segunda-feira, 30 de abril de 2012

Por que usar bem as palavras?

Podemos pensar porque temos palavras ou seria possível pensar sem elas?  A partir de tantos estudos, hoje não se acredita que o pensamento sem palavras seja possível – pelo menos, o pensamento simbólico que é a marca dos seres humanos. “Vivemos em um mundo de palavras”, diz o celebrado antropólogo Richard Leakey1. “Nossos pensamentos, o mundo de nossa imaginação, nossas comunicações e nossa rica cultura são tecidos nos teares da linguagem... A linguagem é o nosso meio... É a linguagem que separa os humanos do resto da natureza.” Portanto, se pensamos com palavras e com as conexões entre elas, a nossa capacidade de usar palavras tem muito a ver com a nossa capacidade de pensar. Melhor dizendo, pensar bem é o resultado de saber lidar com as palavras e com a sintaxe que conecta uma com a outra. Quem não aprendeu bem a usar as palavras não sabe pensar coerentemente. No limite, quem sabe poucas palavras ou as usa mal tem um raciocínio mais lento, assim como quem desenvolveu poucas habilidades para realizar qualquer atividade. O resumo do pensamento do filósofo Ludwig Wittgenstein2 é: “Os limites da minha linguagem são também os limites do meu pensamento.” Simplificando um pouco, o bem pensar quase que se confunde com a competência de bem usar as palavras.
1 – LEAKEY, Richard E. e LEWIN, Roger – O povo do lago – DF, Editora UNB, 1.992, Capítulo: Língua, cultura e psicologia social.
2 - Wittgenstein, Ludwig – Investigações filosóficas – São Paulo, Abril Cultural, 1.975.

5 comentários:

  1. Bom mesmo eu sei que sou um pouco lenta em certos aspectos talvez devesse ter lido mais.

    ResponderExcluir
  2. eu acho que a palavra é o que nos ajuda na vida,pois é com elas que pensamos para escrever uma redação por exemplo.São elas que nos ajudam a fazer uma prova no vestibular e também a conseguir um bom emprego e nos ajuda a entender melhor a linguagem portuguesa
    ARIANE-2°Cab

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita e sugestão de leitura do texto.
    Volte sempre.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Temos que saber usar as palavras, pois quem não sabe usá-las tem um pensamento curto. A palavra nos ajuda a saber o significado das coisas e ter um raciocínio melhor.
    Letícia n°19 - 2°A

    ResponderExcluir
  5. Usar bem as palavras é necessário para um bom entendimento delas. As palavras bem elaboradas são explicadas em pouco tempo com inteligencia.
    Rafael n°28 - 2°A

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.