segunda-feira, 23 de abril de 2012

Filhos e Pais

Na adolescência, além das mudanças físicas aparentes, também ocorrem mudanças psicológicas no indivíduo. Por isso, se faz necessário considerar os fatores culturais que intervêm na construção da percepção do corpo, esse todo que inclui as dimensões biológica, psicológica e social. Também é necessário questionar a imposição de certos padrões de beleza veiculados pela mídia, principalmente a propaganda, mas que se faz pertinente na medida em que interfere na auto-imagem e na auto-estima das crianças e principalmente dos jovens. Os pais devem ter cuidado quando percebem que nada satisfaz seus adolescentes, que eles gostam de tudo e de nada, alteram seus humores quase que instantaneamente, querem ser e ter de tudo e pouco fazem para garantir isso, são mentirosos, chantagistas e que medem força como se já fossem adultos. O confronto se estabelece quando os pais que possuíam crianças dóceis e educadas percebem a rebeldia de seus filhos adolescentes. Onde estão meus anjinhos? Como estão amadurecendo também psicologicamente, eles percebem que os pais, seus ídolos, já não são mais os mesmos. Aquela ideação que faziam cai por terra. A realidade é outra. O pai, o super-herói, provedor do seu conforto, dos brinquedos, do lazer, a figura forte, capaz de defendê-los de todos e dos perigos do mundo torna-se apenas mais um, um ser comum dentre tantos. A mãe, delicada, generosa, provedora, zelosa, bonita, torna-se chata, grudenta, reclama de tudo, não entende mais, feia e ultrapassada, que dá até vergonha em seus filhos quando em presença da “galera”. Os filhos “caem na real” e olham para aqueles seres, antes endeusados, que são pessoas comuns, que choram, brigam, trabalham, têm necessidades, desejos, aspirações, muitos problemas, e se desencantam. Os projetos idealizados pelos pais também não se aplicam mais para aqueles filhos, pois não se dão conta de que eles são outras pessoas e que seguirão projetos próprios, daí que também se desencantam. Alguns pais tentam realizar seus projetos próprios através dos filhos e nem percebem que isso violenta a individualidade daqueles seres, podendo gerar frustrações e traumas que se farão sentir em toda a vida adulta dos filhos. O ideal e recomendado é que os pais discutam entre si as possibilidades de um diálogo franco e esclarecedor, busquem informações de como lidar com os filhos nessa fase, conversem com eles, ajudem-nos nos projetos de uma vida, orientem e não cobrem uma atitude de uma pessoa que eles ainda não são, não os tratem mais como crianças e incentivem-nos nas investidas pelo mundo, pois foi para ele que eles foram gerados.

25 comentários:

  1. Você tem razão sobre esse texto,fui
    mãe muito cedo,e na época não tinha
    conhecimento,faltei com meus filhos
    hj reconheço que podia ter sido melhor.Mas graças a Deus não tive problemas que não desse para superar
    são filhos maravilhosos que cada um
    com seu jeito e atitude me orgulho.
    Isso falta muito nos pais de hj que tem que trabalhar e não sobra tempo para ser amigos.
    Mas tem os que são muito ligados aos filhos ...E o mundo está ai pra gente ver a falta do diálogo!
    Abraços de boa tarde!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que penso na realidade, os pais deveriam ser pais e não amigos, muitas vezes na minha adolescência senti falta de um pulso forte onde pudesse me sentir segura, não estou dizendo ser ignorante e maltratar os filhos mas as vezes dizer não é uma prova grandiosa de amor.

    ResponderExcluir
  3. parabéns professor pelo blog e pelos os testos criativos!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, a adolescencia é uma fase muito complicada... Cheia de transformações, problemas, mas nada que não possa ser resolvido ou controlado com uma boa educação. Jany, Dani Santos, Laís, Naiara e Natália Oliveira. 2° B - am

    ResponderExcluir
  5. Texto muito bom; é a fase mais complicada da vida pra mim, porque eles querem tudo, mas sem nenhum esforço para obter.OTONIELab

    ResponderExcluir
  6. Realmente hoje em dia o mundo tem o certo padrão de beleza, e isso traz muita complicação pra muitos adolescente que não tem esse padrão, pois é a fase mais complicada de um adolescente é essa, por isso a maioria dos adolescentes querem fazer parte desse padrão, e quando não consegue alcançar esse padrão acaba cometendo loucuras, mais isso pode ser resolvido com ajuda.
    Leticia 2C.ab

    ResponderExcluir
  7. Me enquadro Rs' Talvez seja um "pouco" dona do meu próprio nariz, TENTO SER, reconheço que falho por não saber ouvir o que meus pais tem a me oferecer, experiências, conselhos entre outras coisas. Mas quando um adolescente não ouve, penso que é bom por mais difícil que seja para um pai, permitir que eles façam suas próprias escolhas e aprendam com as mesmas!
    Jamyllir 2° C n°21

    ResponderExcluir
  8. Este pequeno trecho retrata a passagem do jovem para a fase adulta , as suas mudanças , com os pais , com a sociedade , mudanças muitas vezes negativas , mas não deixa de ser uma fase , que é preciso para o amadurecimento humano , para que se enquadre à sociedade !

    ResponderExcluir
  9. Este pequeno trecho retrata a passagem do jovem para a fase adulta , as suas mudanças , com os pais , com a sociedade , mudanças muitas vezes negativas , mas não deixa de ser uma fase , que é preciso para o amadurecimento humano , para que se enquadre à sociedade !
    Isabela Rotondo Boni - n°40 - 2°C

    ResponderExcluir
  10. É realmente alguns pais por terem filhos muito cedo acabam perdendo os seus sonhos,e acabam transferindo para o seu filhos o que não é bom, pois eles param de viver pra si mesmos e vivem para eles.Bom, eu não tenho esse problema,felizmente não que meu pais não tenham sonhos mas eles me deixam sonhar e até me ajudam a alcançá-los se puderem. wérica 2ºc nº38

    ResponderExcluir
  11. Nos últimos anos esta relação tão natural e linda vem sendo transformada de maneira não contribuinte para com pais e filhos.O mais triste é saber que isso não é causado pelos mesmos, é causado pela mídia, pela tecnologia muito avançada e por pessoas que tentam fazer através destes meios uma ideia de vida que cabe a si próprio.As pessoas dão mais crédito, atenção e compreensão às pessoas de fora como artistas e personalidades.Assim a família se torna uma coisa "chata".Nossos valores estão perdidos, tudo está fora de ordem e o mais triste é saber que o que realmente causa este desentendimento é o "desenvolvimento", "tecnologia" e "modernidade".Devemos perguntar a nós mesmos:Estamos controlando isso ou somos controlados sem saber?

    Renan 2ºB nº41

    ResponderExcluir
  12. Perfeito texto... Não importa se é "o melhor filho do mundo", essa diferença acontece com todos os adolescentes. Numa hora são "os melhores pais do mundo", e de uma hora pra outra, não por maldade, começam a se desentender de uma forma difícil de se explicar..

    Emanoel N°12 2°A

    ResponderExcluir
  13. Realmente, a adolescência é uma fase muito complicada... Cheia de transformações, problemas, mas nada que não possa ser resolvido ou controlado com uma boa educação.
    Rafael Viegas n°27 2ºA

    ResponderExcluir
  14. A relação entre pais e filhos, um circulo de confiança.
    Os pais que confiam nos filhos, os que se preocupam. Os filhos que falam abertamente com os pais e os que sentem vergonha. É tudo questão de uma boa conversa, de entendimento. Eu acho que deve haver dialogo entre pais e filhos.
    Eu converso muito com a minha mãe, ela é minha melhor amiga, mas não falo com meu pai, me sinto com vergonha.
    Nathália, 2ºA, nº 24

    ResponderExcluir
  15. A adolescência é um momento muito dificil de se passar, onde pensamentos e atitudes estranhas tomam posse do individuo, e muitas vezes por mal preparo dos pais e familiares pode acarretar um futuro não tão prospero. É necessário q o adolescente saiba ate onde pode ir sem contrariar os pais, e os pais compreender e ajudar os filhos sem necessidade de contraria-los, saber mudar o ponto de vista de um adolescente é necessario, porem não é fácil .
    Natalia, 19-3°B escola Leticia

    ResponderExcluir
  16. verdade adolescia e uma fase que muda muita coisas mas isso e so passa do tempo seu texto fico muito bom parabéns professor mirelen 23 1b

    ResponderExcluir
  17. O comportamentos dos adolescentes (pode parecer até exagero) mas é tudo isso mesmo, e depende do adolescente é até mais um pouco !
    Mas isso é questão de tempo, tudo na vida um dia passa, e quando parecemos não serem mais os seus "anjinhos" é aí que se enganam, Sim no fundo de nossos corações ainda queremos ser os seus anjinhos pra sempre..
    Caroline, 1°B, N°05

    ResponderExcluir
  18. esse texto retrata com exatidão as mudanças na adolescência de pai e filho que mudam porque é uma faça de mudança para o adolescente e as vezes a conflitos de idade e pensamento que provoca uma distanciação entre pai e filho. 3°g n°07

    ResponderExcluir
  19. O problema hoje em dia das maiorias dos adolescentes é a procura da sua personalidade que muitas das vezes são influenciadas por amigos , moda , ou até mesmo pelos pais como foi citado no texto .
    Hoje em dia os pais tem que ser amigos dos filhos mais com limite que eles não esqueçam que são seus pais e devem respeita los . Assim como os pais aceitarem e respeitarem as decisões dos filhos desde que não haja erros inconsertaveis e que possam prejudica los.
    Adorei o texto .. passa a realidade da cabeça da maioria dos adolescentes mesmo e dos pais também ..
    Como meu pai sempre diz : Nós Criamos os Filhos para o Mundo.

    Daiane Bianconi 3Termo A

    ResponderExcluir
  20. fico imaginando como sera minha posicao de mae de adolecente....tenho 2 filhos homens sou mae solteira e isso me deixa um pouco assustada como o mundo de hoje esta...
    3ta ana paula 01

    ResponderExcluir
  21. O texto é bem específico e tem muito haver com a realidade. Entrei pra fase adulta recentemente, sei bem como é isso, o texto diz tudo o que passei e ainda passo com os meus pais. A grande maioria dos pais dão o melhor de si para com seus filhos, são carinhosos, amorosos, atenciosos e estão sendo se esforçando pra nos ver bem e felizes. Eu comecei minha pré-adolescência na rebeldia, fui melhorando com o tempo, quase passando pra fase adulta, mas meus pais sempre me deram o melhor de si. Nós adolescentes tanto como crianças passamos por momentos de mudança, de insatisfação, de mau humor, de raiva, mágoas e tudo mais, mas nossos pais sempre estão ao nosso redor nos ajudando e nos apoiando para sermos melhores e darmos orgulho para eles!

    Quessi Donis dos Santos 3ºE nº28

    ResponderExcluir
  22. hoje em dia é difícil ver quem realmente respeita seus pais que saiba conversa sem brigas ou até mesmo sem críticas muitos pais reclama porque seus filhos não fazem nada mais quando fazem nem um obrigada você recebe só escuta aquele velho ditado você nunca faz nada eu faço tudo nessa casa acho que pais deviam ver e dar o valor em que seus filhos fazem e apoiarem no que querem mais pra frente e não criticar dar o respeito para ser respeitado.
    Thauana-26-3a

    ResponderExcluir
  23. Esse texto é bem complexo , pois explica bem a mudança dos adolescentes com os pais , a maioria deles estão a procura da sua personalidade e a maioria deles ficam rebelde e revoltados nessa idade , agora exitem vários motivos para que isso venha acontecer o fato de ser o melhor pai do mundo ou a melhor mãe do mundo não existe pois nem todos são compreensivos , mais sim tentam educar os filhos da maneira certa
    Leonardo Queiroz N:17 3C

    ResponderExcluir
  24. É necessário sim,que os pais ensinem e incentivem os filhos a amadurecerem. Assim,todos serão capazes de aprender sobre o que o mundo oferece.Mas,os jovens também devem o respeito aos seus pais,pois são eles que dão o impulso para torná-los seres humanos.
    MARIA SORAIA 3 ANO B N°17

    ResponderExcluir
  25. Quando as pessoas entram na adolescência, haverá uma enorme mudança, tanto psicológicas quanto físicas, essas mudanças são normais para a idade mas sempre terá uma fase em que os pais não vai entender os filhos e os filhos não vão querer os pais por perto, na adolescência os filhos se distanciam um pouco dos pais e se aproximam mais dos amigos. Os adolescentes tem uma mudança repentina de humor e isso acaba incomodando os outros ou a ele mesmo; muitas vezes os pais não querem aceitar que os filhos estão mudando e crescendo, vão sendo mais dependentes, vários pais acham que filhos são propriedades mas não é assim que funciona.
    Isabelle 3°B n°12

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.