segunda-feira, 23 de abril de 2012

Adolescência

A adolescência é uma fase da vida do ser humano que se inicia por volta dos nove ou dez anos, quando as glândulas sexuais começam a amadurecer. Nas meninas, a primeira menstruação, chamada de menarca, aparece no mais das vezes acompanhada de cólicas, pois seu corpo ainda em formação ressente os movimentos do útero. Como ele é um órgão auto-limpante, acaba incomodando o fígado, os rins e o baço. Esse incômodo, ao longo do tempo, se transforma numa angustiante espera da menstruação, chamada de tensão pré-menstrual. A TPM, em algumas mulheres, altera seu humor, já que estão impregnadas de hormônios. Seus ovários amadurecem um gameta (óvulo) de cada vez (geralmente) e segregam vários hormõnios que juntos com outros, vão ajudar na modelagem do seu corpo. Nos meninos, o escroto ou saco escrotal torna-se mais elástico e os testículos começam a crescer e se alojam um pouco fora do corpo, pois a temperatura ideal para que eles produzam os gametas (espermatozóides) com qualidade deve estar abaixo da temperatura corporal, que é de 36°C. Enquanto as meninas completam seu desenvolvimento por volta dos dezessete anos, os meninos formam a parte inferior até essa idade (do umbigo para baixo), porém crescem e completam o tórax e o rosto até os 21 anos, em média. Em ambos, há o aparecimento dos pêlos pubianos e nas axilas e, nos meninos, a barba. As meninas sentem que seu osso ilíaco começa a ficar mais largo nas extremidades, arredondando seus quadris e hormônios influem no amadurecimento das glândulas mamárias. Até aí, para os dois gêneros não há nada que não seja natural. Os problemas aparecem quando começam as comparações, porque cada corpo amadurece no seu próprio ritmo e de acordo com seus traços genéticos. É comum uma menina já ter seus seios desenvolvidos, enquanto outra não os ter ou ter um diferente do outro. Os meninos olham discretamente para o pênis dos outros para compararem com os seus e se desesperam quando observam que há uma discreta inclinação do seu pênis para a esquerda (quase 80% dos pênis são assim, pois é uma questão genética). Esses e outros problemas (de caráter psicológico) poderiam ser facilmente solucionados se houvesse conscientização dos pais, que deveriam sempre se informar para educar sexualmente seus filhos da maneira mais correta. Do contrário, eles acabam buscando as informações nos mais diversos meios e nem sempre as verdadeiras. Também há a necessidade de as escolas propiciarem ambientes saudáveis, programas, palestras e materiais instrucionais que elucidem desde as questões simples como as mais complexas da sexualidade da adolescência. Toda pessoa tem o direito de se desenvolver plenamente em sua sexualidade, sem traumas e complexos que poderão interferir no seu desempenho geral, enquanto adulta. Quer saber mais? Pergunte, opine, participe porque a resposta de sua dúvida pode ajudar outra pessoa.

26 comentários:

  1. Hoje os adolescentes tem o privilégio
    de estudar mais e ver como é bom saber de tudo para não sofrer.
    eu sei o que passei por falta de instrução,minha mãe não ensinou pq
    na época era difícil o contato entre
    nós tínhamos vergonha de falar sobre isso ou aquilo...Aprendi com pessoas
    que não fazia parte da família,mas td bem era coisa da época mesmo
    Esse texto ajuda muito,quem tem problemas de entrosamento!
    Um bom final de tarde!!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão, tive tantos problemas que acabaram por refletir na vida adulta, hoje em dia com certeza tudo é muito bem explicado mas quem deveria fazer este papel sem duvida seriam os pais.

    ResponderExcluir
  3. felipe 2ªc AR.
    professor eu acho muito bom o geito como o senhor escreve.nós adolescente sentimos pençamos desse modo.nessa fase tudo é muito louco e diferente ,queremostudo ao nosso tempo.sem falar do tratamento com nossos parentes.temos medo até da nossa mae aparecer na escola para que nossos colegas nao digam que somos o filinho da mamae .mais como o tempo vamos estabilizando ,com nós mesmo .e quando vemos somos adultos.

    ResponderExcluir
  4. felipe 2ªa AR
    professor gostei bastante do geito como o senhor escreve .
    o senhor descreve muito bem a cabeça de um adolescente .sem duvida é um otimo artigo...valeu

    ResponderExcluir
  5. Realmente, a adolescencia é uma fase muito complicada... Cheia de transformações, problemas, mas nada que não possa ser resolvido ou controlado com uma boa educação. Jany, Dani Santos, Laís, Naiara e Natália Oliveira. 2° B - am

    ResponderExcluir
  6. Professor , obrigado pelo lindo trabalho realizado conosco ! Belas palavras e lindas flores :D / Amanda Kalil 2°a

    ResponderExcluir
  7. Professor Parabens pelos textos , voce tem o dom de escrever , Parabeens continue assim . !

    Rodolfo 2°A hehehehehehe !


    ResponderExcluir
  8. concordo com sua reflexão, realmente a adolescencia realmente é uma fase muito vamos dizer "confusa" pois é uma fase na vida do ser humano onde acontece as mudanças , não só do corpo como também as mudanças emocionais. E nessa fase é mais do que essencial que tenha a presença de seus pais para ficar do seu lado e dar conselhos.

    Igor 22 2ºA

    ResponderExcluir
  9. Adolencia digamoos a (fase de mudanças), mudanças: fisicas,comportamentais,emocionais e entre outras,é a fase que precisamos mais de apoio e acompanhamento dos pais, para compreendermos e aprender alidar com tudo isso, mais assim como professor disse nem sempre é assim,nem sempre os pais sabe lidar como os filhos nessa fase a maioria das vezes apredemos na escola.Esse e um tema muito abordado entre os adolescentes o tema que mais causa duvidas! Lais 2°D n°15

    ResponderExcluir
  10. Parabens pelo texto professor, concordo que na fase da adolecencia ocorrem muitas mudanças fisicas e emocionais mais com o apoio dos pais apendemos a lhe dar com a situacão !
    Nicoly 2°C n° 32

    ResponderExcluir
  11. a adolescencia e uma fase muito dificil e complicada realmente nossos pais tem que ter muito paciencia para nos aguentar mais melhor mesmo e aqueles que sentam e conversam com seus filhos . Rhuan 2ºD Nº34

    ResponderExcluir
  12. A adolescência realmente é uma fase difícil de se passar sozinho, pois é onde acontece muitas mudanças físicas e emocionais na vida do adolescente, somente com ajuda uma pessoa consegue passar tranquilamente por essa fase, depende muito de pessoa para pessoa e da educação de cada um, somente assim para se passar pela adolescência, muita conversa com quem já passou por ela e sanando as dúvidas que nós temos.
    Belo texto Professor
    Jhonatan 1ºB Nº40

    ResponderExcluir
  13. Adolescência é uma fase meia confusa pois é uma fase muito complicada , muitos adolescentes são estressados e devemos ter muita paciência com todos , devemos compreender com eles avezes
    Brenda 1 b -35

    ResponderExcluir
  14. Realmente a adolescência é uma fase muito complicada pois os jovens passam por uma mudança de pensamentos, emocionais e é uma fase em que precisam muito dos pais presentes pois alguns ficam revoltados, outros rebeldes e as vezes nada como uma conversa um conselho amigo de um pai e eles tem que ter muita paciência pois é uma fase passageira. Stéfani 1C Nº33

    ResponderExcluir
  15. A Adolescência é um período difícil de nossa vida para poder passar sozinho, pois é onde ocorre mudanças físicas e emocionais, além de surgirem várias responsabilidades que muitas vezes temos que passar sozinhos !
    Caroline, 1°B, N°05

    ResponderExcluir
  16. Adolescência é um momento difícil para todos, ter que se acostumar com tantos hormônios assim, é complicado. Por isso precisamos que as pessoas tenham paciência conosco.
    Nadia, 1°B-25

    ResponderExcluir
  17. hoje em dia com certeza tudo é muito bem explicado mas quem deveria fazer este papel sem duvida seriam os pais. Excelente reflexão, tive tantos problemas que acabaram por refletir na vida adulta

    joao carlos caires 3e numero 16

    ResponderExcluir
  18. A adolescência é uma fase complicada,mas se tivermos a ajuda dos pais nas possíveis duvidas que aparecerem fica tudo mais fácil.
    Ulma 3ºH Nº 29

    ResponderExcluir
  19. adolescência é uma fase quando os nossos hormônios estão a flor da pele é as vezes não usamos proteção e acontece a gravideis, e muitas vezes acaba com a vida do adolescente.

    nome:kaua gabriel n°43 3°G

    ResponderExcluir
  20. Realmente a adolescência é uma fase muito complicada pois os jovens passam por muitas mudanças, emocionais e corporais, é uma fase em que estão conhecendo seu corpo e precisam muito dos pais,alguns jovens tem muitas duvidas sobre sexualidade, por isso acho muito importante a presença dos pais nessa faze.Também acho necessidade das escolas propiciarem programa, palestras e materiais sobre esse assunto. vanessa TA

    ResponderExcluir
  21. A adolescência é uma fase muito confusa, é a hora em que procuram o seu espaço, passam por muitas mudanças, nesse momento é muito importante a presença dos pais.

    Jéssica n:13 3B Victor Lacorte

    ResponderExcluir
  22. A adolescência é uma fase em que amadurecemos, começamos a conhecer o nosso corpo, e também a descobrir nossa sexualidade, a parte emocional fica toda "bagunçada", as vezes precisamos de auxilio de um adulto para nos ajudar nos problemas,os pais nessa fase tem que ser mais atentos. Mas é uma fase muito importante na vida.

    Gabrieli Pôrto 3b

    ResponderExcluir
  23. Na adolescencia além das coisas naturais que acontecem com nosso corpo, hormonios etc, surgem varias tentações da vida, varias coisas boas e coisas ruins, porem se tivermos o apoio dos pais e total confiança para poder compartilhar com eles essas "tentações" e pedir a opninão deles nuca faremos nada de errado ou coisa do tipo que possa influenciar nosso "rumO" a seguir.
    Jean Victor Gomes Marques 3°c n°11

    ResponderExcluir
  24. A fase da adolescência tem suas partes boas e ruins poi estamos nos conhecendo e conhecendo o nosso corpo e tentando nos entender pois nos temos faces que estamos bem e outras que estamos ruins , passamos por muitas mudanças pois exatamente deixamos de ser o ' BEBE DA MAMÃE ' e passamos caminhar com as próprias pernas sendo assim uma grande mudança então a adolescência tem suas coisas ruins e coisas boas da vida so basta saber levar
    LEONARDO QUEIROZ Nº17 3ºC

    ResponderExcluir
  25. Ser adolescente é muito complicado, muitas fases confusas, tanto boas quanto ruins.

    Tamires Marcele n°26 3°B

    ResponderExcluir
  26. A adolescência é a fase de muitas mudanças, mudanças que as vezes podem nos incomodar muito. O corpo fica se desenvolvendo por um bom tempo. Muitos adolescentes podem não se sentir bem por seu corpo estar menos desenvolvido do que seu amigo, podem se sentir envergonhado e até mesmo achar que pode estar com algum problema; mas cada pessoa tem seu ritmo de se desenvolver, de umas são mais rápidos e de outras mais lentos. Adolescência é a fase em que haverá mais mudanças em sua vida.
    Isabelle 3°B n°12

    ResponderExcluir

A configuração de comentários foi ativada.

Obrigado por passar neste espaço.
Deixe sua participação.