domingo, 24 de junho de 2012

1956

Nasci no dia 7 de julho. O pleno inverno deixava uma camada branca de geada em toda a paisagem. Tive pressa de vir ao mundo, pois às 6h, antes que o corre-corre da parteira e suas ajudantes se fizesse eu estava lá, em uma fazenda nos arredores da cidade de São Carlos – SP. Quem governava o Brasil era Kubitschek, que transferiu a capital para Brasília. Nesse ano, morreu o dramaturgo Bertolt Brecht, mas por aqui brilhava Nelson Rodrigues. No teatro brasileiro se encenava o Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes. Allen Ginsberg publicou o poema “Uivo”, iniciando a Geração Beat. Lá no Nordeste, Patativa do Assaré publicou seu primeiro livro, Inspiração nordestina e João Cabral, seu auto Morte e vida severina. A Bossa Nova começou a ser rascunhada aqui, mas lá na Inglaterra, a banda The Beatles, de John e Paul, dava seus primeiros dos muitos passos. João Guimarães Rosa revolucionou a literatura brasileira com os seus Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile. Já, o adorável Fernando Sabino lançou O Encontro Marcado. Também foi publicado A Última Batalha, último volume da série As Crônicas de Nárnia. Elvis Presley lança o single Heartbreak hotel, seu primeiro sucesso e Maysa Matarazzo lança seu primeiro disco. No rádio, só se ouvia Nelson Gonçalves. Na economia, houve o início da indústria automobilística no Brasil, com a fabricação da Romi-Isetta, o primeiro automóvel nacional. Provou-se que o universo surgira mediante uma grande explosão, o Big Bang. Muitos fatos ocorreram desde então, mas esses, a minha e a atuação de todos no mundo foram importantes para a construção da história até aqui.

13 comentários:

  1. Augusto, adoro ler sobre tudo, principalmente sobre História, fatos relativos ao nosso nascimento, e aqui me fez lembrar dos acontecimentos históricos de minha infância,sou de março de 1949,vivi, acredito que a melhor época em questões culturais do Brasil e do mundo.
    Sempre escrevo sobre tudo, tenho um livro que tenho anotado todos esses fatos aqui postado por você, que bom isso né amigo?
    Amo ler seus textos, sempre ricos!
    Aproveito também para agradecer sua amável visita e o seu comentário me fez aprender ainda mais,é bom trocar ideias com pessoas sábias e você é uma delas, obrigada!
    Boa semana.
    Ivone

    ResponderExcluir
  2. Um ano bem movimentado, gostei muito da postagem.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu ano acontecimentos bem interessantes sem duvida, agradeço por participar desta blogagem coletiva, já levei o link para o post mãe.

    ResponderExcluir
  4. Muito bonita sua postagem Augusto, tenho amigos em São Carlos uma bela cidade, e com certeza nesse tempo ainda fazia muito frio.

    ResponderExcluir
  5. Que ano legal professor, transferência de Brasilia e outros tantos assuntos que movimentaram o nosso pais, ficou muito bom o post.

    ResponderExcluir
  6. Oi Augusto,

    Temos algumas coisas em comum, nascemos no inverno, você em julho eu em junho, você em 1956 e eu em 1976, somos cancerianos sem lar, gostamos de vinho, queijo e Legião Urbana..rsrs

    Só não sei cozinhar tanto quanto você...mas chego lá..rsrs

    Belo post

    Abraços e beijos

    ResponderExcluir
  7. Fessor showwwwww de postagem eita ano pra la de coisas boas e claro alguma ruins, mas enfim que bacana vc participar com a gente vai fazer o dessa semana tbm Os heróis da minha infância??

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Augusto!
    1956 foi um ano bem intenso,pelo jeito.
    Muitos acontecimentos importantes.
    Gostei muito de saber,desses fatos relacionados à música e literatura.
    Bjs!
    Tenha uma excelente semana :)

    ResponderExcluir
  10. Oia só o mano qtas maravilhas teve
    nesse ano, parabéns pelo post, adorei
    saber de algumas coisas, eu estava la com vc, bem bebezinho felicidades pra nós
    Gostei de saber
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Augusto
    Antes de mais nada peço desculpas por minha ausência mas estava passando por alguns percalços, coisas da vida né?
    E agora estou tentando colocar minhas vistas em em dia.
    Adorei saber que nascemos no mesmo ano. Então os fatos mencionados por você são os meus meu amigo. Seu post ficou muito bem elaborado. Parabéns!
    Um carinhoso abraço
    Gracita

    ResponderExcluir
  12. bem nao era isso que eu queria saber neeh mais boa historia de vida

    ResponderExcluir
  13. Adorei, estava pesquisando para escrever sobre o dia em que nasci e vim parar aqui. Por coincidência, nascemos no mesmo ano, dia e o horário me parece que eram 04.30 da manhã, nasci em São Paulo, minha familia é de Bocaina , Tabatinga .... não conhecia seu espaço, mas estou contente em ter passado por aqui e obrigada pelas informações.
    Rita Camargo

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.