sábado, 21 de abril de 2012

De quem é a culpa?

Todos nós já ouvimos muitas pessoas culparem o governo, os bancos, as lojas, a globalização, a família e até Deus pela sua situação financeira ruim. Na realidade, sabemos que os apertos são o resultado da falta de planejamento e da tomada de decisões impensadas. Assumir a responsabilidade por cada ato é fundamental para conseguir mudar. Em uma sociedade que valoriza o consumo e o ter vale mais do que o ser, somente aqueles que se programam, pensam, consultam outras pessoas, pesquisam preços e juros e entendem que fazer economia não significa não gastar, mas gastar bem, é que conseguem sucesso financeiro, muitas vezes, independentemente de seus rendimentos. Já passou por isso ou está passando? A quem está culpando agora pela sua situação?

26 comentários:

  1. Passamos dificuldades uma vez, mas meu marido havia perdido seu emprego. Outras vezes a culpa era nossa, pois não tínhamos um planejamento familiar, hoje em dia aqui em casa, agimos como uma empresa.

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão,o ser humano faz
    tudo errado e depois culpa isso
    aqui,isso la e assim vai....Eu
    como sou pobrinha,nem tenho conta
    em banco procuro ser bem certinha
    nos meus cálculos senão já viu,hj
    tenho minha vida bem no controle
    Procure se controlar gente!!!!!!!!!
    Tenha um dia feliz bjs Rita!!!

    ResponderExcluir
  3. Por pensar no ter, já passei por situações muito difíceis e hoje dou muito valor ao meu rico dinheirinho.

    ResponderExcluir
  4. É difícil admitir, mas a maioria das vezes que passei por dificuldade financeira foi por minha culpa, ou não sabia administrar os ganhos e gastos, ou por ser tola e tentar ajudar quem não tinha carácter.

    ResponderExcluir
  5. Muitos fatores podem influenciar mas a maior culpa é nossa que não sabemos administrar.

    ResponderExcluir
  6. Todos nós já enfrentamos dificuldades e sempre procuramos um bode expiatório para elas. Seja por imaturidade, confiança em alguém, bom negócio que se apresenta e até mesmo as adversidades econômicas essas dificuldades estão sempre batendo em nossas portas. O lance é ficar sempre alerta. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Eu consigo fazer economia até muito...mas tem pessoas que não conseguem e por isso que passam necessidades e depois culpam a Deus
    William-2°Cab

    ResponderExcluir
  8. Giovanni 2°A AB

    As pessoas não conseguem um planejamento adequado e quando ganha um aumento salaria gastam tudo o que têm,e por isso muitos passam necessidade.

    ResponderExcluir
  9. A culpa é das próprias pessoas que vão comprar certa coisa . Pois esta pessoas nao pesquisam preços justos e em conta com sua renda financeira , temos que ser espertos , pesquisar sempre para nao ficarmos individados . Mas a culpa não é só nossa , bancos e certas lojas sao um pouco injustos as vezes .

    Paullo sergio - 2° B - N° 27

    ResponderExcluir
  10. O ser humano sempre faz tudo errado e culpa o governo, mas somos nos que gastamos sem pensar, e fazendo sempre loucuras, e assim sempre estamos querendo mais, acho que devemos parar pra pensar um pouco antes de falar, e prestar mais atenção em nossos atos.

    Vitor Treve n°36 2°b

    ResponderExcluir
  11. Pesquisas recentes mostram que a maioria dos brasileiros estão muito endividados e como o nome sujo, aí pensamos:isso é por causa de salário baixo?devido as más condições de vida?ou pelo consumo desenfreado de coisas fúteis e que na maioria das vezes não precisamos?Nos últimos anos o brasileiro teve sua vida muito melhorada financeiramente e assim consome muito mais e se atrapalha com isso.Devemos diferenciar o que precisamos do que desejamos ter para que não sejamos escravizados com tantas dívidas.

    Renan 2ºB nº41

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que a culpa é da pessoa que vive gastando muito com porcaria, que não sabe gastar e economizar parte do seu salário, que essas pessoas tem problemas.
    Wilian N°37 2°A

    ResponderExcluir
  13. Muitas pessoas culpam outras pelos seus problemas financeiros mas ela não vê que o problema é ela que não tem controle e gasta mais do que recebe onde no final acaba faltando dinheiro para poder pagar suas dividas, e não guarda dinheiro para uma hora de emergência ter uma reserva.
    Welington Novais de Souza N45 2F

    ResponderExcluir
  14. As pessoas gastam mais do que necessitam, só depois quando falta é que elas sentem o peso de tudo que elas gastaram, jogaram fora, e depois culpam outras pessoas pelos seus problemas do dia a dia !
    Nome:Amanda N:02 1B

    ResponderExcluir
  15. Muitas pessoas quanto mais ficam com dividas,elas pedem empréstimo,elas ficam mais endividadas e não conseguem pagar. Wallifer 1C 40

    ResponderExcluir
  16. Sim ,hoje em dia a culpa de muita gente fica sem dinheiro e culpa da Dilma maus também tem muita que sabe planeja as suas conta e culpa deus nessas horas difíceis não vai ajudar em nada Cristovão 1°c n°5

    ResponderExcluir
  17. não adianta culpar o nosso governo, se não fizermos nada para mudar. Felipe nº8 1ºb

    ResponderExcluir
  18. Bom eu concordo com partes desse texto culpamos muitas pessoas pelos nossos problemas mais eu acho que também as condições de vida que levamos ,acaba nos levando a muitas coisas e acabando em problemas financeiros uma parte acontece isso. Mais uma boa parte acaba gastando demais e entrando em dividas atrás de dividas comprando coisas sem utilidades só pra ostentar na sociedade.Temos que saber a conviver e lidar com as condições que podemos viver . Maria Beatriz (1°B-21)

    ResponderExcluir
  19. O que adianta culparmos o nosso governo, sendo que quem faz o governo somos nos, podemos estudar melhor os políticos para beneficiar melhor o nosso Pais. Enzo 1ºB N°7

    ResponderExcluir
  20. Verdade as pessoas culpam a todos pelos seus gastos sendo que , a culpa disso é deles mesmos , tem pessoas que não pensam no amanha e sai gastando alem da conta , depois ficam devendo , essa pessoas gatam mais do que o necessário as vezes nem precisa do que esta comprando Ystefanni 1b 33

    ResponderExcluir
  21. Olá Augusto :))

    Na realidade a culpa não é de ninguém, mas sim das próprias pessoas que não sabem planejar sua vida financeira,e por motivo acabam que individados. Então é preciso ter consciência dos gasto para que assim,não culpamos uns aos outros mas sim nos mesmo.

    Nome: Sabrina N:29 1 Ano B

    ResponderExcluir
  22. ao culpar o governo estaríamos culpando a nós mesmos... que de fato a culpa se dirige a nos, desde nao saber administrar corretamente o nosso dinheiro até colocar um político que nao representa no poder ! Alexandre n1 3g

    ResponderExcluir
  23. Muitas pessoas gastam todo o dinheiro que recebe e não guarda nada para uma emergência,e quando surge um imprevisto têm que recorrer a empréstimo e acabam se endividando.

    Nome:André N:3 3TA

    ResponderExcluir
  24. A culpa não é só do governo, é nossa também, muitas pessoas vão fazendo contas do valor maior que recebe em seu salário e acabam se endividando.Acabam fazendo empréstimos que não podem pagar, e vão se prejudicando cada vez mais.
    Tem pessoas não sabem administrar seu próprio dinheiro, por isso ficam nessas situações.

    NOME-Luana N-21 SERIE-3C

    ResponderExcluir
  25. Muitas pessoas acham quem não são culpadas pelas suas ações e por estarem em uma situação financeira não muito favorável. Quando uma pessoas procura entender mais sobre como agir com seus dinheiros ela não cometera tantos erros e suas chances de sucesso na finança mais propicia.

    Nome : dassuan gomes Nº 05 3C

    ResponderExcluir
  26. Várias pessoas recebendo o pagamento e gastando tudo com 'bobeira' e, quando precisa do dinheiro para algo importante, não tem. Acabam optando a um empréstimo ou pedem emprestado para um amigo, depois fica no prejuízo.
    Maria Gabriela 3 série A 20

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.