sábado, 21 de abril de 2012

O fim do mundo

Não leio horóscopo, mas para escrever este texto tive de pesquisar e verificar que a Lua mingua em Câncer, o Sol está em quadratura com Saturno e Marte em oposição a ele. A triangulação de Plutão (que não é mais um planeta), Urano e Vênus anuncia tempos ruins no futuro. Fiquei pensando o que eu, um ignorante desta posição astrológica, tenho a ver com isso? Até que ponto esses alinhamentos têm influência em minhas opções e vontades, meus humores e amores, minha sorte ou azar, enfim, no meu destino? Quem se lembra das previsões catastróficas do final do século XX e do milênio? Quem se lembra do chamado “bug do milênio”, quando todos os computadores seriam desligados, gerando pane total nos sistemas de comunicação, de geração de energia, de transporte? A humanidade retroagiria para a época medieval. O pânico foi geral e muita gente ganhou dinheiro vendendo geradores e alimentos acondicionados. Agora vivemos a sanha do fim do mundo em dezembro deste ano. Tudo porque um “intérprete” do calendário maia “previu” o fim do mundo para 21 de dezembro de 2.012. Não há nada naquele calendário que confirme tal previsão, mas os espertos de plantão já estão ganhando muito, vendendo de tudo que se possa imaginar aos desesperados. Condomínios subterrâneos, estoques de alimentos, de geradores de energia, roupas anti isso e anti aquilo. Falam de meteoro, de terremoto, maremoto, juízo final, explosão solar, raios gama de uma estrela distante, nova era do gelo, inversão do campo magnético da Terra e outros temas apocalípticos. Apesar das previsões catastróficas dos profetas desse apocalipse, acabará acontecendo o pior, ou seja, nada. Realmente, que aconteça nada é o pior que pode acontecer, pois a raiva gerada por todo o medo inútil e pelo desgaste de ter se convencido de uma catástrofe ilusória é muito mais perigosa do que o apocalipse. O medo pode ser o gerador da maioria dos problemas humanos: medo de adoecer, de perder o amor, de crescer, do desemprego, do desconhecido, do diferente, do outro ser humano, de ter medo. Sem dúvida, o maior deles é o medo de morrer, de acabar de vez, sem certeza alguma do que pode acontecer depois. Para as pessoas que crêem em tudo que os falsos profetas dizem viver é um drama, uma infelicidade, um martírio, é perigoso. Pense bem. O mundo não vai acabar, como não acabou quando previsões deste tipo se avolumaram. Pior do que este medo é se entristecer, descrer nas pessoas, cometer loucuras em função de uma previsão que, como tantas outras sobre o fim dos tempos, não passa de tentativas de dominar as pessoas pelo medo ou de ganhar dinheiro fácil com isso.

8 comentários:

  1. Olha achei esse texto maravilhoso
    e como tem gente que ganha a vida
    em cima dos outros,não creio que
    o mundo acabe em 2012,poucas vezes
    leio o horoscopo,e creio sim que
    todas nossas mudanças estão na
    natureza,foi como Deus criou
    Abraços com carinho Rita!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, concordo com seu ponto de vista!

    Saudações caro amigo

    ResponderExcluir
  3. Estou de pleno acordo, somente Deus sabe o dia se é, que terá do fim do mundo.O restante é especulação e comercio, excelente reflexão.

    ResponderExcluir
  4. Tem tanta coisa sendo jogada hoje na mídia, mas não acredito em nada disso, excelente texto.

    ResponderExcluir
  5. Eu não acredito nessas previsões, claro que ficamos curiosos mas é como disse tornou-se mais uma forma de ganho em cima de supersticiosos.

    ResponderExcluir
  6. Texto reflexivo e com muita clareza e respeito ao ser humano que sofre todos os medos do mundo com essa terrível expectativa, pois eu mesma já escrevi sobre isso e com certeza posso dizer que não haverá fim de mundo, como não houve até agora, é lamentável que haja pessoas sofrendo por isso.
    Bom texto, parabéns, amei seu blog, obrigada por sua visita e comentario lá no meu!
    Ivone

    ResponderExcluir
  7. eu não creio que o mundo possa acabar no fim do ano de 2012 mas este texto é bom.
    William-2°Cab

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que ninguem sabe quando o mundo vai acabar e sim Deus
    Isso só é uma nova maneira de ganhar dinheiro facil
    Matheus 2ºA Américo Brasiliense

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.