sábado, 21 de abril de 2012

Gostar de saber

Filosofar não é falar difícil, argumentar com precisão, teorizar sobre algo. A filosofia não é o conjunto de uma doutrina, de um cânon, nem um saber findado, com um determinado conteúdo, nem um conjunto de conhecimentos estabelecidos. Ninguém pode aprender filosofia, mas pode aprender a filosofar, já que ela é uma atitude, um pensar permanente. Se, etimologicamente, ela significa “tendência ao saber”, “amizade ao saber”, “desejo de conhecer”, toda vez que uma pessoa se volta ao conhecimento, ela está filosofando. Foram os gregos que iniciaram o processo de indagar e refletir sobre todas as coisas, os métodos científicos, a questão da verdade, o mundo que nos cerca etc. Compete aos homens refletir sobre a condição humana, a questão da liberdade, das diferenças de gênero, da sexualidade, do trabalho, das relações humanas e das relações entre os homens e a natureza, ou seja, de todas as questões que ainda não estão explicadas e resolvidas. A filosofia, o maior legado dos gregos à humanidade, é, portanto, indispensável para a vida de todos aqueles que desejam ser seres humanos melhores, maduros, completos, cidadãos livres e responsáveis por suas escolhas.

7 comentários:

  1. Filosofar, é uma arte, sinto que hoje em dia devido a lavagem cerebral na qual somos propensos todos os dias, poucos conseguem pensar realmente.

    ResponderExcluir
  2. Achei esse texto maravilhoso
    gostei do que escreveu,obrigado
    por estar nos mostrando coisas
    que muitas vezes nem sabemos
    Muito bom!1
    Bjuss!

    ResponderExcluir
  3. Aposentar ou não aposentar rsrs eis a questão.

    Todo ser humano tem sede de conhecimento, quer sempre saber mais.
    Por isso devemos filtrar o que entra em nossa casa através da mídia.

    abraço.

    ResponderExcluir
  4. A palavra filosofar tem um certo peso, rs
    Mas, com certeza pensar, refletir, aprender é fundamental. Afinal não somos robôs, estou muito feliz em seguir este blog tão educativo.
    Parabéns professor pelos textos, a forma clara que escreve anima leigos como eu a vir aqui opinar.

    ResponderExcluir
  5. Certo que filosofia não é só falar difícil,mas também não é nada fácil têm que aprender muito.não é só na matéria,mas também no nosso comportamento.
    William-2°Cab

    ResponderExcluir
  6. Claro que filosofar não significa só falar difícil,mas significa conhecer a cada dia mais,pois quanto mais você aprende,mais boas oportunidades você alcançará...pois o conhecimento é o que nos influencia em nossas escolhas
    Ariane-2°Cab

    ResponderExcluir
  7. Filosofar é a aprender , saber escutar oque os outros tem a dizer , fazer o que falar acima de tudo ser você mesmo. Leticia e Eliade 2F AB

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.