiente que deveria ser de paz em um lugar cada vez mais egoísta, onde ser superior é o que todos desejam, e não querem mais ser uma pessoa de bom caráter.

    ResponderExcluir
  16. O homem esqueceu completamente que precisa de mais pessoas para sobreviver. O homem esqueceu que necessita da natureza. Se esqueceu tanto de tudo isso que é capaz de declarar guerra entre sua espécie e destruir o ambiente natural em que vive. Ele se tornou inimigo de si mesmo, e é por isso que não vai haver muito tempo e nem qualidade para viver a vida. Hellen 2ºA nº20.

    ResponderExcluir
  17. Adorei esse texto, pois o homem acaba com a natureza e com eles mesmos.
    Angela 2ºA nº04

    ResponderExcluir
  18. o texto é muito bom,o homem precisa dar mais valor a natureza e o local em que vive.

    Gabriela 2ºA nº17

    ResponderExcluir
  19. Esta reflexão muito bom expressa o ser do homem do mundo do jeito que somos os Pensadores, como John Locke, J-J Rousseau, Montesquieu e Thomas Hobbes tem uma forma unica de pensamentos inusitados gostei muito parabéns !

    VANESSA 2A Nº38 LEA DE FREIAS MONTEIRO

    ResponderExcluir
  20. O homem sendo ele um ser tão inútil para a natureza, fica por aí "se achando o máximo" e acha que pode negociar tudo e todos, sempre querendo se impor acima dos outros.. Gostei muito do texto.. Parabéns...

    Emanoel 2°A. N°12

    ResponderExcluir
  21. No começo da leitura do texto "o homem é o lobo do próprio homem",num entendi muito o que queria dizer, mas depois comecei a entender melhor pois o homem é uma especie animal que quer destruir o outro com suas atitudes,até mesmo quer partir para agressão.Muito deles chegam até matar por preconceitos. JEFERSON Nº24 2ºA

    ResponderExcluir
  22. bom professor, realmente esse pensamento é muito interessante, parar para pensar como evoluímos da lei do mais forte para a lei do mais esperto faz pensar o quanto o homem realmente é a presa da sua própria especie, pois os mais espertos estão a merce dos menos espertos em questão da sobrevivência e do que é necessário para o bem estar humano

    Gabriel, 2°B, N°: 10

    ResponderExcluir
  23. Um texto que realmente relata o mundo de hoje em dia! Mostra como "O homem é o lobo do próprio homem" ou seja, mostra como o homem consegue destruir o seu próprio bem, fazer com que a ambição de poder e ganancia torne-o objetivo principal, mata, destrói, corrói o meio ambiente apenas por prazer! E assim faz com que tudo acabe se esgotando.


    Igor, 2ºB, nº11

    ResponderExcluir
  24. lindo texto professor Augusto! É correto afirmar que o o homem e o lobo do próprio homem, o homem desde sua origem sempre foi egoísta, e aos poucos acabando com a natureza, sendo que o homem precisa da natureza, e a natureza não precisa do homem. Vitor Treve/Numero 36 2°B

    ResponderExcluir
  25. Leticia 2°B N°:19

    O homem eh um ser muito inteligente porem usa sua inteligencia para guerras, poder , dinheiro e não é assim que deve ser ao invés de poder poderíamos dar mais valor a outras coisas como a felicidade, a paz. e muitas outras coisas que não prejudiquem a raca humana!!!

    ResponderExcluir
  26. Este texto mostra claramente que o homem e um ser egoísta que vive apenas de bens materiais e apesar de ser considerado um ser muito inteligente ,não possui o verdadeiro conhecimento, e acaba se tornado o seu próprio inimigo O LOBO que destrói a si mesmo por motivos medíocres esta corroendo aos poucos o mundo e tudo que a de bom dele ,sem pensar nas consequências .THAINA 2B -40

    ResponderExcluir
  27. Como se da por entendido, o homem é bom por natureza, mas em busca de prazeres citados por Karl Marx,(valores materiais e momentâneos, de matéria)ele á de fazer coisas, que afetam o espaço do próximo, da natureza ou a si mesmo em busca de prazeres momentâneos.
    Busca em outros meio, que infringem leis, liberdades éticas, apenas para se satisfazer materialmente.
    A sociedade o faz assim, o seu egoísmo o faz assim. O receio do homem de ilusão de matérias, o faz mal, por opção.
    Como o homem que tem um emprego que não gosta, que acaba com sua saúde, para ter coisas que não precisa, por egoísmo e poder,afetando a si mesmo pela seu ego.

    Victor Amadeus 35 2°B

    ResponderExcluir
  28. o texto retrata a espécie humana, como ela é horrível por natureza maltratando e matando as outras espécies para se satisfazer.
    Rafael,2ºB-28

    ResponderExcluir
  29. O Homem acaba tentando viver em paz, mas não reconhece a tal. O mundo acaba entrando em conflitos desnecessários, em busca de guerras, em tentativas para cada um acabar mostrando o quão superior se é. Destrói a natureza em busca do próprio bem, e não percebe que está acabando com a própria vida. Em um espaço onde o consumismo é a melhor forma de vida, as pessoas acabam esquecendo o que é a verdadeira felicidade.

    Izadora, 2B-13

    ResponderExcluir
  30. Esse texto relata de forma bem simples e clara a situação deplorável em que a sociedade humana chegou.
    Fala também que esse "DESENVOLVIMENTO", na verdade é um jeito somente de esconder a situação real de destruição e desigualdade em que vivemos.Deveríamos repensar nossos conceitos de que o homem é o mais evoluído e rever os nossos parâmetros para conviver em sociedade.
    Renan 2ºB 41

    ResponderExcluir
  31. Thayná 2°B n°34

    O homem é o verdadeiro animal, e por mais que a raça humana seja estudada sempre haverá espaços a ser preenchidos. O homem o mesmo que da a vida e é capaz de tirar, a raça humana as vezes é fria .. O homem nunca se contenta com pouco e está sempre reclamando de tudo que esta a sua volta e nao percebe que a felicidade está bem a sua frente é uma questao de opçao .

    ResponderExcluir
  32. O texto é muito reflexivo e interessante, podemos sim dizer que o homem é o lobo do próprio homem, pois sempre pensou em si próprio, desde sua origem, esquecendo que precisa da natureza para viver, e achando que o mais forte e sempre o melhor.
    O homem e o único animal que promove guerra por prazer, que não usa sua inteligencia, com bons modos, único animal que destrói sua própria natureza, não preserva e não cuida do meio em que vive.
    Mesmo sendo criado ou "estado" para amenização de depredação de direitos iguais, ele não consegue garantir ou defender totalmente aqueles que se julgam os "mais fracos".

    Marcela Rabanera 21 2°B

    ResponderExcluir
  33. Concordo muito com você professor ,o homem é o lobo do próprio homem , pois só fazemos mal a si próprio. Somos os únicos animais que destruimos a natureza, uma coisa que tanto precisamos . Somos os animais mais inteligentes da terra , mas de que adianta essa inteligencia se não a usamos de uma forma produtiva ? temos que repensar nossas atitudes e aprender a usar essa inteligencia de forma produtiva . Só assim podemos controlar este 'lobo' que existe dentro de nós . PAULO SERGIO N° 27 - 2°B

    ResponderExcluir
  34. Um texto muito interessante que mostra o quanto o homem corrompe a sociedade e a natureza em busca de novas riquezas e bens materiais. O homem é o lobo do próprio homem porque pensa apenas em si, é capaz de destruir a natureza e até outro homem. É capaz de produzir uma guerra apenas pensando no seu prazer. É um ser egoísta, mesmo sabendo o quanto está errado, o quanto precisa da natureza, permanece passando por cima dos outros. E o Estado criado para garantir direitos iguais para todos, não consegue impedir ou amenizar esse problema, pois o homem sempre se acha o mais forte de todos, o indestrutível.

    Carol Nardin, 2ºB n°4

    ResponderExcluir
  35. Um homem pra ser uma pessoa tipo boa não é preciso se mostrar pra dizer que sou bom nisso ou na quilo a pessoa tem que se mostrar humilde tentar o possível para não magoar o seu próximo tentar se ligar com você mesmo ,por que se a pessoa se desviar ou melhor se desconectar se do mundo da realidade e viver só no seu mundo você ira desabar e começara a viver uma vida completamente desconectada do mundo e repleta de mitos que você mesmo criou e nunca irá para frente só ficara no mesmo lugar. INGLETHY CELIA 2B 12

    ResponderExcluir
  36. O texto nos leva a pensar pelo lado de que o homem destrói a sua existência a cada atitude realizada pela essência de seu ser. Assim sendo ele ao mesmo tempo torna-se o único a destruir o seu habitat original, para fazer o próprio local de vida com suas mãos, porém é isto o que é citado no texto: O fato de o se
    r humano ser vilão do próprio conto.

    Matheus Machado Barciela 2ºB Nº23

    ResponderExcluir
  37. O texto avalia perfeitamente a sociedade em que vivemos e como ela se comporta socialmente.O homem destrói sua própia vida social , com seu mau comportamento , destroem patrimônio publico , desmatam , agridem pessoas e ,etc.
    a sociedade esta se tornando mais agressiva , e com isto esta se auto-destruindo ,destruindo sua qualidade de vida , tando com a sociedade em que convive e até mesmo com a natureza de que tanto prescisa

    ResponderExcluir
  38. Olá Professor o homem sempre acreditou ser independente de si próprio de que nunca precisara dos outros e nunca admite que todos são dependentes de qualquer pessoa ou natureza sendo assim ego-ista com si próprio esquecendo de ser feliz.
    Gabriel José 2°C

    ResponderExcluir
  39. O texto descreve perfeitamente a ação do homem, como ele convive em sociedade e passando sempre por cima do próximo,mantendo sempre seu egoísmo e orgulho, criando uma guerra entre si. Muitas vezes agimos como irracionais, agindo antes de refletir, com a vida é feita de ações e reações, consequências sempre virão.
    Gustavo 2°D-11

    ResponderExcluir
  40. Texto muito interessante e reflexivo, onde mostra a verdadeira capacidade do ser humano de querer sempre ser superior ao próximo, assim, sendo capaz muitas vezes de passar por cima daquelas iguais a eles.
    O ser humano é uma especie, em que age por aquilo que o convém, ou seja, aquilo que se é ou que à de ser melhor para ele, nem que para isso precise roubar, matar, maltratar, etc.... Num Estado tão egoísta, e individual, o homem busca sua sobrevivência diariamente, tornando assim eles o seu próprio lobo!
    Murillo 2ºb - nº24

    ResponderExcluir
  41. Os homens que deveriam ser aliados estão lutando uns contra os outros para ter o poder das coisas, e isso acaba prejudicando eles mesmo,fazem isso por conta de bens materiais e mal se dão conta do mal que fazem para a sociedade esquecendo de ser feliz !
    Daiane 2°B n°7

    ResponderExcluir
  42. Adorei esse texto professor, é verdade o homem e um lobo só sabe fazer mal a natureza e para as pessoas ( monalisa-26,2D)

    ResponderExcluir
  43. Na minha opinião o homem é a raça mais desprezivel que existe, pois é o único que mata, destrói a natureza mas não para garantir sua sobrevivência mas por motivos pessoais

    Igor 22 2ºA

    ResponderExcluir
  44. o texto faz com pensamos no que realmente vale a pena, e que simples gestos de educação e generosidade fazem toda diferença como um bom dia, e cuidar de algumas plantas porque na verdade nos e quem precisamos delas. Anali ,03,2D

    ResponderExcluir
  45. Texto muito bom,realmente essa é a realidade os homens se destroem entre si,sabem q precisa da natureza,mais infelizmente não pensa,q tudo do jeito deles,com respeito a paz,ela existiria sim,se cada um fizesse sua parte,tivesse não só amor a natureza,mas ao proximo a si mesmo,pensasse antes de agir,e é isto q está faltando.
    Goossteei muito excelente!!
    (Natasha,2°D-n°28)

    ResponderExcluir
  46. O texto é muito interessante, ele nos mostra que o único inimigo do homem é ele mesmo
    Douglas 2ºA N°10

    ResponderExcluir
  47. O homem esta se tornando cada vez mais egoísta e agressivo,sendo capaz de destruir a sociedade em que vive.Lutado e competindo entre si,o ser humano age conforme aquilo que o convém.
    Ellen;2A-11

    ResponderExcluir
  48. O texto relata a verdadeira situação da sociedade em que vivemos, onde hemens brigam entre si pelo poder,deixando de lado as necessidades comuns.
    Roberta;2A-34

    ResponderExcluir
  49. Realmente só o homem que destrói a si próprio se esquece dos valores da vida humana, e acaba por ser um ser ignorante. E acabam indo em busca de riquezas e outras coisas e as vezes não lutam pelo seu direito. Rodolfo 2ºA nº35

    ResponderExcluir
  50. Nós homens destruímos a natureza por isso o homem é o lobo do próprio homem temos que ser educados com as pessoas,cuidar do planeta onde nós vivemos (Monalisa-26-2D)

    ResponderExcluir
  51. Excelente texto.
    O homem ele só pensa em si, e muitas vezes ele ignora a população do ambiente só pelo seu bem , e destrói a natureza que te deu vida, que te faz viver, mas ele nunca foi capaz de pensar, que ele não vive sem a natureza, destruindo a natureza é como se destruir a si mesmo que venho dela, porque nós humano também somos uma natureza. Jhonathan 12 2°D

    ResponderExcluir
  52. Realmente o homem está acabando com a sociedade da forma que eles tratam o próximo. O homem é o lobo do próprio homem por brigar por bens materiais e esquece de viver em paz com as pessoas..Deveriam ter mais amor e respeito a si mesmo e aos outros.
    Camila 2°B n°3

    ResponderExcluir
  53. O texto avalia perfeitamente a sociedade em que vivemos e como ela se comporta socialmente.O homem destrói sua própia vida social , com seu mau comportamento , destroem patrimônio publico , desmatam , agridem pessoas e ,etc.
    a sociedade esta se tornando mais agressiva , e com isto esta se auto-destruindo ,destruindo sua qualidade de vida , tando com a sociedade em que convive e até mesmo com a natureza de que tanto prescisa.
    RENATA GABRIELA N°29 - 2°B

    ResponderExcluir
  54. vitória numero 35 2d professor osenhor tem rasão que o homem é mesmo o lobo do próprio homem

    ResponderExcluir
  55. texto muito interessante,e faz nós pensarmos o que nós temos feito até agora,somos egoístas e ambiciosos mas ta na hora de nós evoluirmos. WERICA 2C Nº38

    ResponderExcluir
  56. No texto diz que os homens são egoístas de si mesmo.
    que pensa só neles,eles acham que nunca vão precisar de ninguém sempre quer ser melhor do que os outros.
    Maria eduarda 2C nº29

























    m

    ResponderExcluir
  57. Excelente texto professor!
    Ele fala sobre o egoísmo dos homens na sociedade em que vivem.
    Resumindo,o homem se tornou seu próprio predador no seu próprio habitat natural.
    Bianca Moreira nº06 2C

    ResponderExcluir
  58. o texto fala uma realidade da vida humana. Os homens busca se da bem independente se precisa derruba outro ser vivo , todos busca o pode e riquezas e se precisa fazem qualquer coisa para consegui.
    LUCAS .S 2C:N45

    ResponderExcluir
  59. As pessoas tornaram-se seus próprios inimigos, devido a ignorância e ambição.
    Heitor 2-C n-19

    ResponderExcluir
  60. o texto explica como o homem depende do homem e como ele conseguintemente passa por cima das pessoas para crescer. usando-as como degraus para subir na vida.
    ANDERSON SANTANA DA MONÇÃO 2ºC Nº 3

    ResponderExcluir
  61. Hobbes disse que o homem é o lobo do próprio homem porque eles estão se "atacando ferozmente" por conta de poder e dinheiro, sem pensar em qualquer outra coisa.


    Thiago Martins nº 37 2ºA

    ResponderExcluir
  62. "O homem é o lobo do próprio homem", é professor infelizmente essa é a realidade em que vivemos,o homem é capaz de matar,trair,detruir a sua própria espécie para conquistar o que bem quer,conseguir o que deseja presizando pisar em cima dos outros,(o homem o ser egoista, so pensa em si, usa e manipula os outro ate o quanto as serve). LAis 2°D n°15

    ResponderExcluir
  63. Esse é um pensamento muito interessante, se pensarmos como evoluímos da lei do mais forte para a lei do mais esperto faz pensar que o homem e como se fosse a presa da própria especie.
    N 30 Rodolfo Norton 2°A

    ResponderExcluir
  64. Você tem razão, o homem é capaz de fazer tudo o que pode, às vezes até sem razão com pensamentos egoístas.

    Renan Coelho n°29 2°A

    ResponderExcluir
  65. Excelente texto professor!
    Ele fala sobre o egoísmo dos homens na sociedade em que vivem.
    Resumindo,o homem se tornou seu próprio predador no seu próprio habitat natural.
    Rafael Viegas n° 27, 2°A

    ResponderExcluir
  66. Professor, creio que todas as pessoas tem um pouco de lobo dentro de si, e ás vezes, para que tenhamos um bom convívio social com todos, devemos controlar esse lado. Caso não o façamos, seremos punidos, pois para muitos (e para mim) é inaceitável que um membro da mesma comunidade aja dessa forma. E aliás, é muito bom que a natureza não dependa de nós, caso dependesse, secaria e morreria. Acho que hoje as pessoas estão com a consciência afetada, por isso decidiram "cuidar" mais da Mãe Natureza.
    Seu texto é o resumo de tudo que a maioria das pessoas não compreende, parabéns!
    Júlia Quaresma nº15 2ºA - Letícia G.B.C Lopes

    ResponderExcluir
  67. Nos dias de hoje, podemos perceber que o assunto abordado no texto é a mais pura verdade e é o que vem acontecendo na nossa sociedade.Esse texto nos faz refletir sobre as nossas atitudes em sociedade.
    Yasmin Sofia Schneider 2ºA,nº38/escola "Leticia"

    ResponderExcluir
  68. O homem é o lobo do proprio homem mesmo , pois ele trai , pisa em cima dos outros pra conseguir algo que ker , ele umilha as pessoas faz brincadeiras de mal gosto .... muito bom o texto professor augusto! Euller Dominelli ´

    ResponderExcluir
  69. Lindo texto cientifico, Concordo que o homem consegue e tem a possibilidade de fazer qualquer coisa que quer, já que ele é capaz de tudo.
    Wilian Luis - N°37 - 2ºA

    ResponderExcluir
  70. O texto relata aquilo que muitas vezes esquecemos o homem é um ser egoísta que por muitas vezes não pensa no próximo, se esquece que para se ter uma vida plena e saudável só o necessário para sobrevivência já está ótimo. Mas o homem se esquece também que as pequenas coisas que se pode conquistar é o muitas vezes nos traz a felicidade... Mas a cada dia que se passa a frieza entre as pessoas aumenta e ambição de ser melhor que o outro também, por isso certas coisas já não tem mais volta e não tem meio de ser moldados. Bonito texto nos faz pensar no cotidiano, e precisa-se de compreensão que para se alcançar a felicidade está além de conquistas materiais.
    Jhennifer 2B-14

    ResponderExcluir
  71. Um texto muito bom professor, de fato o homem é o lobo do homem pois até em épocas atuais, o mais inteligente se sobre sai. e vivemos em um mundo capitalista, que ao meu ver, o capitalismo influencia e nos leva ao individualismo, que sempre existiu, as pessoas usam todos os métodos para se sobre sair, o status CO, poder, fama, popularidade...
    Rogy Lennon Nocera n41 2F

    ResponderExcluir
  72. O homem é egoísta pensa somente no seu sucesso, ele estando bem os outros que si vira, cada um por si esta e o pensamento humano. 2f n51

    ResponderExcluir
  73. muito bom o texto.
    verdade pois o ser humano se mata como fosse animais para sobreviver, o homem é egoísta, traidor e se mata dia a dia para roubar o que a outra pessoa levou muito tempo para conseguir.
    Welington Novais de Souza N45 2F

    ResponderExcluir
  74. Texto perfeito professor, muito fácil de entender e o homem é sim o lobo do próprio homem. Pois só o homem pra fazer oque faz...
    Thales 2G N°44

    ResponderExcluir
  75. Querido professor, belo texto! Muito forte e reflexivo! O homem é o seu maior inimigo.
    Herbert 2ºG Noite Nº 21

    ResponderExcluir
  76. Um lindo texto sobre o egoísmo humano na sociedade contemporânea!!!
    Thayna 2ºG 51

    ResponderExcluir
  77. Flavio nunes 2°A N°13
    o texto reflete um pouco que ser humano de hoje em dia ele é muito agressivo,preconceituoso,questiona muitas coisas que não precisa ser questionado pelo o homem.

    ResponderExcluir
  78. O texto mostra claramente a nossa realidade. O homem hoje em dia, esta muito mais preocupado em ser melhor, atropela qualquer um que estiver em seu caminho para conseguir poder! E com isso esquece da essencia da felicidade.
    Estamos em um tal ponto, que destruimos nosso mundo e a nos mesmos por bens materiais.
    Apesar de sermos considerados a especie mais inteligente do universo, nao é isso que mostramos. Otimo texto, bom para refletir.

    Rita - 2°B - 30

    ResponderExcluir
  79. esse testo fala sobro o instinto do homem e o que ele faz para,conseguir o que quer ele destoe ate a natureza!


    Amanda leite 2°c n°02

    ResponderExcluir
  80. Esse texto explica bem a realidade de hoje e de como era antes , o homem é o lobo do próprio homem mesmo , se aproveita dos fracos , das minorias e assim por diante , muito bom texto
    Kauê Cesar Pires N°13 2°D

    ResponderExcluir
  81. O homem se torna escravo dele mesmo, atraves de sua ambicão e seu egoismo. E se esquece da natureza que destroi, se tornando predador do seu proprio ambiente !
    Nicoly Sanches 2°C n°32

    ResponderExcluir
  82. É interessante tocar nesse assunto em um texto professor, porque infelizmente ele as vezes é esquecido o que é uma pena porque deveria ser mais bem reforçado. Alás não só pelo homem ter a capacidade de se "promover" e se auto-destruir ao mesmo tempo quando também tem a capacidade de fazer isso com a natureza da qual é tão dependente mas as vezes parece se esquecer disso .. o homem é o lobo do próprio homem porque ele mesmo sozinho se destroi sem perceber !
    Daniele Lenise 2ºA

    ResponderExcluir
  83. -oque falar dos seus textos né augusto , são perfeitos . todos ajudam-nos a refletirmos , e ver oque realmente somos , onde estamos , e COMO SOMOS......
    parabens trabalho incrivel


    Larissa Fernanda 2° D
    ****Léa

    ResponderExcluir
  84. Olá professor,incrivel e pura vdd,como diz a frase "toda ação tem uma reação". a natureza volta com tudo,tudo isso por causa do proprio homem.

    FERNANDA 2°D- n°8

    ResponderExcluir
  85. Thomas Hobbes acertou ao afirmar que "o homem é lobo do próprio homem", afinal o lobo do homem se chama egoísmo. O próprio homem é seu maior inimigo!

    Larissa Rabanera Nº 18 - 2ºB

    ResponderExcluir
  86. Um homem só domina o outro quando este outro não possui conhecimento (instrução, educação) e este fato faz com que o dominado não tenha condições de libertar-se do jugo.

    ResponderExcluir
  87. Bem, no texto eu encontrei dois pontos que eu não concordo plenamente: "os homens estabeleceram pactos sociais para, aparentemente viverem numa PAZ FORJADA (?)" e "Como antes os homens eram perfeitamente iguais (Hobbes não explicou como então eram tão divergentes)".
    Os homens se uniram em clãs, a princípio, onde os fracos dependiam dos fortes, para se defenderem de outros clãs com interesses comuns - um rio, uma terra fértil, um lugar de caça, etc. Logo, um "poder centralizado" se deu nesta ocasião. Desta forma temos que os homens eram IGUAIS nas condições de existência, todos dependiam das mesmas coisas e nada possuíam, não havia propriedade privada no início das civilizações.
    Com a evolução do homem, a ameaça e os ameaçados mudou: se antes era o clã rival que tomaria a caça e as terras, passou a ser o país vizinho, que tomaria o comércio e o mercado externo. As prioridades mudaram: se antes era sobreviver, hoje é manter o status quo.
    Quando ele fala "Os homens sempre precisaram da natureza, mas ela nunca precisou deles", isso é explicado no livro da Marilena Chauí como uma ideologia que surgiu com o protestantismo, que Deus havia feito a natureza para servir ao homem, como está escrito na bíblia: "Deus abençoou Noé e seus filhos: 'Sede fecundos, disse-lhes ele, multiplicai-vos e enchei a terra. Vós sereis objeto de temor e de espanto para todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se arrasta sobre o solo e todos os peixes do mar: eles vos são entregues em mão. Tudo o que se move e vive vos servirá de alimento; eu vos dou tudo isto, como vos dei a erva verde'. Gênesis 9:1-3"

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.